Você é o tipo de pessoa que acaba deixando os sapatos espalhados pela casa porque não tem espaço suficiente no guarda-roupas ou closet para guardá-los? 

Então esse artigo é para você. Aqui vamos te ensinar como fazer uma sapateira para organizar melhor os seus calçados e deixar seu lar ainda mais funcional. Afinal, para não ocupar muito espaço nos armários, as sapateiras são excelentes opções para armazenar os sapatos e, ainda, servem como um elemento decorativo. 

Separe seu bloco de notas e anote o passo a passo de como fazer uma sapateira em casa com diferentes materiais e escolha aquele que melhor se encaixar com a sua necessidade e espaço. Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Caixa organizadora: dicas para você usar bem esse coringa da arrumação 

Como fazer uma sapateira com caixotes 

Sabe aqueles caixotes que você encontra nas feiras de hortifruti? Pois bem, eles podem servir para fazer uma sapateira para armazenar os seus calçados de uma maneira mais econômica. Veja a seguir que você vai precisar e o passo a passo: 

Materiais necessários 

  • Caixotes de madeira;
  • Tinta esmalte para madeira;
  • Pincel ou rolo de pintura;
  • Lixa para madeira;
  • Parafuso com bucha, caso deseje fixar a sapateira na parede.

Como fazer

  1. A primeira coisa que você deve fazer é lixar os caixotes por dentro e por fora para que a madeira fique lisa para receber a tinta. 
  2. Depois de lixar, passe um pano seco para tirar toda a poeira que pode ter ficado após a lixação.
  3. Chegou a hora da pintura! Passe a primeira demão da tinta esmalte da cor de sua preferência e deixe secar por, pelo menos, duas horas.
  4. Em seguida, passe a segunda demão de tinta para que a sua sapateira fique com uma boa cobertura. Você também pode deixar ao natural, fica um charme e combina com decorações rústicas!
  5. Por fim, empilhe os caixotes que você pintou para montar sua sapateira. Se preferir, também é possível fixá-los na parede. 

Como fazer uma sapateira com papelão 

Outra forma de fazer a sua sapateira, é utilizar o papelão como base estrutural. Você pode comprar ou, se quiser economizar ainda mais, reciclar embalagens de eletrodomésticos, eletroportáteis etc. Confira o passo a passo abaixo: 

Materiais necessários 

  • Papelão;
  • Fita métrica;
  • Estilete;
  • Cola quente;
  • Cola branca; 
  • Pincel;
  • Papel Holler;
  • Tinta;
  • Rolo de tinta.

Como fazer

  1. Antes de começar a fazer a sua sapateira, use as medidas do sapato para calcular o tamanho das suas prateleiras, além de conferir o espaço que você tem disponível para instalar a sapateira. A quantidade de prateleiras irá determinar também a altura do seu móvel.
  2. Para criar a base do móvel, recorte o papelão e cole as laterais com cola quente, até que fique no formato que você deseja. Pode ser uma sapateira mais comprida e vertical ou mais longa e horizontal, tudo vai depender do seu espaço e necessidade.
  3. Depois, recorte os pedaços de papelão que serão utilizados como prateleiras. Vale salientar que tanto a base do móvel quanto as prateleiras precisam ser reforçadas para suportar o peso dos sapatos. Para isso, faça uma estrutura dupla, colando um papelão no outro com cola branca e deixe secar. 
  4. Com a base e as prateleiras prontas e secas, você vai usar o Papel Holler para encapar sua sapateira.
  5. Agora é a hora de fazer as marcações nas prateleiras e nas colunas no local onde será necessário cortar para encaixar uma na outra. Então, comece a montar as prateleiras e encaixá-las na estrutura. 
  6. Após encaixar, pinte o móvel da cor de sua preferência. Recomendamos que você dê, pelo menos, duas demãos de tinta para que a sua sapateira tenha uma boa cobertura, além de ganhar mais carinha de móvel. 
  7. Deixe secar a sua sapateira por, pelo menos, quatro horas. E, por fim, é só posicioná-la no mulher mais estratégico e funcional para o seu dia a dia. 

Como fazer uma sapateira com PVC

O PVC também é uma ótima alternativa de material para fazer a sua sapateira de maneira simples e prática. Além disso, você pode pintar ou revestir os tubos de PVC com tecido ou adesivo para deixar mais personalizado. Veja o passo a passo e o que você vai precisar: 

Materiais necessários 

  • Tubos de PVC de 150mm de diâmetro;
  • Serra;
  • Lixa;
  • Tinta, adesivo ou tecido para decorar;
  • Elástico;
  • Fita dupla face.

Como fazer

  1. Comece cortando os tubos no tamanho de 30 cm.
  2. Em seguida, passe a lixa nas extremidades para tirar as rebarbas e fazer o acabamento. Depois, limpe com um pano seco para eliminar toda poeira que pode ter ficado da lixação. 
  3. Depois, pinte ou cole o adesivo que escolheu em cada um dos tubos que você cortou para montar a sua sapateira.
  4. Você pode empilhar os tubos para montar uma sapateira no formato que mais atender às suas necessidades. Para fixar um tubo no outro, use uma fita adesiva dupla face e para reforçar, coloque um elástico ao redor da sapateira. 
  5. Prontinho, agora é só acomodá-la no espaço que você preferir e começar a organizar seus calçados. 

Como fazer uma sapateira com tecido 

Uma sapateira de tecido pode ajudar a manter seus sapatos organizados otimizando o seu espaço como, por exemplo, pendurados atrás da porta. Esse modelo é mais indicado para guardar calçados menores, mas é sempre bom medir e fazer de acordo com a sua necessidade. Acompanhe o passo a passo: 

Materiais necessários 

  • Tecidos de sua preferência;
  • Ganchos;
  • Hastes de madeira;
  • Corda;
  • Linha;
  • Máquina de costura.

Como fazer

  1. O primeiro passo é cortar duas partes do tecido que seja a base da sua sapateira e acrescentar 2 cm na largura e 7,5 cm no comprimento para as costuras.
  2. Em seguida, defina o tamanho que deseja fazer os bolsos da sapateira e corte-os adicionando 2,5 cm na altura e o dobro de comprimento desejado.
  3. Depois, dobre o tecido no meio e faça uma dobra em cada lado de 0,5 cm para costurar e modelar o bolso. 
  4. Prenda os bolsos no tecido maior que usamos como base para sustentar a sapateira e costure cada um dos bolsos. 
  5. Por fim, passe uma haste de madeira e fixe os ganchos para que seja possível pendurar a sua sapateira. Se preferir, você pode usar uma cabine ao invés de ganchos. 

Seu lar mais funcionar e organizado 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Viu como é fácil aprender como fazer uma sapateira? Agora que você já sabe, que tal continuar navegando pelo MeuLugar e descobrir mais dicas para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração?
Mas, se você está pensando em encontrar um novo cantinho para decorar com a sua cara, saiba que o QuintoAndar tem mais de 70 filtros de busca que vão te ajudar a encontrar um espaço do jeito que você sempre sonhou.