Quem não gosta de chegar em casa e se deparar com um clima alegre e aconchegante? As flores têm esse poder de decorar o lar e deixá-lo mais bonito, além de ajudar a melhorar o humor e reduzir o estresse. 

No entanto, na hora de escolher flores para dentro de casas é preciso o dobro de cuidado, optando por espécies que mais se adaptam às condições internas e ao local definido para elas. 

Quer saber quais são as especiais mais comuns para se ter em casa? Então, separe o bloco de notas e acompanhe a leitura deste artigo. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Passo a passo rápido e prático de como fazer muda de rosa em casa 

1. Orquídea

Delicada e muito charmosa, a orquídea é uma verdadeira aliada para decorar a sua casa. Ela é uma planta que gosta de sol, mas que deve evitar exageros. Por isso, vale deixá-la em uma janela que tenha uma boa entrada de claridade, mas que não bata sol o dia todo.

Ambientes com muito vento ou umidade também costumam impactar negativamente o bem-estar da orquídea. E quanto ao vaso, prefira os de barro ou cerâmica, pois, por serem mais porosos, têm maior poder de drenagem, evitando o acúmulo de umidade.

2. Begônia

A begônia é uma planta versátil e ornamental, podendo ser cultivada tanto em jardins como dentro de casa, em vasos ou jardineiras. 

Há uma grande variedade de espécies e cores que você pode usar para decorar sua casa. Porém, para que floresça durante todo o ano, garanta que o solo esteja sempre úmido e que receba luz indireta, apenas. 

3. Violeta

Coloridas e delicadas, as violetas são populares nas casas brasileiras, seja em vasos ou em jardins. Fácil de cuidar, elas podem aparecer nas cores branca, rosa, roxo e bicolor. Não possuem um aroma significativo, mas chamam a atenção por seus tons vivos e alegres. 

As violetas gostam de luminosidade, mas não de locais abafados ou com luz direta do sol, além de preferirem substratos mais úmidos. E, se for plantar em vasos, aposte nos de barro, que absorvem melhor o excesso de umidade e garantem que suas plantas cresçam e permaneçam saudáveis.

Leia também: 6 plantas de crescimento rápido para ter em casa

4. Jasmin

Com um aroma doce e inconfundível, se você tiver uma jasmin vai ter sempre a casa muito perfumada. Para que consiga florescer em áreas internas, é necessário que ela esteja próxima de uma janela que receba bastante luz solar. 

Seus cuidados são simples e práticos, sendo que a rega pode ser feita duas vezes por semana. Além disso, tente manter o solo sempre úmido, mas não encharcado. Use um palito para verificar a situação do solo e não errar na hora de regar sua flor.  

5. Lírio da paz

Além de purificar o ar e carregar boas energias, o lírio da paz é uma opção clássica e elegante para decorar qualquer ambiente. O ideal é evitar deixá-lo ao sol direto e sempre manter a terra úmida. Prefira deixá-lo próximo de janelas ou em um ambiente quente da sua casa.

Apesar de não exigir muitos cuidados, fique atento para não pecar no excesso de rega. A técnica do palito é a melhor para verificar se há ou não necessidade de molhar o solo!

6. Bromélia

Com uma aparência ímpar e cores brilhantes, a bromélia é uma flor simples de plantar e cultivar. Laranja, vermelha ou amarela, a bromélia é uma planta que gosta de iluminação, mas não deve ficar exposta diretamente ao sol. 

Além disso, é preciso limpar com frequência o meio dela para evitar o acúmulo de mosquitos, principalmente quem mora em apartamentos térreos ou casas. O solo deve estar sempre úmido, mas nunca encharcado. Uma dica é: nos dias quentes, usar um borrifador para umedecê-la.

7. Lavanda

Conhecida pelo seu aroma, a lavanda também é uma planta bastante usada para fins cosméticos e medicinais, por conta de suas propriedades relaxantes e calmantes, além de auxiliar no combate à insônia e à ansiedade. 

O que muitos não sabem é que a lavanda é uma planta de fácil cultivo: gosta de sol, solo calcário e terra bem drenada. A rega deve ser feita a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar.

Seu lar mais alegre e decorado com flores dentro de casa 

Agora que você conhece algumas flores para dentro de casas, já definiu quais espécies você vai decorar seu lar? Se você não tem tanto espaço e ainda é iniciante na jardinagem, pode começar com um vasinho ou dois para trazer mais charme para o ambiente. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Mas, se você sente que está na hora de se mudar para um imóvel mais espaçoso ou mais iluminado para as suas flores e plantas, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pela casa dos sonhos e encontrar aquele que mais se encaixa com a sua personalidade – inclusive, filtrar para já visualizar imóveis com varanda, quintal ou mesmo janelas grandes!