O Rio de Janeiro continua e sempre vai continuar lindo. E quem busca a Cidade Maravilhosa pra morar, assim como em qualquer outra metrópole, certamente terá a segurança como uma das grandes prioridades. E pra ajudar quem não é carioca da gema e está pensando em se mudar pra cidade, preparamos uma lista com os 6 bairros mais seguros do Rio de Janeiro.

Navegue pelo conteúdo:

Como identificar os bairros mais seguros do Rio de Janeiro?

Antes de aprofundar na relação dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, separamos algumas dicas sobre o que você deve considerar ao procurar um lugar para morar.

Especialmente se for uma metrópole, é importante levar em consideração:

  • Dê uma volta pelo bairro à noite e veja se as ruas são bem iluminadas;
  • Observe se o local é bem policiado em todos os horários do dia, com postos da polícia e rondas constantes de viaturas, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal;
  • Converse com os comerciantes locais sobre as questões de segurança do bairro. Procure saber, em especial, quais pontos do bairro você deve evitar. Mesmo os mais seguros, em uma grande metrópole, nunca são 100% seguros;
  • Fale com porteiros de prédios da região onde você tem interesse de morar;
  • Se puder, dê preferência para condomínios que ofereçam serviços importantes de vigilância, como porteiro 24 horas e circuitos de câmeras de segurança.
  • Não deixe de conversar com vizinhos. Como eles moram na região, possivelmente te informarão sobre como é a rotina na região.
Quer se mudar para um lugar incrível? Procure seu novo lar na maior imobiliária digital do país e alugue sem fiador Pesquisar imóvel

Operação Segurança Presente

Em janeiro de 2014, por conta do aumento da criminalidade no bairro, foi inaugurada a Operação Lapa Presente, com o objetivo de apoiar o trabalho de policiamento já realizado na região pelo 5º BPM (Centro) em razão do aumento da criminalidade na região. 

Foto que ilustra matéria sobre os Bairros mais seguros do Rio de Janeiro mostra efetivo de carros e motos da Polícia Militar na Barra da Tijuca.
Viaturas da Polícia Militar na Operação Segurança Presente na Barra da Tijuca (Foto: Philippe Lima | Governo do Estado do Rio)

Com bons resultados obtidos e a aprovação dos comerciantes e moradores do bairro, o modelo foi replicado para outras regiões do Rio de Janeiro. 

Hoje, a Operação Segurança Presente está presente nas seguintes localidades:

Zona Sul

  • Aterro do Flamengo
  • Botafogo
  • Copacabana
  • Cristo
  • Ipanema
  • Lagoa
  • Laranjeiras
  • Leblon

Zona Oeste

  • Barra da Tijuca (Com 2 bases, em frente à Cidade das Artes e no Jardim Oceânico)
  • Bangu
  • Jacarepaguá
  • Recreio

Zona Norte

  • Bonsucesso
  • Irajá
  • Madureira
  • Méier
  • Tijuca
  • Grajaú/Vila Isabel

A operação é um modelo de policiamento de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais. O patrulhamento é feito a pé, de bicicleta, de motocicleta e viaturas.

E além de bairros da cidade do Rio de Janeiro, já se estendeu para outros municípios próximos, como Niterói, São Gonçalo e cidades da Baixada Fluminense.

Os bairros mais seguros do Rio de Janeiro

Agora, sim, vamos à lista dos melhores bairros do Rio de Janeiro no quesito segurança.

Ipanema

Ao lado de Copacabana, é o bairro mais conhecido da Cidade Maravilhosa, pelo menos por quem não mora no Rio de Janeiro. Eternizada nos versos de Tom Jobim, a região costuma liderar o ranking divulgado mensalmente pelo Quinto Andar, a maior imobiliária digital da América Latina, com o valor do metro quadrado no RJ mais caro entre todos os bairros da cidade.

Foto que ilustra matéria sobre os Bairros mais seguros do Rio de Janeiro mostra o calçadão de Ipanema.
Calçadão de Ipanema (Foto: Shutterstock)

Repleto de imóveis de alto padrão, muita infraestrutura de comércio e serviços, o bairro de Ipanema está localizado em uma faixa de terra entre a praia de mesmo nome e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

Por ser um local muito residencial e, ao mesmo tempo, muito frequentado por turistas, costuma ser uma região bem policiada. 

Veja as opções de imóveis pra alugar em Ipanema pelo QuintoAndar:

Leblon

Colado em Ipanema – a ponto de a faixa de areia das duas praias se confundirem -, o Leblon é considerado por muitos o bairro mais nobre do Rio de Janeiro. E assim como o seu vizinho, tem um dos metros quadrados mais caros da Cidade Maravilhosa. 

Foto que ilustra matéria sobre os Bairros mais seguros do Rio de Janeiro mostra o mirante do Leblon.
Vista do Mirante do Leblon (Foto: Shutterstock)

Bastante policiado e com muitas câmeras de vigilância da Prefeitura espalhadas por boa parte de suas ruas, o bairro conta com duas das mais importantes centrais da Polícia Civil da cidade: a 14ª Delegacia de Polícia e a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT). Além de pontos de vigilância feitos por patrulhas da Polícia Militar. 
O bairro tem uma das melhores infraestruturas do Rio de Janeiro em termos de comércio, serviços e lazer, com opções para todos os gostos, mas para nem todos os bolsos, com shoppings e restaurantes de alto padrão voltados para um público de luxo.

Veja as opções de imóveis pra alugar no Leblon pelo QuintoAndar:

Urca

Localizado na Zona Sul da cidade, em um pedaço de terra que é quase uma península, a Urca é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro por ser uma região estritamente residencial, repleta de prédios baixos e antigos, além de casas. E com uma grande presença de diversas instituições militares.

Foto que ilustra matéria sobre os Bairros mais seguros do Rio de Janeiro mostra a mureta da Urca.
A vista privilegiada da mureta da Urca (Foto: Shutterstock)

Apenas na Urca estão instalados o Círculo Militar da Praia Vermelha, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Instituto Militar de Engenharia (IME).

O bairro tem apenas um acesso: a Avenida Pasteur, que na sua entrada recebe o trânsito que vem de Copacabana e na sua saída se liga à Enseada de Botafogo. Essa característica facilita o patrulhamento da região, que também é vigiada por câmeras de segurança da Prefeitura. 

Veja as opções de imóveis pra alugar na Urca pelo QuintoAndar:

Lagoa

Primeiro lugar da Zona Sul para quem sai da Zona Norte e chega pelo Túnel Rebouças, a região tem como ponto central a atração que dá nome ao bairro: a Lagoa Rodrigo de Freitas, um dos maiores pontos turísticos da Cidade Maravilhosa. 

E justamente por ser uma região de alta visibilidade, que atrai pessoas do mundo todo por conta de suas belezas naturais, a Lagoa é um dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro. 

Foto que ilustra matéria sobre os Bairros mais seguros do Rio de Janeiro mostra prédios da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas.
Prédios de luxo na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas (Foto: Shutterstock)

A região conta com bom patrulhamento das forças de segurança e também conta com câmeras de vigilância da Prefeitura. Tanto nas áreas de lazer da orla, que margeiam a Lagoa, quanto nas vias que passam pelo bairro, que recebem um alto volume de tráfego – especialmente na Av. Borges de Medeiros, que dá acesso ao Túnel Dois Irmãos e, consequentemente, à  Autoestrada Lagoa-Barra, que liga a Zona Sul à Zona Oeste.

A Lagoa combina duas características de certa forma opostas, pois da mesma forma que é muito residencial, também é um bairro de passagem, por contar com vias importantes que levam às orlas de Copacabana, Ipanema e Leblon, além do caminho para a Barra da Tijuca. 

Veja as opções de imóveis pra alugar na Lagoa pelo QuintoAndar:

Jardim Botânico

Dividindo fronteiras e na mesma região de Lagoa e Leblon, o bairro tem um uma espinha dorsal, a Rua Jardim Botânico, onde praticamente tudo acontece. É nela que estão as principais opções de comércio e serviços, além de muitos prédios comerciais, e por onde passa diariamente um trânsito intenso. 

Foto que ilustra matéria sobre os Bairros mais seguros do Rio de Janeiro mostra o Jardim Botânico.
As palmeiras do Jardim Botânico, principal atração do bairro de mesmo nome (Foto: Shutterstock)

Ao mesmo tempo, nas ruas paralelas e transversais, o bairro respira um clima de tranquilidade, com imóveis de altíssimo padrão, especialmente aqueles que ficam aos pés da Floresta da Tijuca, que margeia boa parte do bairro, localizado numa região que fica bem no meio, entre um paredão de Mata Atlântica e a Lagoa Rodrigo de Freitas. 

Veja as opções de imóveis pra alugar no Jardim Botânico pelo QuintoAndar:

Barra da Tijuca

Bairro da Zona Oeste que cresceu de forma muito acelerada nos últimos 30 anos, a Barra da Tijuca é uma região formada basicamente por grandes avenidas entre elas a Lúcio Costa – antiga Sernambetiba – que se extende pela orla da maior praia da cidade, e outras grandes vias mais internas, como as avenidas das Américas, Ayrton Senna, Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende. 

Barra da Tijuca - Bairros mais seguros do Rio de Janeiro
Prédios da orla da Barra da Tijuca

Também muito patrulhada e repleta de câmeras de segurança da Prefeitura, a Barra da Tijuca tem na segurança privada a sua principal característica, uma vez que é repleta de shoppings centers – onde as pessoas fazem suas compras e circulam tranquilamente em ambientes fechados e controlados – e também de condomínios fechados com modernas infraestruturas de segurança. Alguns deles, inclusive, parecem mini bairros. 

Por sua estrutura de grandes avenidas, a Barra da Tijuca é um bairro por onde passa um trânsito muito intenso. Mas os condomínios fechados acabam servindo como refúgio e verdadeiras ilhas de tranquilidade e segurança para seus moradores. 

Veja as opções de imóveis pra alugar na Barra da Tijuca pelo QuintoAndar:

+ Leia também quais são os bairros mais seguros de outras cidades do Brasil:
– Bairros mais seguros de Brasília

– Bairros mais seguros de Curitiba

– Bairros mais seguros de São Paulo

– Bairros mais seguros de Belo Horizonte

QuintoAndar tem imóveis para compra e aluguel nos bairros mais seguros do Rio de Janeiro

Se você está em busca de imóveis para alugar ou para comprar nos bairros mais seguros do Rio de Janeiro, a plataforma digital do QuintoAndar te oferece as melhores opções e, de quebra, ainda coloca à sua disposição uma consultoria imobiliária para te ajudar ao longo de todo o processo de negociação, seja para aluguel ou compra e venda.

Maior proptech da América Latina, o QuintoAndar é líder isolado no mercado de aluguéis residenciais, com mais de 100 mil contratos sob gestão e cerca de 10 mil novas locações fechadas por mês, com crescimento entre 20 e 30 vezes mais rápido que seu concorrente mais próximo. 
Além disso, tem o maior estoque de imóveis para venda entre as plataformas digitais de transação do país, atualmente com mais de 60 mil propriedades anunciadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre