A relação das pessoas com suas casas se transformou profundamente durante a pandemia de Covid-19. Com o isolamento social, os lares precisaram se tornar cada vez mais polivalentes, uma vez que passaram a concentrar necessidades de lazer, estudo e trabalho. E da mesma forma que o home office veio pra ficar, um espaço lounge de festa ou de relaxamento no lugar onde você mora pode ser uma ótima ideia. Inicialmente pra você ter um lugar pra aproveitar agora, durante a quarentena. Mas também pra receber os amigos após o fim da pandemia. 

Por isso, o MeuLugar traz pra você algumas dicas sobre como melhor aproveitar os espaços e produzir um ambiente aconchegante na sua casa ou no seu apê, um lounge VIP pros momentos de lazer e relaxamento.

O que é um espaço lounge?

Um espaço lounge é um ambiente que tende a ser mais informal do que uma sala de jantar ou mesmo uma sala de estar. Conforto e aconchego são as palavras de ordem pra quem quer montar um lugar como esse dentro de casa. E nem precisa, necessariamente, ocupar uma área muito grande. 

Espaço lounge - Interna

Onde fazer?

Tudo depende da proposta e do espaço que você tem. Se você mora num apartamento pequeno, um pequeno canto da sala de estar é mais que suficiente pra você criar um espaço lounge. Caso esteja num apê com varanda, você tem um ambiente ainda mais perfeito pra relaxar ou receber os amigos mais ao ar livre.

Se você mora numa casa, aí os limites são só os muros. Você pode fazer tanto um espaço lounge interno quanto aproveitar um jardim pra colocar colocar alguns móveis, lembrando de se certificar que são à prova de chuva.

Outro ambiente bom pra criação de um espaço lounge é uma piscina privativa. E aqui, vale tanto pra casas quanto apartamentos que contam com essa configuração. Nada mais charmoso do que relaxar ou fazer uma festa – quando a pandemia terminar – à beira de uma piscina, não é, mesmo?

Itens essenciais em um espaço lounge

Assim como o local onde você vai montar, tudo depende da proposta. 

Se a sua ideia é ter um espaço apenas pra leitura, por exemplo, é importante você pensar num bom lugar pra sentar ou deitar e na iluminação. Vale a pena, por exemplo, ter uma luminária de chão, pra deixar o foco da luz no seu livro.

Caso você queira um espaço pra meditar, pense nas coisas que te ajudam, como um bom tapete, um incensário, uma fonte com um relaxante barulho de água ou mesmo uma caixinha de som com bluetooth, pra você reproduzir os sons ou músicas pra esse tipo de atividade.

Já se a ideia é ter um espaço lounge de festa, você pode tentar criar um ambiente polivalente, com diversos pufes e mesas de apoio e uma iluminação mais baixa e de luz amarela, pra dar mais conforto. Se você for fã de discos de vinil, pode ser um bom lugar pra você deixar sua coleção e a vitrola, pra ouvir sozinho ou com os amigos.