Na década de 1970, em Nova York, tornou-se comum morar em galpões antigos, fábricas velhas ou lofts. Foi a partir desse momento que surgiu a decoração industrial. 

Ela é caracterizada por ambientes amplos, sem muitas divisões, janelas grandes, tubulação aparente e tons sóbrios. Ou seja, é a decoração ideal para casas ou lofts.

Se você gosta desse estilo de decoração, e quer saber como usá-lo em diferentes ambientes, continue a leitura!

Navegue pelo conteúdo:

O que é o estilo de decoração industrial?

ambiente com sofá, plantas, armários e móveis em decoração estilo industrial, com janelas largas ao fundo

Hoje em dia, a inspiração dos galpões dos anos 70 continua presente nas casas que usam o estilo industrial. 

Mesmo imóveis que não tenham ambientes tão amplos, podem usar características do estilo em seus espaços, seja com parede de tijolos aparentes ou uma escada de ferro, por exemplo.

Janelas amplas com caixilhos aparentes também são características desse estilo, assim como o uso de cimento queimado e a utilização de ferro nos móveis e objetos da casa. 

Leia também: Aprenda passo a passo como fazer cimento queimado na parede de casa

A paleta de cores é bem sóbria e prioriza tons de cinza, preto e branco. Isso não significa que outros estilos não possam ser usados junto ou que outras cores também não possam ser aplicadas em detalhes para dar mais vida ao ambiente. 

É isso que vamos mostrar a seguir!

Se você quer conhecer diferentes tipos de decoração, conheça também o estilo rústico!

Decoração industrial na sala

sala com mesa de madeira comprida e decoração industrial

Existem várias maneiras de aplicar a decoração industrial na sala. Para isso, é importante garantir que as principais características desse tipo de decoração estão presentes nos principais componentes do ambiente.

Iluminação

luzes penduradas em iluminação de decoração industrial

Uma das opções é usar tubulação aparente para a iluminação do ambiente. Os fios passam por dentro do tubo e as lâmpadas ou luminárias ficam expostas nas pontas.

Já em relação à iluminação natural, seria interessante optar por janelas grandes com caixilhos à mostra.

Revestimento

O revestimento característico do estilo industrial é o cimento queimado. Ele pode ser aplicado tanto no piso quanto nas paredes. Outra opção é o uso de tijolos aparentes em uma das paredes, fazendo uma combinação dos dois revestimentos. 

Móveis e outros elementos de decoração

sala com sofá marrom e janelas amplas, paredes de tijolo em estilo industrial

Em relação aos móveis, optar por sofás que tenham ferro ou algum tipo de metal e tecidos mais sóbrios, em tons de cinza ou marrom. 

Caso queira deixar o espaço mais aconchegante e com adição de outros estilos como rústico ou vintage, é possível colocar alguns elementos contrastantes que combinam bem com o estilo industrial. 

Esses elementos podem ser obras de arte, almofadas coloridas, objetos antigos de madeira e parede de tijolos aparentes em tons terrosos. Todos esses toques de cor podem dar mais vida ao ambiente e quebrar a frieza dos elementos industriais.

Decoração industrial na cozinha

cozinha com decoração industrial, artefatos nas paredes, móveis de madeira e antigos e iluminação ambientada

Já na cozinha, além de alguns elementos que também podem ser usados na sala, como tubulação aparente e cimento queimado, existem alguns itens específicos e únicos para esse tipo de ambiente.

Eletrodomésticos

cozinha em tons claros e com eletrodomésticos mais escuros, contrastando com a parede e com a vibe industrial do lugar

Os eletrodomésticos que mais combinam com a decoração industrial são os de inox. Essa escolha é importante para manter a predominância de metais e tons acinzentados na decoração. Portanto, é importante ter em mente que a geladeira, forno, fogão deverão ser de inox. O mesmo se aplica para a coifa. 

Ilha

Se a cozinha tiver uma ilha, que normalmente é o ponto central de uma cozinha americana, o tijolo aparente pode ser aplicado nela, assim como com um tampo de aço ou cimento cinza. Se a pia estiver instalada na ilha, também é recomendado que ela seja de aço inox.

Revestimentos

Já a parede de anteparo da pia e fogão pode ser feita com azulejos brancos estilo metrô também conhecidos como “subway tiles”. Eles são muito utilizados em decorações vintage, mas combinam muito com a decoração industrial também.

Decoração industrial no quarto

quarto com cama de casal, paredes de cimento queimado e decoração industrial

Existem vários aspectos do quarto que seguirão a mesma linha dos outros ambientes, mas também existem os aspectos que são únicos a esse cômodo.

Iluminação

luzes penduradas em iluminação industrial

Um dos pontos importantes para garantir que o quarto seja do estilo industrial é a iluminação natural para lembrar os antigos galpões da década de 1970. Para isso é necessária também a escolha de cortinas leves, para deixar a luz entrar.

Já para a iluminação artificial, uma boa pedida é um trilho de tubos no teto que levam até as luminárias, que podem ser pendentes ou não.

Revestimentos

Como revestimento das paredes, recomendamos o uso de cimento queimado, tijolinhos à mostra ou também uma mistura dos dois. Esses materiais vão deixar o quarto com o ar bem urbano.

Tem ainda algumas opções mais modernas e diferentes como tijolinhos pretos e grades de ferro para serem usados como cabeceira da cama.

Móveis

sala ampla com três janelas e móveis industriais

Em relação aos móveis, assim como na sala, a sugestão é usar acabamentos de metal e madeira. Para complementar, uma poltrona de couro combinaria bem assim como uma mesa de canto mais rústica ou vintage.

Decoração industrial no escritório

mesa de trabalho com espelho e lâmpada em cima, encostada na parede com uma janela

Com a popularização do home office, é cada vez mais comum uma preocupação maior com a decoração de escritórios residenciais que precisam ser funcionais e estilosos já que os moradores tendem a passar cada vez mais tempo lá. 

Para aplicar o estilo industrial nesse ambiente é preciso seguir o padrão dos outros ambientes, mas também complementando com alguns detalhes a mais.

Revestimentos

Além do cimento queimado e tijolos aparentes que já foram mencionados, no escritório existem outras possibilidades de revestimento que podem ser também funcionais para o trabalho, como parede imantada ou com cortiça, para colocar lembretes e fotos. 

Se o objetivo for deixar um ambiente mais moderno e interessante, é possível usar arte em grafite em uma das paredes.

Móveis

sala de escritório em tons amadeirados com mesa ampla, com telefone e notebooks em cima

As prateleiras são essenciais em um escritório. Existem vários modelos de madeira ou ferro, assim como opções mais criativas como prateleiras instaladas em uma estrutura feita de tubulação. 

Escadas também podem ser usadas para essa função ou apenas para decorar. A escolha desse móvel é muito importante pois tende a ser o ponto focal do escritório.

Já a bancada de trabalho pode ter o tampo de madeira e pés de metal ou ser toda de ferro, assim como as cadeiras.

Iluminação e outros elementos

poltrona marrom em ambiente industrial com boa iluminação

Além das janelas amplas com bastante entrada de iluminação natural, é interessante buscar luminárias de ferro locais, voltadas ao local de trabalho. 

Elas podem ser de mesa, pendentes ou ainda luminárias de chão coloridas para contrastar com a sobriedade de cores do restante do ambiente.

Vasos grandes de plantas também podem deixar o ambiente mais aconchegante e agradável para trabalhar.

Encontre seu imóvel com decoração industrial

A decoração industrial é uma opção bem interessante e moderna para deixar a casa estilosa. Com a mistura de outros estilos como vintage ou rústico fica ainda mais aconchegante. Se você quer morar em uma casa assim, conte com o QuintoAndar para encontrar imóveis nesse estilo! É possível usar mais de 70 filtros de busca para achar seu imóvel dos sonhos. Inclusive, você pode filtrar para visualizar apenas imóveis já mobiliados, seja para alugar ou comprar — quem sabe você não encontra um cantinho já com uma decoração industrial?

Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou.
Seu inquilino não pagou? O QuintoAndar depositou. Saiba mais