Ter ou querer um quarto simples é uma opção de estilo e não uma falta de personalidade. Até porque não é todo mundo que gosta de quartos modernos, coloridos e luxuosos, por exemplo!

Por isso, fazer uma decoração mais simples no quarto é uma forma de transformar aquele ambiente em um lugar calmo, tranquilo e onde se possa relaxar.

Desse modo, se você é do time dos simples e básicos, separamos 7 dicas de decoração de quarto simples para você se inspirar!

Confira!

Navegue pelo conteúdo:

Como é a decoração de um quarto simples?

quarto simples todo branco

Bom, o estilo de decoração simples tem alguns pilares que são seguidos pelos decoradores. 

Dessa forma, você sempre vai encontrar em um quarto simples: uma quantidade de móveis menor, cores neutras ou em tons claros. Tudo é muito planejado de acordo com o espaço e a simplicidade está na disposição dos móveis e na iluminação do cômodo.

Lembrando que a beleza do quarto simples não está atrelada à dimensão (tamanho) propriamente dita do quarto, mas sim ao planejamento da decoração. Até porque existem quartos enormes que são simples.

Portanto, esse tipo de decoração pode ser usada em qualquer tipo de quarto, independentemente do tamanho, do gênero, idade e estado civil!  

Você também pode se interessar: Dicas importantes para você planejar a sua decoração de quarto pequeno

7 dicas de decoração de quarto simples

Abaixo separamos 7 dicas de decoração para você deixar seu quarto no estilo simples sem gastar muito.

1. A estrela do quarto deve ser a cama

cama de casal no centro de um quarto

No estilo de quarto simples, a peça principal deve ser a cama. Seja você solteiro ou casado. Assim, escolha uma cama que seja acolhedora,  confortável e relaxante.

Desse modo, escolhido o modelo da cama, incremente o quarto com móveis estratégicos, como mesas de cabeceira, escrivaninha, tapete e acessórios que mostrem sua personalidade. 

Leia também: 5 ideias de como decorar camas de casal

Não se esqueça da cabeceira! Nesse tipo de quarto, ela faz total diferença. Um recamier ao pé da cama, também é uma excelente opção, pois ele vai enriquecer o quarto, servindo de assento, apoio e ainda você pode guardar as roupas de cama nele. 

2. Aposte em cores claras e básicas

quarto de casal com cores neutras, como rosa bem claro, branco e madeira claro

Cores como preto e branco, tons mais claros ou pastel dão a sensação de calma, leveza, amplitude e tranquilidade. Dessa forma, apostar nessas cores é essencial para deixar seu quarto no estilo simples. 

Entretanto, alguns elementos no quarto podem ter cores mais fortes. É só manter o equilíbrio.

Desse modo, se você quer um quarto simples para crianças, complemente as paredes com um papel de parede clássico e delicado ou mais robusto e com formas geométricas. 

Já para os bebês, opte por uma decoração mais sutil, com cores mais básicas e em tons pastel. Use diferentes tipos de cores para estimular a criança, mas não se esqueça de manter o quarto básico e aconchegante.

Outra dica no quarto simples para os pequenos é utilizar papel de parede de animais, fundo do mar, nuvens e fazendinha, por exemplo, para dar vida à imaginação no quarto.

Leia também: Quarto de bebê unissex: dicas para você decorar sem se preocupar com o gênero da criança

Investir em um papel de parede pode ser uma boa escolha e incluir almofadas, tapetes e um móbile também vão deixar o quarto simples, mas com detalhes marcantes.

3. Pense em móveis que tenham mais de uma utilidade

quarto com uma cama de casal ao centro

Em um quarto simples, todos os móveis devem ser bem planejados, pois, assim é mais fácil utilizar o local e você ainda economiza!

Por isso, aposte em móveis complementares (além da cama) que combinem com a sua personalidade, sejam básicos e com mais de uma utilidade como, como o recamier que falamos acima.  

Outros móveis que não perdem seu lugar, são: 

  • Poltronas de amamentação: após o período de uso, ela pode ser um item de decoração do quarto da criança, adolescente ou adulto;
  • Berço que acompanha o crescimento do bebê: apesar de mais caros que os normais, os berços que vão se adaptando ao tamanho do bebê é uma alternativa de aproveitar o móvel no decorrer do tempo;
  • Caixas de brinquedos: podem dar lugar a uma biblioteca ou local de guardar material escolar quando a criança se tornar um adoslescente;
  • Mesa de troféus da infância: pode virar uma mesa de maquiagem ou suporte para o vídeo game.

Agora sobre o guarda-roupas, escolha um planejado e opte por portas de correr. Se o quarto for de um casal ou de um adulto, opte por um com portas de espelhos para dar um tom moderno, porém clean ao quarto.

Outra dica para quartos de crianças simples é investir em uma cama com gavetas embutidas para ampliar o espaço do quarto. Fica legal, também, colocar um sofá, perto da televisão para a hora do videogame ou de assistir uma série com os amiguinhos.

4. Prefira a madeira em vez de outro material

quarto de madeira com cama de casal no centro

A madeira é um material que combina com o estilo clean. Ou seja, para quem deseja ter um quarto simples, usar móveis de madeira ou elementos decorativos com esse material vai deixar o quarto único e aconchegante. 

Aposte em uma parede de madeira, guarda-roupas de madeira, escrivaninha ou itens de decoração que envolvam esse material. 

5. Aposte nos acessórios

quarto com cama de casal no centro e almofadas e tapeçarias

Fitas de LED, almofadas, tapetes, luminárias, quadros, papel de parede, fotos e outros. Se for do seu estilo, é possível contar com esses elementos para deixar seu quarto com a sua cara.

Por exemplo, se você curte plantas, coloque algumas no quarto de forma estratégica. Se gosta de arte, procure o quadro que mais chame a sua atenção e que você adoraria olhar para ele todos os dias. 

Já para quem curte itens artesanais feitos à mão, pendure-os no quarto, use um tapete feito por algum artistas e espalhe seus bordados com molduras de madeira pelas paredes.

Veja como usar plantas no quarto e dar um up na decoração!

6. Invista em espelhos

quarto com cama de casal e vários espelhos

Os espelhos deixam os ambientes mais claros, chamativos e modernos. Desse modo, coloque alguns em lugares estratégicos: pode ser nas paredes, nas portas do guarda-roupas ou em uma penteadeira, por exemplo.

Apostar nesse elemento é uma forma de deixar seu quarto simples, clean, moderno e também com personalidade.

7. Escolha uma roupa de cama que combine com o quarto simples

cama de casal com almofadas brancas e uma almofada amarela

Vamos combinar: de nada adianta móveis planejados, estratégicos e personalizados se sua roupa de cama não combinar com o todo!

Desse modo, aposte em roupas de cama de cor única e que combine com a proposta simples do quarto. Esqueça as estampas e cores fortes e chamativas – deixe-as para os elementos complementares, como almofadas. 

Prefira também as roupas de cama com mais 200 ou mais fios que são mais sedosas e aconchegantes.

Quer decorar o seu quarto de uma forma simples?

Agora que você já sabe como decorar seu quarto para ele ter uma pegada mais simples, que tal encontrar o imóvel perfeito para colocar essa decoração em prática? 

No QuintoAndar você consegue pesquisar casas e apartamentos em que é possível montar e decorar um quarto simples, como você quiser! 

Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, em cerca de 40 cidades brasileiras. 

Além disso, consegue fazer tour virtual pelos ambientes, o que vai deixar todo o processo muito mais prático e fácil na hora de montar a decoração do jeitinho que você sempre sonhou!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar