Só quem vive sabe: apesar de ser linda e funcional, no geral, a cozinha de apartamento exige um certo quebra-cabeça na hora de montar de uma forma que faça sentido para o morador e decorar tudo com a sua cara. 

Esse desafio ocorre porque, em um apartamento padrão, as cozinhas costumam ser menores do que aquelas presentes em casas. 

De acordo com especialistas consultados pelo site Casa.com, o tamanho mínimo que uma cozinha deve ter é de 1,80 x 2,70 metros. Entretanto, em alguns apartamentos, elas podem ser menores do que isso.

Nesses casos, é preciso ser mais estratégico na hora de montar e decorar a cozinha do apartamento. Continue a leitura, pois hoje você vai descobrir como fazer isso e facilitar o seu dia a dia.

Navegue pelo conteúdo:

Como distribuir os móveis da cozinha de apartamento?

Vamos considerar uma cozinha de apartamento simples, que conta com os seguintes móveis e equipamentos básicos:

  • Pia
  • Armários
  • Mesa ou balcão
  • Cadeiras ou banquetas
  • Refrigerador
  • Fogão ou cooktop

Estes elementos formam as áreas de limpeza (pia), cocção (fogão) e armazenamento (refrigerador e armários). Adicionalmente, temos a área de refeição (mesa e cadeiras) de uma cozinha. 

É possível estabelecer um triângulo entre as três primeiras áreas de trabalho. Ele orienta a disposição dos móveis e eletrodomésticos da seguinte maneira:

  • Cozinha em U: fogão e armazenamento paralelos, com pia na perpendicular.
  • Cozinha paralela: pia e fogão lado a lado, com área de armazenamento em frente à pia.
  • Cozinha linear: pia, refrigerador e armários lado a lado e fogão paralelo (para cozinhas com ilha)
  • Cozinha em L: área de armazenamento e cocção lado a lado, com pia na perpendicular.

Vale dizer que os armários devem preencher os espaços abaixo e/ou acima da pia, fogão e geladeira. Também é possível instalar prateleiras.

Se o apartamento não tiver ilha ou balcão nem sala de jantar, a área de refeição deve ser instalada em uma localização da cozinha que não dificulte o fluxo. 

Na cozinha em U, mesas e cadeiras podem ficar na extremidade oposta à pia. Na paralela, próximas ao refrigerador e na cozinha em L, paralelas à bancada em que está o fogão e o refrigerador. No entanto, isso dependerá da existência ou não de outras superfícies no local.

Leia também: Cozinha minimalista? Aprenda a aproveitar melhor os espaços

Como decorar a cozinha do apartamento?

Depois de definir a posição de cada área, fica mais simples pensar na decoração de uma cozinha de apartamento. Veja algumas dicas para deixar esse ambiente de acordo com o seu gosto.

Defina um estilo

Clássica? Industrial? Rústica? Retrô? Minimalista? Moderna? Há muitos estilos de cozinha de apartamento com os quais você pode se identificar, e escolher um ou dois deles é um ótimo ponto de partida para se planejar.

Após selecionar o estilo que o ambiente terá, você terá mais facilidade para tomar decisões sobre revestimentos, cores e elementos decorativos. 

Cozinha toda na cor branca, com parede de tijolinhos, fogão, exaustor, cabines com porta de vidro e plantas de decoração

Escolha de materiais

O melhor material para os armários da cozinha é o aço inox, devido a sua durabilidade, resistência à água e higiene. No entanto, ele oferece pouca versatilidade e tem um alto custo – sendo mais comumente utilizado em ambientes comerciais. 

As opções mais utilizadas em cozinhas de apartamento, então, são a madeira e suas variações. É o caso do MDF e o laqueado, que contam com uma gama diversificada de produtos e apresentam boa durabilidade, desde que sejam conservados corretamente. 

Cozinha toda trabalhada em armários de MDF, brancos, com uma ilha central com pia e banquetes

A pia, idealmente, deve ser de inox, mas opções em cerâmica ou resina também são práticas e higiênicas. Já para a bancada, as melhores são feitas de granito, pedra sintética ou inox, pois não absorvem água e demandam pouca manutenção. 

Atenção, ainda, para a escolha do piso. O porcelanato é o modelo mais recomendado por ser antiderrapante, resistente à gordura e duradouro. Entretanto, o piso cerâmico, o ladrilho hidráulico e o cimento queimado também apresentam vantagens similares. 

Para o revestimento das paredes, o azulejo é o mais tradicional. O mercado tem outras variedades adequadas, como ladrilhos, mosaicos, pastilhas de vidro e porcelanato. 

Escolha as cores

cozinha com móveis na cor azul, e azulejos estampados em preto e branco. No centro, fogão com exaustor

Nas paredes e superfícies, cores claras são ótimas para a cozinha. Elas permitem visualizar melhor a sujeira para manter a limpeza que o ambiente exige.

No entanto, não quer dizer que apenas o branco seja uma boa escolha. Off white, bege, amarelados e até mesmo o rosa millenium são tons que podem compor o ambiente. Se quiser um tom mais escuro, aposte no verde, azul ou cinza, que ainda permitem enxergar onde está a sujeira. Evite o preto e cores mais escuras, pois dificultam a limpeza. 

Para os armários de cozinha de apartamento, os tons neutros são ideais para que tudo fique atemporal. 

cozinha pequena, com armários de MDF, brancos

Mas se quiser cores que são tendência nos dias de hoje, aposte em: azul escuro, marsala e esmeralda.

Depois de escolher o tom predominante, é hora de encontrar combinações com a cor de outros detalhes que fazem parte do cômodo, como cadeiras, puxadores e objetos decorativos. 

Ilumine o ambiente

cozinha em estilo moderno, com diversas luminárias pendentes, tornando o local bem iluminado

Contar com uma boa iluminação na cozinha é essencial para evitar acidentes enquanto o morador está cozinhando. A luminosidade também ajuda a tornar essa atividade mais prática e rápida.

Para isso, é preciso ter mais de uma fonte de luz. Além da luz geral, luzes direcionadas ou embutidas valorizam a decoração e tornam o trabalho no fogão e bancadas mais seguro. Spots, pendentes e fitas LED funcionam perfeitamente no local. 

Para a área de preparo das refeições, a luz fria (branca) é mais indicada, uma vez que permite enxergar melhor. Porém, na área de refeição, instale luzes quentes (amarelas), que tornam tudo mais aconchegante. 

Eletrodomésticos brancos ou inox?

A linha branca é mais conservadora, tradicional e acessível, enquanto que fogões e refrigeradores em inox passam um ar de modernidade e sofisticação, mas possuem um custo mais elevado. 

Em termos de decoração, o efeito fica mais interessante quando todos os eletrodomésticos combinam entre si, mas não há obrigatoriedade. Os materiais, embora diferentes, também ornam entre si. 

Elementos essenciais e decorativos

Cozinha toda na cor branca, decorada com panelas laranjas. Várias prateleiras dispõem da decoração

Até aqui, você já tem grande parte da sua cozinha de apartamento decorada, mas ainda falta pensar em alguns detalhes. 

As louças, por exemplo, são elementos que fazem parte da decoração da cozinha, principalmente quando ficam expostas em prateleiras ou na mesa durante as refeições. A mesma lógica vale para panelas, talheres, copos e taças. 

Secundariamente, é possível inserir itens decorativos no ambiente. Que tal uma bela fruteira? E potes de mantimentos? Ou aquele livro de receitas que era da sua avó? 

Quando falamos na decoração desse ambiente, precisamos esclarecer dois mitos: quadros e plantas para cozinha de apartamento são muito bem-vindos! 

cozinha com decoração rústica e várias plantas pendentes

No caso dos quadros, aposte em temas que se relacionam com a culinária ou em tons que conversem com as cores da sua cozinha. E para as plantas, as que melhor se adaptam ao local são jibóia, filodendros, suculentas, violetas e não podemos esquecer das ervas, que podem ser aproveitadas, inclusive, no preparo dos alimentos!

Cozinha de apartamento com lavanderia

A maior parte das cozinhas de apartamento é integrada com a lavanderia. A configuração é prática, mas tem alguns desafios. 

Um dos problemas é que esse canto da casa nem sempre está organizado, principalmente quando estamos lavando as roupas. Além disso, quem utiliza varal sabe que as peças podem absorver os odores do cozimento das refeições. 

A solução mais adequada para decorar uma cozinha de apartamento com lavanderia, é focar na separação dos cômodos, seja de forma total ou parcial.

Essa divisão pode ser feita de várias maneiras, como: 

  • Mureta de alvenaria
  • Portas envidraçadas transparentes, adesivadas ou com padronagem
  • Cortina à prova de fogo
  • Porta de correr
  • Meia folha de vidro
  • Blocos de vidro
cozinha com lavanderia integrada. Na imagem, duas máquinas de lavar roupa e tábua de passar roupa

Coloque suas ideias para cozinha de apartamento em prática

Não faltam ideias para montar e organizar cozinhas que se adaptam aos mais diversos apartamentos disponíveis no mercado. 

O QuintoAndar está aqui para ajudar você a buscar o seu lar ideal, com aquela cozinha que você sempre quis para preparar alimentos, testar novas receitas, curtir a família e receber os amigos. 

Estamos presentes em mais de 40 cidades em todo o Brasil e já temos mais de 70 filtros de pesquisa, inclusive onde você pode especificar o tipo de cozinha que deseja, como “cozinha americana” ou “armários na cozinha”. É um recurso que traz mais assertividade para que você tenha acesso a exatamente aquilo que procura. 

Nossos recursos não param por aí! Graças à tecnologia, você consegue realizar visitas virtuais ao imóvel e obter suporte de uma equipe especializada do início ao fim do processo, evitando preocupações desnecessárias – você não precisará nem de fiador e terá as opções da Fiança Garantida ou caução

Faça uma busca em nosso site ou aplicativo e encontre uma cozinha que está apenas esperando você! 

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui