Você acabou de alugar um apartamento com a pintura estalando de nova. E aí vem aquele receio de fixar objetos de decoração e seus quadros na parede. Mas não se preocupe. Você tem que se sentir em casa e, pra isso, deve decorar o novo lar da forma que achar melhor. Pois saiba que um fixador de quadros pesados não precisa, necessariamente, ser um prego ou um parafuso!

O site da revista Casa Claudia fez uma lista de soluções práticas pra você mudar a cara de um ambiente sem grandes esforços. São 7 dicas pra decorar suas paredes sem marteladas ou sem a sujeira e o barulho de uma furadeira.

Esse tipo de material você encontra facilmente em lojas de material de construção, grandes papelarias e até mesmo em lojas de R$ 1,99. Siga as dicas!

1. Massa adesiva

Cole pôsteres e pequenos quadrinhos com massa adesiva. É bem simples de usar. Basta tirar um pedaço, enrolar e colar atrás dos papéis.

2. Fita dupla face de espuma

Agora, se você deseja pendurar uma obra mais pesada, a dica é usar uma fita adesiva para pendurar quadros com dupla face. Um exemplo é a fita banana. Basta alinhar a fita à borda dos quadros. Eles vão ficar fixos na sua parede por muito tempo.

3. Fixar objetos com velcro

Este tipo de fixador adesivo suporta até 500 g. De um lado, ficam as fitas adesivas pra colar no quadro e na parede. E do outro, superfícies de pequenos ganchos com velcro. Mas atenção: procure alinhar bem as extremidades, pro seu objeto de decoração não ficar torto!

4. Ganchos adesivos

Muito práticos e multiuso, os ganchos adesivos têm várias utilidades. Servem como cabideiros, porta-chaves e até pra segurar quadros. O que vai definir a utilização é o tamanho da fixação do adesivo.

E você encontra em muitos modelos: transparentes (quase invisíveis!), brancos, coloridos e com ornamentos. Não esqueça de ler na embalagem o peso que eles suportam.

5. Fecho metálico adesivo

Sabe aquele quadro ou porta-retrato que vem com uma parte específica pra encaixar em um prego? Você consegue fixá-lo na parede sem precisar do martelo ou da furadeira. Basta colar um fecho metálico, que já vem com uma espécie de prego embutido.

6. Suportes perfurados

Suporte de madeira para pendurar coisas

Use sua criatividade e improvise com materiais simples. A ideia é criar uma grade, seja de madeira ou metal, e colocar os pregos ou ganchos onde gostaria de pendurar os quadros. Depois, é só encostar entre a parede e o sofá pra ter uma decoração única!

7. Fios

Fios na parede

Quer que o suporte na parede faça parte da decoração? Use barbantes ou qualquer tipo de fio. Cole com adesivos transparentes. Você terá um mural super diferente, que vai dar uma cara mais descontraída ao ambiente.

Lembre-se: O seu lar é o seu refúgio. Decore-o da forma que achar melhor. Apenas fique atento para devolvê-lo ao proprietário da mesma forma como estava no início do contrato.

Se sua única opção é furar a parede, peça ajuda ao zelador do prédio, pra evitar canos de água e gás. Ou locais por onde possam passar os fios elétricos. E se prepare para, caso deseje sair do imóvel ao final do contrato, preencher os buracos com gesso ou massa corrida antes da pintura.

Bora deixar a casa com a sua personalidade?