Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Ainda que as folhagens e o verde tomem conta dos quintais, além dos enfeites para jardim, investir em flores nunca sai de moda e pode ser uma boa alternativa para levar mais alegria e cor para o ambiente. Se você quer montar um jardim florido e, ao mesmo tempo, com personalidade, selecionamos 8 espécies de flores para jardim

Você pode cultivá-las em canteiros ou trepadeiras, sol pleno ou meia-sombra, basta escolher as espécies que mais combinam com você. Mas uma coisa é certa: suas cores e perfumes vão dar um toque especial ao quintal! 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: 7 flores para dentro de casas para cultivar e decorar seu lar  

1. Girassol

Quem não gosta de Girassol, não é mesmo? Ela se destaca de longe pela cor e pelo formato e é facilmente reconhecida pelas suas pétalas amarelas. Muitos acreditam que o Girassol significa felicidade e sua cor pode simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade, refletindo a energia positiva que emana do sol.

Sobre os cuidados com a flor, como o próprio nome já indica, ela gosta de luz solar. Apesar da sua aparência delicada, o Girassol é considerado uma espécie resistente às secas e não precisa de regas constantes: uma vez por semana costuma ser o suficiente para deixar sua planta cheia de energia.

2. Lavanda

Famosa pelo seu aroma inconfundível, a Lavanda é uma planta bastante usada para fins cosméticos e medicinais, por conta de suas propriedades relaxantes e calmantes. Ela possui pétalas azuis ou roxas e fica ainda mais bonita quando plantada em pequenas cercas-vivas, jardineiras ou arbustos isolados.

E para garantir que você escolha essa espécie para o seu jardim, saiba que é uma planta de fácil cultivo: gosta de sol, solo calcário e terra bem drenada. A rega deve ser feita a cada dois dias ou até uma vez por semana em períodos com muita umidade no ar. 

3. Begônia

Se você busca versatilidade, a Begônia é a flor ideal para decorar o seu jardim, pois você encontra uma grande variedade de espécies e cores. Além disso, ela pode ser cultivada tanto em jardins, em canteiros e parapeitos, como dentro de casa, em vasos ou jardineiras. 

Os cuidados são simples: para garantir que floresça durante todo o ano, tente manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. E quando for regar, evite molhar as folhas, já que isso poderá causar fungos.

4. Rabo-de-gato

Como o próprio nome já sugere, essa flor lembra bastante um rabo de gato. Ela possui flores avermelhadas com uma haste que parece pelúcia e florescem, praticamente, o ano todo, especialmente na primavera e no verão. 

Além disso, por não demandar muitos cuidados e manutenção, a Rabo-de-gato se torna a escolha perfeita para iniciantes em jardinagem. No entanto, vale um alerta: essa espécie não tem resistência contra geadas e temperaturas muito baixas e o solo deve ser fértil e adubado para garantir que as flores apareçam.

5. Gardênia

Conhecida pelo seu perfume forte e doce e coloração branca, as Gardênias florescem entre a metade da primavera e o começo do verão. As flores variam entre simples ou dobradas e também de tamanho, além disso, possui propriedades medicinais e é bastante usada em temperos culinários. 

Outra curiosidade é que da polpa amarela de seus frutos, são extraídos corantes para o artesanato e a indústria. 

A espécie é um pouco mais complicada de cultivar do que as opções anteriores: por ser muito delicada, é necessário deixá-la em ambientes iluminados, mas nunca em luz solar direta, já que suas folhas podem queimar. Já a rega deve ser feita constantemente, mas sem encharcá-la, já que pode gerar fungos.

6. Azaleia

A Azaleia é uma das flores para jardim que caiu no gosto popular e já se faz presente em muitos lares. Por ser facilmente plantada em vasos, nossa recomendação é utilizá-la em jardins verticais. Além disso, suas flores se adaptam facilmente aos diversos tipos de ambiente, sejam internos ou externos. 

Para que a sua azaleia dê flores todos os anos, faça uma poda de limpeza após as floradas e, nessa mesma época, faça a adubação com composto bem curtido. Quanto a rega, você pode fazer um pouco a cada dia. 


Leia também:Como fazer um jardim vertical em 4 passos

7. Madressilva

Mais uma opção de trepadeira, a Madressilva pode chegar a até 9 metros de altura e é considerada uma espécie ornamental. Suas flores costumam florescer brancas e envelhecem amarelas. 

Essa espécie prefere climas amenos e frios e deve ser cultivada sob sol pleno. Já o seu  plantio pode ser feito tanto em vasos quanto diretamente no chão, desde que haja uma escora para seu desenvolvimento, como uma parede ou pergolado, e as regas devem ser regulares – mas, claro, sem deixar o solo encharcado. 


Leia também:Aprenda como fazer um pergolado em madeira para a sua casa

8. Alamanda

Apesar de florescer mais na primavera e no verão por conta do sol e do calor, as Alamandas são flores que adoram o sol e florescem durante todo o ano. Elas se formam, principalmente, na cor amarela, mas também podem ser encontradas nas cores roxa e rosa.

Por se tratar de uma trepadeira, ela pode ser cultivada em cercas e muros e necessita de podas regulares. No quesito rega, o ideal é fazer regularmente, mas sem deixar o solo encharcado. Em climas mais amenos e frios, basta regar quando não houver chuvas.

Flores para o seu jardim dos sonhos  

Agora que você já conheceu 8 indicações de flores para jardim, já é possível escolher quais espécies são as suas preferidas e colocar a mão na massa para deixar o seu espaço com mais vida e colorido. E se você está à procura de um novo local para morar, conte com o QuintoAndar
Aproveite para utilizar os mais de 70 filtros de pesquisa para refinar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual – inclusive achar o cantinho que será o seu novo jardim.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar