Você sempre sonhou com uma cozinha moderna e cheia de eletrodomésticos de última geração? Pois pode ter certeza que optar pelo inox como revestimento desses itens passará essa impressão.

No entanto, ao realizar este sonho, é importante fazer a manutenção correta dos seus eletrodomésticos, para garantir um melhor funcionamento e, claro, a boa apresentação do seu cômodo.

Uma das dúvidas mais comuns na hora de faxinar a cozinha, é saber como limpar a geladeira de inox, para garantir seu brilho.

Afinal, não basta apenas comprar uma geladeira desse tipo para tornar esse ambiente mais impactante: é preciso saber como mantê-la com aparência de nova.

A boa notícia é que fazer essa limpeza é muito mais simples do que parece!

Acompanhe, nos tópicos a seguir, quais produtos devem ser utilizados no processo e como você deve limpar sua geladeira de aço inoxidável corretamente.

Navegue pelo conteúdo:

Com o que limpar a geladeira de inox

Pode não parecer, mas o inox é um produto delicado, assim como a película que costuma estar sobre ele, no caso de alguns eletrodomésticos, para ajudar a manter o brilho por mais tempo.

E é justamente por isso que, na hora de limpar sua geladeira feita desse material, é importante que você opte por itens como:

  • Detergente neutro;
  • Água morna;
  • Papel toalha;
  • Esponja macia;
  • Panos macios, como os de microfibra.

Há, ainda, casos em que pode ser útil utilizar um pouco de vinagre branco, limpa vidros e produtos específicos para limpeza de inox disponíveis no mercado. Nesse último caso, basta seguir as instruções do rótulo e conquistar uma geladeira limpinha em poucos minutos.

Mas, como na maioria das vezes esses itens são dispensáveis, vamos começar explicando como fazer uma limpeza leve. Aquela do dia a dia, necessária justamente para não acumular mais resíduos, que podem fazer o processo de limpeza ser mais demorado.

Leia também: Como montar e decorar uma cozinha de apartamento

Ah, e importante: se você tem se perguntado se pode passar álcool na geladeira inox, a resposta é não!

Até existem “receitas” na internet que ensinam a usá-lo, mas tenha em mente que ele tira o brilho da geladeira e pode manchá-la a longo prazo. Por isso, deve ser evitado, assim como outros produtos abrasivos e de limpeza pesada, como cloro e palha de aço.

Como limpar geladeira inox por fora

imagem da parte de fora de uma geladeira inox

Limpar sua geladeira de inox é muito mais simples do que você imagina, podendo a limpeza ser feita de acordo com diversos cenários.

Limpeza simples do dia a dia

Aqui, não há segredo!

Você pode simplesmente passar um pano úmido em toda a geladeira (portas e laterais), secando-a em seguida com um pano seco ou papel toalha.

Criar essa rotina evitará que você tenha que fazer limpezas mais pesadas, uma vez que toda a superfície ficará limpa por mais tempo.

Limpeza para tirar mancha da porta da geladeira de inox

Já se sua geladeira de inox estiver com manchas, seja na porta, seja nas laterais, você pode escolher fazer uma limpeza mais pontual.

Nesse caso, independentemente de serem manchas de dedos ou de gordura, por exemplo, opte por umedecer um pano macio ou esponja (igualmente macia), colocar nele algumas gotas do detergente neutro e esfregar diretamente sobre a mancha.

Ela sairá com facilidade. Mas, se isso não acontecer, escolha enxaguar o local com um pano umedecido em água quente, ao invés de água em temperatura normal, secando-o em seguida.

Limpeza para desengordurar geladeira de inox

O processo de limpeza para desengordurar a geladeira de aço inoxidável é idêntico ao explicado acima. A diferença está no fato de que, se tratando especificamente de gordura, é mais interessante finalizar o processo com um enxágue com água quente.

Aliás,: ao invés do detergente neutro, você pode utilizar vinagre branco: o truque está em fazer uma misturinha de uma parte de água para 3 partes de vinagre, umedecer um pano com ela e passá-lo em toda a superfície.

13 ideias de armário de cozinha para se inspirar e criar uma composição com sua geladeira de inox

Dicas extras:

  • Ao finalizar a limpeza, sempre seque o local com papel toalha ou um pano macio, pois a água pode deixar manchas também;
  • Opte por usar panos que não soltem fiapos, para que a limpeza fique mais perceptível;
  • Para mais brilho, lustre a superfície da geladeira com algumas gotas de óleo vegetal (somente o suficiente para umedecer a ponta de um pano);
  • De preferência, faça a limpeza esfregando com delicadeza e em sentido único. Se a geladeira foi de aço escovado, é só seguir o sentido do “desenho”.

Como limpar geladeira de inox por dentro

imagem de uma geladeira aberta

Quem busca saber como limpar geladeira inox sempre busca saber, também, como limpar esse eletrodoméstico por dentro.

Essa limpeza, porém, se assemelha à limpeza de qualquer outra geladeira, considerando que o aço inoxidável não costuma ser utilizado na parte interna.

Nesse caso, as dicas são:

Retire tudo do interior da geladeira

Dessa forma, conseguirá limpar separadamente cada pote ou embalagem que estiver precisando de limpeza e, também, saber se há algo que já precise ir para o lixo.

Não se esqueça de retirar as prateleiras e outras partes removíveis, de modo a lavá-las ou limpá-las também.

Utilize os produtos certos

Para a limpeza propriamente dita, foque no que é simples e eficiente: um pano umedecido em água morna, com um pouco de detergente neutro, faz milagres!

Passe-o pela superfície interna e até mesmo nas peças removíveis que retirou.

Depois, enxágue tudo com outro pano úmido e, sem seguida, use um pano seco para secagem.

Cuide também das manchas

A parte interna da sua geladeira de inox está sem resíduos de comida e sem odores, mas tem manchas amareladas?

Você pode lidar com elas com uma misturinha bem simples de bicarbonato de sódio com água, ou até mesmo com removedor de manchas de roupas, também misturado em água.

O ideal, nos dois casos, é formar uma pastinha e deixá-la agindo diretamente sobre a mancha amarelada: 30 minutos para o removedor, e 15 minutos para o bicarbonato. 

Feito isso, é só retirar a mistura com um pano úmido, passando outro pano seco ou papel toalha em seguida.

Não esqueça de, se possível, fazer toda a limpeza com a geladeira fora da tomada, para economizar energia. E, jamais, em hipótese alguma, utilize produtos abrasivos nesse processo.

Como ter a casa dos seus sonhos sempre impecável

Agora que você já descobriu como limpar geladeira inox com produtos que tem em casa, não deixe de fazer a limpeza correta, deixando sua cozinha impecável.

E, caso você ainda não tenha realizado o sonho da cozinha moderna por falta de espaço em seu apartamento, conte com o QuintoAndar! Aqui você filtra os imóveis de acordo com o que busca, e ainda pode fazer um tour virtual pelos espaços. Dessa forma, fica muito mais fácil imaginar os seus eletrodomésticos no novo lar.