Quer dar um up na decoração da sua casa sem gastar muito? Além de dar uma incrementada nos cômodos, fazer uma meia parede pintada está em alta nas tendências de decoração e é uma forma simples de transformar um ambiente. 

Usando a criatividade, você pode fazer diferentes composições de cores, formas e texturas. E como resultado, você dá um toque especial e uma repaginada no seu lar sem precisar de muitos materiais. Confira, neste artigo, algumas dicas para você se inspirar e arrasar na decoração. Vamos lá?  

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Passo a passo de como fazer tinta em casa  

O que é uma meia parede? 

Conhecida como “half painted wall” ou “meia parede pintada” em portugues, essa técnica é, basicamente, pintar a parede pela metade para trazer um toque moderno ao ambiente. Tenha em mente que as tonalidades claras ajudam a proporcionar uma sensação de amplitude e, o mais comum, é que a cor mais clara fique em cima e a mais escura, embaixo. 

Por mais que a técnica mais comum seja na horizontal, você pode usar e abusar da criatividade nesse momento. Veja algumas outras opções: 

  • Horizontal: essa técnica, normalmente, é aplicada sobre uma parede branca na qual metade permanece na cor origina,l e a outra metade é que recebe a nova cor. A dica é não fazer a pintura exatamente na metade para não achatar a parede. 
  • Vertical: a meia parede vertical não é tão comum, mas pode te surpreender se deseja ampliar o pé direito fazendo-o parecer mais alto. A dica é apostar em cores mais contrastantes entre si.  
  • Diagonal: quer mais modernidade e originalidade? Então, a meia parede diagonal pode ser uma opção, além de abrir espaço para criar figuras geométricas com a pintura. 
  • Inacabada: esse tipo de técnica dá a sensação de que a parede não terminou de ser pintada, isso porque as marcas do rolo ou do pincel ficam visíveis. 

Dicas de como fazer meia parede pintada

Agora que você já sabe o que é uma meia parede pintada e a principais formas de fazer essa técnica, veja a seguir o passo a passo e mãos à obra:  

1. Forre o chão 

Para proteger o chão, recomendamos que você utilize papelão ou lonas para forrar. Mas, caso não tenha esses materiais em casa, você pode reutilizar jornal ou plástico para proteger o piso da tinta. 

2. Defina o limite da pintura

Depois de forrar o chão, é necessário definir os limites da parede, ou seja, o que você não quer pintar ou sujar com tinta, como as laterais da parede, por exemplo. Opte por fazer esse passo com a ajuda de uma fita crepe e aproveite esse momento para tirar os aparelhos das tomadas, caso você tenha algum próximo da parede a ser pintada.

3. Prepare a parede

Se a sua parede estiver com algum furo, é bom fechá-lo passando massa corrida e, logo após, lixar a superfície da parede. Depois disso, o ideal é passar um pano seco para tirar a poeira acumulada ou qualquer outro tipo de manchinha que pode ter surgido.

4. Meça a altura

Não existe uma altura certa para pintar a meia parede, por isso, veja referências de modelos que gosta e solte sua criatividade. Você pode utilizar a altura da janela, da prateleira ou até mesmo da porta como referência para fazer a pintura. 

Em quartos, por exemplo, a meia parede pode virar uma cabeceira de cama, marcando o espaço dedicado ao móvel. Além disso, também pode ajudar a demarcar um mesmo cômodo para mais de um espaço como uma área de TV ou uma sala de jantar, por exemplo.

5. Faça as marcações

Para que a pintura fique perfeita, a dica é fazer marcações na parede. Para isso, use lápis e trena para marcar os pontos ao longo da parede e, depois, utilizar a fita crepe para ligá-los. Caso os pontinhos ainda apareçam após a pintura, você pode apagar com uma borracha comum. 

6. Pinte a parede 

Agora, é só pegar um pincel ou um rolo e pintar sua meia parede. Para facilitar o processo, comece com o pincel fazendo os rodapé. Logo depois, passe o rolo pelo resto da parede e espere a primeira mão de tinta secar para pintar a parede pela segunda vez.

7. Retire as fitas

Por fim, retire a fita ainda com a tinta úmida para evitar que ela lasque. Portanto, tome cuidado na hora de tirar a fila para garantir que a sua pintura fique com um acabamento impecável. E pronto: a sua meia parede pintada está feita! 

Seu lar seguindo tendências de decoração 

E aí, gostou das nossas dicas e inspirações de meia parede pintada? Agora que você aprendeu, já pode planejar fazê-la na sua casa. E caso você esteja pensando em se mudar, para decorar um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar.

Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques. 

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Assim, já é possível começar a pensar como vai ser a decoração dos espaços e, inclusive, imaginar os ambientes que você vai decorar com essa tendência de pintura.