Quer saber como fazer uma cabeceira estofada para usar na decoração do seu quarto? Bom, você chegou ao lugar certo, porque hoje vamos te mostrar como fazer uma cabeceira bonita e elegante. Um trabalho fácil, simples e barato para o qual você não precisará de muitos materiais ou habilidades especiais. 

E olha, sabemos que na decoração da casa poucas coisas podem trazer maior satisfação pessoal do que o que você fez para si mesmo, com suas próprias mãos. Talvez seja esse o segredo do sucesso do DIY, que é feito por nós, e o resultado, independentemente de ser mais ou menos perfeito, enche-nos de alegria.

As cabeceiras estofadas estão sempre em alta. É um estilo que não sai de moda e que traz um toque clássico e também moderno a qualquer quarto. Se você gostou da ideia, continue lendo, porque fazer você mesmo é mais fácil do que você pensa!

Navegue pelo conteúdo:

Itens essenciais para uma cabeceira estofada

Antes de explicarmos com detalhes o passo a passo de como fazer uma cabeceira estofada, separamos alguns itens com maiores explicações, essenciais durante essa produção. 

Uma placa de madeira MDF

Esse material é apropriado para usar como base de sua cabeceira. Você pode encomendá-lo em uma loja de madeira que tenha cortes personalizados. Assim você vai levar a peça pronta para ser estofada sem precisar cortá-la em casa. 

É indicado que o tamanho da cabeceira tenha de 7,5 a 10 cm de sobra de cada lado da cama. A altura costuma ser de 1,20 m, mas vai depender da altura da sua cama e colchão.

Enchimento e espuma  

Eles são os materiais que vão “afofar” a cabeceira da cama. Fáceis de cortar com uma tesoura ou um cortador, é possível levá-los para casa em um tamanho maior ou pedir um pedaço de espuma do tamanho exato que você precisa. 

A espuma ou borracha de espuma pode ser do mesmo tamanho do MDF, já que ficará presa nele. A densidade e espessura médias indicadas é de 2 cm, mas, se você quiser mais, também pode. O chumaço deve cobrir toda a tábua e você terá que fixá-lo pela parte de trás. Então, você também tem que deixar pelo menos 10 cm de cada lado em relação à medida da placa. 

Também é conveniente colocar uma ou duas camadas de enchimento ou enchimento de espuma. Coloca-se primeiro a espuma e depois o enchimento. Vendido por metro, geralmente na largura de 1,60 m, é um tecido mais fino que a espuma e um bom isolante térmico. No final, tudo deve ter uma profundidade de 7 cm.

Grampeador de estofado

Os elétricos evitam que você precise usar força, mas um grampeador de estofado também ajuda, e muito!  

Tecido

Liso, estampado ou até com textura, a escolha do tecido vai depender do gosto e estilo de cada um. Portanto, o ideal é seguir a decoração do quarto, para que tudo combine e o seu ambiente fique mais aconchegante.

Leia também: 7 ideias de decoração de quarto simples

Passo a passo de como fazer uma cabeceira estofada

1. Escolha a superfície de trabalho

Coloque o MDF em uma superfície plana que você vai trabalhar. Deve ser estável porque você terá que fazer alguma força. Pode ser uma mesa ou o chão diretamente (sempre limpo ou protegido).

2. Cole a espuma na placa

Cole o pedaço de espuma na face da prancha que ficará exposta com uma cola spray, que é mais confortável de manusear e aplicar. Mas, se preferir, também pode usar cola branca.

3. Cubra com enchimento

Uma vez que a espuma esteja presa ao MDF da cabeceira, espalhe a manta de enchimento e coloque a cabeceira sobre ela com o lado da espuma para fora. Agora, você terá que fixar o chumaço na face traseira (a que não será vista) da placa com o grampeador.

Aqui, é preciso puxar levemente para que ela fique sem rugas e esticada – tomando cuidado para não quebrar a manta. Coloque os grampos na borda da placa e corte o excesso de rebatidas, deixando meio centímetro do grampo para dentro da placa. Ele será coberto com tecido.

4. Forre a cabeceira com o tecido que preferir

Bom, depois de colar a espuma e colocar o enchimento na placa de madeira, é hora de forrar a cabeceira com o tecido da sua escolha. Para começar, espalhe o tecido escolhido em uma mesa e certifique-se de que o lado visível do tecido esteja na parte de baixo, em contato com a mesa. 

Garanta que o tecido esteja bem esticado e, então, comece com uma ponta curta e depois fixe a próxima com grampos. Pouco a pouco e apertando em cada grampo que você colocar. 

Para arrematar os cantos, faça uma dobra bem bonita que ocupe pouco espaço, ajustando o tecido pela placa. Quando tiver todo o tecido esticado e fixado com grampos, corte o excesso. Você também pode dobrar o tecido para não desfiar e grampear novamente ou colar com cola de tecido.

5. Personalize da forma que preferir

Às vezes, o menos é mais – mas a personalização da cabeceira fica à sua escolha. Normalmente, as cabeceiras estofadas não são tão desenhadas, quase sempre possuem cores neutras e tons pastéis, garantindo aquela sensação de relaxamento para o quarto. 

Porém, você pode personalizar os cantos, utilizar a cor que mais combina com sua decoração ou colocar botões para garantir um destaque. 

6. Fixe a cabeceira na parede

Agora que você tem a sua cabeceira estofada pronta, é hora de colocá-la na parede. Faça cortes nas extremidades, na parte superior (pelo menos 15 cm da borda), com um estilete e prenda algumas placas de metal que servirão de suporte ou, diretamente, com soquetes grossos. 

Na parede, você terá que fazer furos, colocar buchas e pregos. Existe também a possibilidade de fazer uma cabeceira com apoios de pés, que ficam escondidos atrás da cama e que faz com que você não precise pregar a cabeceira na parede. 

Sua cabeceira em um quarto novo

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer cabeceira estofada? Agora que você aprendeu, já pode planejar fazê-la na sua casa. E caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques. Assim, já é possível começar a imaginar como vai ser a decoração dos espaços e, inclusive, visualizar a cabeceira estofada que você deseja!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.