Mais do que te dar dicas de como fazer a decoração de apartamento pequeno, montamos um guia prático para facilitar a sua jornada. 

Você vai perceber que morar em um imóvel menor tem boas vantagens no dia a dia. E que decorar um ambiente pequeno requer cuidados tão simples quanto cuidar de um cacto. Mas que, assim como no caso da planta, precisam ser feitos de forma adequada para não exagerar. 

Sem mais delongas, vamos às dicas do guia de decoração de apartamento pequeno.

Navegue pelo conteúdo:

Vantagens de apartamento pequeno

Morar em um apartamento pequeno tem muitos benefícios, principalmente para quem tem uma rotina mais agitada. Confira as principais vantagens:

  1. Fácil de limpar: o lado bom de um apartamento pequeno é ser rápido e mais fácil de fazer a limpeza do que um ambiente maior. Afinal, quanto menor o espaço, menos horas serão gastas com isso. Assim, sobra mais tempo para aproveitar bem o seu cantinho. 
  2. Praticidade: como veremos a seguir, em um apartamento pequeno cada coisa tem o seu lugar. Dessa forma, você ganha praticidade no dia a dia. Além disso, por ter ambientes menores, você tem até mesmo poucos lugares onde procurar algo – caso, eventualmente, perca algum item. 
  3. Boa localização: os melhores bairros são muito procurados. Assim, para atender a essa demanda, o mercado imobiliário aproveita ao máximo cada metro disponível neles, inclusive criando opções mais compactas como os studios e kitnets. Ou seja, se você procura por uma localização disputada, possivelmente vai se deparar com apartamentos pequenos – e isso vai ser ótimo para você!

O que fazer antes de começar a decoração de apartamento pequeno

Por ser um ambiente compacto, é preciso pensar bem para fazer render cada cantinho. Por isso, a seguir listamos como planejar a decoração de apartamento pequeno.

1. Pense como será utilizado cada lugar do seu apartamento pequeno

Uma etapa que costuma ser pulada ou feita junto com outras é a de entender como cada ambiente do lar será utilizado. 

A princípio isso pode parecer óbvio, uma vez que cozinha é para cozinhar e quarto é para dormir, por exemplo. Mas lembre-se que você pode gostar ou até mesmo precisar usar um mesmo ambiente para diferentes funções. 
Assim, em uma cozinha entra uma bancada, ao estilo cozinha americana, ou até mesmo uma mesa retrátil, como mostram as fotos abaixo.

Já no quarto ou na sala, um lugar para trabalhar pode ser fundamental para quem faz home office. Faça isso em cada ambiente do seu lar ou, se for um ambiente só, avalie os seus usos mais importantes. 

Leia também: Como projetar e decorar uma cozinha americana pequena

2. Meça cada cantinho dos ambientes

Para que o seu apartamento pequeno seja bem aproveitado, antes de escolher o que vai ter nele, é preciso saber de forma precisa o espaço que possui. 

Para isso, pegue uma trena e tire as medidas. Isso vale para eletrodomésticos maiores, como fogão e geladeira, mas também para os móveis principais, como cama, sofá, rack, mesa, entre outros. 

Leia também: Entenda como calcular metro quadrado

3. Para ter mais espaço, desapegue do que não usa mais

Uma das melhores dicas para quem vai morar em um apartamento pequeno e precisa aproveitar melhor os espaços é justamente se desapegar dos excessos, afinal, ocupam espaços preciosos no lar. 

Utilize uma máxima: se enjoou, apertou ou esqueceu, é hora de desapegar. Mas, cuidado, há itens que não são usados no dia a dia mas que possuem um importante valor emocional. Desapegar dos excessos ajuda também a abrir espaço para itens como uma lembrança importante da infância, por exemplo.

Dicas para montar a decoração de apartamento pequeno

Para transformar a decoração de apartamento pequeno em puro aconchego e praticidade, separamos 3 boas dicas:

1. Melhores cores para decoração de apartamento pequeno

Há quem diga que apenas cores claras podem ser usadas em um apartamento pequeno. Porém, não é bem assim. 

De fato, as cores mais claras, como o branco, ajudam na sensação de um ambiente mais amplo. Isso porque essas cores acabam refletindo mais a luz, causando a sensação de que o cômodo é maior. 

Já as cores mais escuras causam justamente o efeito oposto: por absorverem mais a luminosidade, elas parecem diminuir o ambiente – assim digamos. Com isso, também agregam mais aconchego ao cômodo. 

Sabendo disso, é preciso olhar para o seu apartamento pequeno e avaliar: onde eu preciso aumentar e onde é melhor diminuir? Por exemplo, se você tiver uma sala bem longa, pode ser interessante usar tons mais escuros no teto e no fundo. Já se o seu caso é de um pé direito baixo, capriche em tons claros nele, deixando as cores escuras para as paredes laterais, pois assim vai dar uma sensação de levantar mais o ambiente. 

Para quem prefere não arriscar muito, mas, ao mesmo tempo, adora usar uma variedade de cores, vale a pena deixar as paredes em tons mais claros e apostar em itens decorativos coloridos. Assim, as almofadas, os móveis e até mesmo as luminárias, podem ter um toque de cor mais variado. Aproveite!

2. Dicas para escolher os móveis para apartamento pequeno

Necessários tanto para uso, quanto fundamentais para uma boa decoração, os móveis são parte importante em um apartamento pequeno. A seguir separamos dicas para te ajudar na escolha das mobílias certas e, assim, fazer o espaço pequeno render muito mais:

  • Móveis planejados: feitos sob medida para seu lar, são ideais para ambientes menores. Já no quesito decoração, trazem a vantagem de poder escolher cores, acabamentos e materiais – o que ajuda a dar um toque a mais de personalidade na decoração de apartamento pequeno.
  • Aproveite os espaços verticais: ao escolher os móveis, lembre-se de considerar os espaços verticais disponíveis também, ou seja, as paredes – como no exemplo da foto abaixo, onde foi usada uma prateleira para aproveitar a lacuna em cima do sofá. Seja com armários aéreos ou com nichos, aproveitando esses espaços você ganhará preciosos lugares para armazenar uma coleção, dispor suas plantas ou com o que mais preferir.
Foto de um exemplo de uma sala de estar em um apartamento pequeno decorado. A imagem mostra um sofá azul com duas almofadas. Acima dele há duas prateleiras pendentes com itens como plantas e potes decorativos. Há também um quadro decorativo ao lado do sofá.
Aproveitar os espaços das paredes é fundamental em um apartamento pequeno decorado. Imagem: Mobly
  • Valorize móveis multifuncionais: sabe aqueles móveis que são dois em um? Eles são muito úteis na decoração de apartamentos pequenos. Sofá que vira cama – como mostram as fotos abaixo, puff que também é baú, mesas dobráveis que aumentam e diminuem de tamanho, entre muitas outras opções são exemplos desse tipo de móveis.

Leia também:

3. Saiba como aproveitar a decoração de apartamento pequeno

A decoração de apartamento pequeno vai muito além de tornar bonito os ambientes, ela contribui também para torná-los melhores e mais funcionais. Quer saber como fazer isso? Confira as dicas:

  • Aproveite de espelhos para dar a sensação de amplitude ao ambiente, especialmente se ele for mais apertadinho. Na foto abaixo tem um bom exemplo de sala que usou o recurso do espelho.
Foto de um exemplo de uma sala de jantar em um apartamento pequeno decorado. A imagem mostra uma parede com um espelho bem grande. Abaixo dele está uma estante de vidro. Há também uma mesa de vidro com cadeiras estofadas ao redor.
O bom uso de espelhos ajuda a aumentar o ambiente, o que é perfeito para a decoração de apartamento pequeno. Imagem: Mobly
  • Integrar ambientes é um dos trunfos da decoração de apartamento pequeno. Para unir cômodos diferentes sem perder a privacidade, aproveite as portas de correr. Há diversas opções e estilos no mercado.
  • Saiba usar a iluminação a seu favor. Para ambientes que requerem um cuidado a mais com detalhes no dia a dia, como lavanderia, cozinha e banheiro, opte pela luz branca. Já a luz amarela é mais quente, contribuindo, assim, para dar mais aconchego aos cômodos como a sala e o quarto. 
  • Plantas são sempre muito bem-vindas na decoração. Por isso, caso você curta, deixe espaços reservados a elas nos nichos, prateleiras ou até mesmo algum cantinho pouco utilizado. 
  • Aproveite recursos que façam o espaço ser melhor aproveitado na decoração de apartamento pequeno. Na cozinha, use a porta dos armários para colocar as tampas das panelas. No quarto, uma boa alternativa são os cabideiros para as roupas do dia a dia ficarem organizadas. Outra dica também são os ganchos de parede que podem ser utilizados em diferentes ambientes para uma infinidade de usos, como mostram as fotos a seguir. 

Leia também: 

Erros mais comuns na decoração de apartamento pequeno

Agora que você já sabe como fazer a decoração de apartamento pequeno, vamos pontuar algumas dicas do que evitar também.

1. Fazer a decoração de apartamento pequeno toda de uma vez

Esse certamente é um dos erros mais comuns em decoração. Isso porque ao decorar o seu lar todo de uma vez, você corre o risco de não perceber algumas nuances que só o dia a dia nos mostra. Além disso, você perde a oportunidade de acrescentar novos itens. 

Quer um exemplo? Ao saber da novidade, um amigo querido resolve te dar uma linda samambaia de presente – ou outro presente afetuoso. Porém, você já ocupou toda a prateleira com livros e não há mais nenhum lugar para colocá-la. Assim, ao receber o presente, vai ser necessário colocá-lo sobrecarregando um dos cantinhos da casa. O que não é nada legal, não é mesmo?

Por isso, ao pensar na decoração de apartamento pequeno, deixe alguns espaços disponíveis para aproveitar quando uma boa novidade surgir.

2. Exagerar na decoração de apartamento pequeno

Esse é outro erro bem comum e que pode ocorrer também com quem faz todo o planejamento da decoração. Isso porque ao montar um ambiente, é comum se empolgar durante o processo. 

Para que isso não ocorra, avalie o que realmente precisa para usar ou para tornar o ambiente mais agradável. O que não for necessário, pode ficar para depois ou até mesmo de lado.

3. Espaços entre os móveis

Na decoração de apartamento pequeno é comum querer ocupar todos os espaços. Mas é preciso cuidado para que, mesmo aproveitando bem os ambientes, a boa circulação seja mantida. 

Dica: depois de tirar as medidas (aquela dica que demos no início da matéria), faça uma simulação visual colando fita adesiva onde o móvel vai ficar. Se preferir, use pedaços de papelão. Assim, você terá uma noção melhor do espaço que será ocupado antes mesmo de decorar.

Leia também: Aprenda a determinar a altura ideal para TV da sala

Saiba como encontrar o apartamento pequeno ideal para você

Ao entender como fazer a decoração de apartamento pequeno, você passa a entender melhor o que quer para o seu lar. Se precisar encontrar um novo lugar para morar, é importante já filtrar a busca desde o início com as suas preferências para poupar tempo. 

No QuintoAndar você conta com mais de 70 opções de filtros e diferentes recursos para te ajudar nessa procura. Assim, você pode definir o mínimo e o máximo de metros quadrados do seu próximo lar desde os primeiros cliques!

Prefere morar em uma kitnet ou studio? Basta dar um clique e, pronto, você encontra diferentes opções já com esse foco. 

Além disso, na maior plataforma de moradia do país você também conta com fotos de boa qualidade, tiradas por profissionais. Dessa forma, fica mais fácil perceber em poucos cliques se um apartamento pequeno é do jeito que precisa. 

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.