Antes do casamento, é muito comum o casal receber as pessoas mais próximas em casa para comemorar a data que se aproxima e receber presentinhos. 

Esse tipo de evento é conhecido como chá de cozinha, ou chá de panela, e é o momento em que muitos noivos começam a ganhar os primeiros itens do enxoval do casal.

Segundo o Censo QuintoAndar, 76% dos brasileiros gostam de receber amigos e familiares em casa. Se você se encaixa neste grupo, e quer fazer um chá de cozinha em casa, mas não sabe por onde começar a pensar na decoração confira essas dicas!

Navegue pelo conteúdo

1. Escolha um tema

decoração de chá de cozinha com tema definido, mesa posta com flores rosas, velas, pratarias e cristais finos

Para os mais criativos, existe sempre a opção de preparar a decoração do chá de cozinha baseado em um tema escolhido pelo casal. 

Esse tema pode ser inspirado pela música preferida, alguma viagem realizada, esporte que praticam juntos ou ainda alguma referência ao dia que se conheceram. 

Além de ser uma forma criativa de decorar, é uma oportunidade de compartilhar a história do casal com os seus familiares e amigos.

Música preferida

Se existe uma música muito marcante na vida do casal, ela pode ser usada como tema. A letra da música escolhida pode estar espalhada nos vasinhos decorativos ou algum trecho específico em um painel atrás da mesa. 

Uma outra sugestão é um topo de bolo feito com notas musicais. Instrumentos e partituras podem fazer parte da decoração também.

Viagem inesquecível

Aquela viagem que marcou o relacionamento pode fazer parte da decoração do chá de cozinha. 

É possível fazer um varal com as principais fotos do passeio, e usar os souvenirs comprados para decorar a mesa dos doces, por exemplo.

Flores que lembram o clima do local também são recomendadas. Se foi uma viagem para a praia, o tema pode ser tropical, com flores coloridas e vibrantes. Se foi uma viagem mais romântica, as rosas são a melhor opção.

Esporte que praticam juntos

Se ambos são jogadores de tênis, por exemplo, o esporte praticado é uma ótima opção de tema. 

Bolas, medalhas, troféus, todos os objetos relacionados podem ser utilizados na decoração. Até um pedaço de rede pode virar toalha de mesa. 

Referência ao primeiro encontro

O dia em que se conheceram tem um significado importante na vida de qualquer casal, e esse momento inesquecível também pode ser uma boa opção de tema de decoração. Se o casal se conheceu na praia, recomenda-se usar o azul como tom predominante da festa. Em pequenos vasos transparentes pode ser colocado areia e conchas — fica um charme.

2. Considere os elementos da decoração

ambiente decorado com pufes, mesa de centro com pratos e jogo americano e a cortina mostrando o lado de fora todo arborizado

É possível preparar uma decoração de chá de cozinha simples, sem perder o charme, usando sua criatividade. Para isso, é importante focar em alguns detalhes que fazem toda a diferença. 

Alguns exemplos são iluminação, objetos decorativos e fotos. Veja mais detalhes a seguir!

Iluminação

Colocar pequenas luzinhas de led espalhadas garantem um toque de sofisticação e deixam o ambiente bem aconchegante. Assim como pequenas velas colocadas em locais estratégicos ou luminárias no formato de coração podem dar um charme a mais.

Utensílios de cozinha na decoração

Usar utensílios de cozinha na decoração da mesa traz humor e leveza na comemoração. Dá pra usar pequenas panelinhas para colocar brigadeiros ou bules coloridos apenas para decorar ou empilhar 3 panelas de tamanhos diferentes para parecer um bolo.

Fotos do casal

Pendurar várias fotos do casal, sozinhos ou cercado de amigos convidados, também traz descontração e charme à decoração do chá de cozinha. 

Dá para fazer um painel com as fotos atrás da mesa, ou colocar em diversos porta-retratos de formatos diferentes e espalhar pelo ambiente.

3. Pense nos detalhes

finger food em chá de cozinha, com morangos e frutas no palitinho

Para deixar o ambiente mais personalizado e acolhedor, veja as principais dicas de detalhes que você pode utilizar a seguir.

Tecidos

Toalhas de mesa são essenciais e, caso você queira criar um ambiente mais rústico, pode usar linho ou juta.

Se quiser um ambiente mais aconchegante, pode colocar alguns tecidos, tapetes e almofadas no chão, para os convidados sentarem na hora dos jogos e brincadeiras, por exemplo.

Objetos de madeira

Colher de pau e outros utensílios de madeira também podem fazer parte da decoração da mesa dentro de pequenos vasinhos ou baldes. Esses detalhes deixam o ambiente mais descontraído e charmoso.

Mesa posta

Dependendo da quantidade de convidados, e do que você escolher servir no buffet, é possível fazer uma mesa posta.

Para isso, faça um jogo de cores entre os pratos, sousplat e guardanapos. Aqui, o mais indicado é usar guardanapos de tecidos, que ajudam a decorar a mesa.

Leia também: O que é a mesa posta e como montar uma?

4. Dê um toque de humor

plaquinhas de "team bride" e outras para chá de cozinha

Se o objetivo é comemorar esse momento importante do casal com descontração, a sugestão é deixar a decoração bem divertida e irreverente. São várias as opções sugestões para deixar o dia mais leve e divertido.

Objetos inusitados

Que tal usar um fuê pendurado no teto com uma vela dentro? Ou então um ralador como vaso de flores? Essa troca de funções dos objetos da casa vai dar um toque especial para o chá de cozinha.

Placas para fotos

Deixe algumas plaquinhas com dizeres engraçados à disposição para os seus amigos e familiares tirarem fotos. Uma outra possibilidade é colocar tiaras divertidas, colares luminosos e outros acessórios para os convidados usarem.

Lembrancinhas criativas

Uma escolha de lembrancinhas criativa também pode trazer humor e leveza ao chá de cozinha. Algumas sugestões seriam: uma mini caçarolinha com brigadeiro de colher, imã de geladeira feito com esponja de aço, colher de pau com um laço ou vasinho de panela com uma plantinha dentro.

E aí, gostou das opções de decoração de chá de cozinha? O importante é garantir que a escolha tenha a cara do casal e represente bem o relacionamento para os convidados da festa.

O lar ideal para cada casal

“Quem casa, quer casa”, não é mesmo? Brincadeiras à parte, se você e seu par estão pensando em se mudar para um novo lar, antes ou depois do casamento, conte com a ajuda do QuintoAndar

São mais de 70 filtros de busca, que ajudarão você a priorizar os pontos mais importantes da futura casa. Além disso, é possível fazer um tour virtual pelo imóvel, para ter certeza de que ele é como você imagina! Confira agora as oportunidades disponíveis para comprar ou alugar em mais de 50 cidades brasileiras.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora