Você já ouviu falar em cimento queimado nos pisos e paredes? Essa é uma tendência que chegou ao mundo da arquitetura há alguns anos e continua ganhando força, podendo ser utilizada em diversos tipos de ambientes.

No passado, o cimento queimado era muito usado em canteiros de obras e em ambientes externos, por sua resistência e durabilidade. Entretanto, começou a aparecer em muitos espaços modernos e sofisticados para trazer um toque industrial à decoração.

O segredo da popularidade do cimento queimado está em sua versatilidade. Sua aplicação pode ser na parede, no piso e até mesmo no teto! E apesar de ser um revestimento com acabamento industrial, combina bem com diversos outros materiais, e permite criar decorações charmosas, sem perder a elegância e sofisticação dos espaços.

Além disso, é uma opção econômica e resistente, de fácil aplicação e que garante um resultado único e exclusivo. Afinal, os resultados são sempre diferentes!

Ficou com vontade de fazer em casa? Então confira o passo a passo de como fazer cimento queimado para aplicar nas paredes do seu lar!

Navegue pelo conteúdo:

Mas, o que é cimento queimado?

Muito se fala em cimento queimado, mas você sabe em que consiste esse conceito? Apesar do que o nome indica, o processo não envolve atear fogo nas paredes de sua casa.

Na verdade, o cimento queimado pode ser feito com cimento, areia e água, formando uma argamassa versátil para ser utilizada em obras, mas também de um jeito mais simples – que é o que vamos ensinar – utilizando massa acrílica, pigmento preto e resina para finalizar.

E essa é uma técnica que resulta em um revestimento muito durável com grande resistência à abrasão e também muito difícil de quebrar. Esteticamente, sua superfície funciona como uma peça única, sem rachaduras.

Além disso, o cimento queimado se destaca pela facilidade de limpeza, o que o torna um tipo de revestimento muito prático para o dia a dia.

Dicas sobre cimento queimado

O efeito de um revestimento de cimento queimado é atingido através da aplicação de uma simples argamassa na parede, tomando alguns cuidados para garantir o aspecto desejado no resultado final.

Basicamente, basta misturar massa acrílica e um pigmento preto ou cinza. Em alguns casos, também pode ser interessante aumentar a mistura de argamassa com aditivos para melhorar a aderência e evitar possíveis fissuras após a secagem.

Como materiais adicionais, é necessário o uso de uma lixa para preparar a superfície e um produto para impermeabilizar no final, garantindo um acabamento mais durável. Na hora de escolher os materiais a serem utilizados, alguns cuidados ainda precisam ser tomados em relação ao acabamento desejado.

Embora o resultado preferido seja, normalmente, um cinza mosqueado – característico do próprio cimento queimado – é possível obter diferentes tons de cinza, ou até mesmo acrescentar outras cores à mistura com o uso de pigmentos.

Vamos então ao passo a passo?

Como fazer cimento queimado: Materiais

  • Massa acrílica;
  • Pigmento preto;
  • Água;
  • Esponja grande;
  • Esponja pequena;
  • Resina fosca para finalizar.

O passo a passo de como fazer cimento queimado é simples: basta misturar 6 colheres de massa acrílica em 150 ml de água até dissolver completamente. Então, coloque 20 gotas de pigmento preto e mexa bem até obter uma mistura homogênea.

Como fazer cimento queimado: Passo a passo

Apesar de ser um revestimento feito com materiais simples, é preciso realizar a técnica corretamente para garantir um bom resultado.

Existem várias etapas que devem ser seguidas para que o revestimento adquira a resistência e o acabamento desejados. Então, siga o passo a passo a seguir:

1. Prepare a superfície

‍O primeiro passo na aplicação do cimento queimado é preparar a superfície que receberá a argamassa, seja um piso, uma parede, um teto ou qualquer outra opção. Independente da superfície escolhida, ela deve estar bem nivelada e limpa.

Para fazer isso, remova qualquer móvel do cômodo e limpe a área para eliminar qualquer poeira ou sujeira solta. Se houver manchas de óleo ou outros produtos químicos, você pode lavar a superfície com água e sabão neutro.

Já para garantir o nivelamento, você pode usar uma lixa e ir passando ao longo de toda a superfície – lembrando de limpar depois, novamente. Isso porque qualquer resquício de pó deixado pela lixa pode prejudicar o resultado final do seu revestimento.

2. Aplicando a massa do cimento queimado

‍Agora é hora de aplicar o cimento queimado! Para isso, o ideal é umedecer a superfície que receberá a argamassa para melhor aderência. Pulverize um pouco de água e, então, despeje a mistura feita com a massa acrílica, cuidando para que a espessura da camada não seja muito fina nem muito grossa.

3. Nivelando a massa do cimento queimado

À medida que a argamassa é aplicada na superfície, use uma espátula ou régua para alisá-la e nivelá-la. 

4. Criando o efeito cimento queimado‍

Depois de nivelar a massa na parede, precisamos deixar com o aspecto queimado. Para isso, comece pelos cantos, com a esponja pequena, movimentando em sentido de ondas e cruzando-as, para dar um efeito mais amplo. 

Após fazer uma camada nos cantos, repita o processo com a esponja maior em todo o piso ou parede que você está renovando. Feita toda a aplicação, aguarde o tempo de pausa de 6 horas para a próxima demão, garantindo que a superfície seque e fique lisinha.

5. Faça o acabamento

Após a secagem do cimento queimado, a superfície está pronta para o acabamento. Para um acabamento mais fino, você pode lixar a superfície novamente antes de aplicar o impermeabilizante.

É importante utilizar um produto para proteger a superfície e garantir a durabilidade do cimento queimado, e muitas pessoas utilizam ceras ou resinas para esse fim. No entanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher o produto, pois ele pode alterar a cor do resultado, ou até mesmo manchar o cimento e prejudicar o efeito desejado.

Seu lar com o seu estilo

E aí, gostou da nossa dica de como fazer cimento queimado de forma simples e rápida? Agora que você aprendeu, já imaginou aplicar essa técnica em uma casa nova? Se você sente que está na hora de se mudar para um novo lar, que tenha mais o seu estilo, conte com o QuintoAndar.

Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue.
Financiar um novo lar sem dor de cabeça? Aqui você consegue. Descubra como

Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.