O imaginário de quem vai comprar um imóvel pela primeira vez pode ver a documentação necessária para esse tipo de transação como um grande fantasma. Realmente, é preciso algum nível de organização e de levantamento de documentos e comprovantes. Mas nem de longe é um bicho de sete cabeças e você vai ver por aqui que essa etapa é bem mais simples do que você pensa. Para isso, vamos dividir em tópicos os documentos para compra de imóvel que você irá precisar na hora de realizar o sonho da casa própria.

Documentos para compra de imóvel (comprador):

  1. Documento de identidade em que conste o CPF; 
  2. Certidão de Estado Civil;
  3. Comprovante de Endereço.

A Certidão de Estado Civil é o documento que atesta o estado civil da pessoa (solteiro, casado, divorciado, etc).

No caso de pessoa solteira, o comprovante de estado civil pode ser a Certidão de Nascimento. Já para o caso de pessoas casadas, é necessário apresentar a Certidão de Casamento e o Pacto Antenupcial de Regime de Bens. 

Pacto Antenupcial é um documento que informa o regime de casamento escolhido pelo casal, assim como uma lista detalhada dos bens que cada um possui naquele momento. Ele deve ser registrado em um cartório de notas, de preferência com o auxílio de um advogado, e depois levado ao cartório de pessoas naturais, para a celebração do casamento.

Viúvos devem também apresentar a Certidão de Casamento com anotação de viuvez. E divorciados podem comprovar através da Certidão de Casamento com averbação do divórcio, emitida, obrigatoriamente, menos de seis meses antes. 

Caso use o FGTS para compra, será necessário ainda:

  • Cópias Autenticadas das páginas da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), onde constam a identificação do trabalhador e data de contratação do empregado;
  • Extrato da conta FGTS dos últimos dois anos;
  • Autorização para movimentação de conta vinculada junto ao FGTS e declaração de autorização permitindo a utilização do Fundo. Caso o financiamento seja pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), deverá ser apresentada uma declaração de que se trata da primeira aquisição de imóvel residencial.

Compromisso de compra e venda

O Compromisso de Compra e Venda (CCV) é um contrato preliminar da compra do imóvel. Ele existe para proporcionar segurança aos envolvidos na transação. E garante que ambas as partes (comprador e vendedor) têm interesse no negócio.

No CCV constarão os valores da negociação, condições acordadas, forma de pagamento escolhida e o prazo estipulado

Os documentos solicitados, tanto ao comprador quanto ao vendedor, para a assinatura do Compromisso de Compra e Venda são: 

  • Preenchimento do formulário contendo informações relacionadas ao estado civil e outras pessoais;
  • Documento de identidade contendo CPF;
  • Foto de algum comprovante de residência dos últimos três meses; 
  • Caso o vendedor tenha um cônjuge, a depender do regime de bens, serão necessários dados também dessa pessoa, assim como em caso de um segundo comprador.

Consultoria especializada

O QuintoAndar tem um time de consultores que são especialistas em transações imobiliárias. E ao usar a plataforma digital pra comprar um imóvel, um desses profissionais será responsável por acompanhar todo o processo, tanto junto a você quanto junto à pessoa que está vendendo.

A pessoa do QuintoAndar responsável pela consultoria terá como função: 

  • Ajudar a fechar sua negociação mais rápido;
  • Esclarecer qualquer dúvida sobre o Compromisso de Compra e Venda, ou de todo o processo;
  • Dar suporte com a documentação para o caso de financiamento e à vista;
  • Te atualizar constantemente sobre cada etapa e seus detalhes.

O comprador pode também acompanhar a etapa atual e as seguintes de sua compra na seção Propostas do app ou site.

Os consultores do QuintoAndar estão disponíveis entre segunda e sexta, sempre das 9h às 19h, por WhatsApp, telefone e e-mail.