As mesas de cabeceira podem parecer apenas mais uma mobília obrigatória na decoração do quarto, mas quando bem trabalhadas, podem fazer a diferença no ambiente.

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem, é que você pode ter uma mesa de cabeceira apenas reinventando alguns móveis e usando materiais comuns! Assim, você ganha uma peça bonita e funcional e ainda dá uma cara nova para o seu quarto.

Pensando nisso, abaixo separamos 9 ideias de mesas de cabeceira diferentes para você se inspirar e montar no seu quarto. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que é uma mesa de cabeceira e qual a sua função?

A mesa de cabeceira é aquele móvel que fica do lado da cama. Assim, tem pessoas que usam uma de cada lado ou em apenas um dos lados da cama.

Nesse sentido, sua função é servir de apoio para itens mais usuais do dia a dia, guardar objetos variados e também colocar algum porta-retrato com foto da família ou item decorativo, por exemplo.

O mais interessante sobre as mesas de cabeceira é que, não necessariamente, precisa ser uma mesa. Por ser um móvel versátil, existem diversas opções e modelos, mas a função continua sendo a mesma. 

Assim, é possível usar a criatividade e criar modelos diferentes sem gastar muito. 

Júlia Burrel

Arquiteta na Burrel Arquitetura

Pessoas que se identificam com um estilo de decoração criativo e descomplicado tendem a gostar mais das mesas de cabeceiras diferentes. Sendo assim, se você é adepto do estilo industrial, retrô ou boho, pode gostar dessas sugestões alternativas.

 

Como escolher mesas de cabeceira?

O primeiro passo para escolher uma mesa de cabeceira para o seu quarto é definir o espaço disponível e encontrar um móvel que caiba nesse lugar. 

Além disso, você deve pensar no estilo de decoração do seu quarto para ela seguir o mesmo decór e o que você quer colocar na mesinha.

Ou seja, você deve pensar em qual modelo atende suas necessidades, seu gosto pessoal e reflete sua personalidade. É recomendado também pensar em um modelo que caiba os itens que você quer colocar ali, como livros, porta-retratos, luminárias, entre outros.

Fazendo esse exercício, fica mais fácil escolher o móvel, visualizar a decoração do quarto e também pensar em ideias diferentes de personalização de móveis antigos e DIY.  

A arquiteta Júlia Burrel, da Burrel Arquitetura, dá algumas dicas de como inovar na hora de escolher o móvel, caso seu objetivo seja mais decorativo e não usual: “Como mesas de cabeceira alternativas, quando não se tem a necessidade de armazenar itens ali, mas sim ter um apoio, você pode usar alguns objetos que jamais pensou: banco, sapateira, carrinho de bar e até uma mesa com bandeja removível”.

9 ideias de mesas de cabeceira diferentes para você se inspirar

Agora que você já sabe as principais dicas de como escolher uma mesa de cabeceira, abaixo separamos 9 modelos diferentes e com um ótimo custo-benefício. Confira!

1. Cadeira ou banquinho

Quarto com cadeira e banquinho, um de cada lado, próximo a cabeceira da cama. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto com cadeira e banquinho, um de cada lado, próximo a cabeceira da cama.

Se o orçamento está apertado, mas você sente falta de uma mesa de cabeceira próxima a cama, uma ideia é usar uma cadeira ou um banquinho no local do móvel, como na foto acima.

Desse modo, aposte em modelos mais antigos de cadeira ou aquelas de acrílico bem elegantes para dar um glow-up na decoração.

Se você preferir um banquinho, pinte ele de uma cor forte, como amarelo, azul, verde ou laranja — para ser um ponto de atenção no quarto. 

Outra dica é personalizar o banquinho, assim, você pode desenhar galhos com flores, usar uma tinta com glitter ou até mesmo colocar um vinil no local do assento, para ficar diferente.

2. Mesa de cabeceira suspensa

Seu quarto é no estilo minimalista ou moderno? Então invista em uma mesa de cabeceira suspensa. 

Um modelo que é tendência e vem ganhando destaque nas decorações, são as mesas de cabeceira embutidas junto à cama ou cabeceira, dando a impressão de que estão suspensas, como mostra a foto acima.

Não se esqueça de investir em uma iluminação direta nesses móveis, para conferir o destaque que merecem.

3. Prateleiras

Quarto infantil com mesa de cabeceira de prateleira. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto infantil com mesa de cabeceira de prateleira.

Outra dica diferente, que fica bem criativo, são as prateleiras como mesas de cabeceira, assim como a imagem acima. 

Você pode colocá-las no nível que seria a mesinha e, assim, elas ganham uma roupagem diferente de quando postas nas partes mais altas da parede.

Desse modo, você pode comprar uma prateleira ou uma chapa de MDF, pintá-las de uma cor mais escura — para não acumular sujeiras e poeira — e fixá-las na parede. 

4. Nichos

Quarto de casal minimalista com nicho ao lado da cabeceira. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto de casal minimalista com nicho ao lado da cabeceira.

Sim, os nichos podem ser usados como mesas de cabeceiras também. Aposte em modelos maiores e, se não quiser ter mais trabalho, não os pendure na parede mas deixe-os encostados ou instale rodinhas, como mostra a imagem acima. 

Assim, você pode aproveitar o meio do nicho para colocar alguns livros e na parte de cima usar como apoio para itens da rotina.

Aqui a dica é a mesma das prateleiras, pois, por mais que nichos brancos sejam clássicos e dão ideia de organização, se você escolher pintá-los dessa cor, saiba que a limpeza deve ser frequente. O tom de areia é uma opção para quem gosta do branco, mas não quer limpar diariamente.

Agora, se você quer ousar, use uma tinta preta, cinza, dourada ou prata para dar destaque aos nichos – além, é claro, da opção em madeira.

5. Escadas

Quarto de casal com mesa de cabeceira de escada. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto de casal com mesa de cabeceira de escada.

Quer deixar seu quarto mais zen, minimalista e artístico? Invista em uma escada como mesa de cabeceira. 

Além de aproveitar os degraus como apoio, elas deixam a decoração mais intimista, aconchegante e criativa.

Use os modelos de madeira e de, no máximo, cinco degraus. Você pode deixar a escada em sua cor natural, como na foto acima, ou pintá-la de cores claras.

6. Pallets ou caixote de madeira

Quarto de casal com caixotes de madeira ao lado da cabeceira da cama. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto de casal com caixotes de madeira ao lado da cabeceira da cama.

Outra opção que tem como objetivo o reaproveitamento de materiais é usar pallets ou caixotes de madeira para fazer sua mesinha. 

E não é preciso muito trabalho, pois basta lixar e pintar esses itens. Você pode colocá-los na vertical, aproveitar o espaço em aberto para colocar livros, por exemplo, e usar a parte de cima como apoio.

Ou seja, o custo é baixo, a decoração é no estilo rústico e o reaproveitamento de materiais é uma forma de ajudar o meio ambiente.

7. Pilha de revistas ou livros 

Quarto de casal com mesa de cabeceira de pilha de revistas e livros. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto de casal com mesa de cabeceira de pilha de revistas e livros.

Sabe aquelas revistas e livros que você guarda no armário? Então, eles podem virar sua mesa de cabeceira. É uma ideia bem diferente, mas que transmite a personalidade leitora de quem mora ali. 

Desse modo, empilhe as revistas e livros e use a base como apoio e suporte. Você pode até colocar um abajur em cima, como na foto, para garantir a sofisticação e modernidade do décor.

8. Malas antigas

Quarto de casal com mesas de cabeceira de malas antigas. Imagem disponível em Getty Images.
Quarto de casal com mesas de cabeceira de malas antigas.

Na casa dos seus avós têm aquelas malas antigas ou baús usados antigamente? 

Então, garimpe-os, pois esses itens ficam ótimos como mesas de cabeceira. Além do estilo vintage, é possível guardar mais coisas dentro, como roupas de cama.

Desse modo, a parte de cima da mala ou baú deve ser plano para você utilizar como apoio para outros itens e para garantir que a estrutura fique firme. 

9. Blocos de concreto

Se você gosta do estilo de decoração industrial, então fazer uma mesinha de cabeceira com blocos de concreto é a opção perfeita para o seu quarto. 

Além de deixar o cômodo criativo, você pode encaixar os blocos de uma forma que fique um espaço no meio para colocar outros itens como livros e abajures.

Vale lembrar que esses blocos você encontra em lojas de construção e a ideia é deixá-los na cor natural, mas se você quiser pintá-los, pode ser uma opção também.

Precisa de um quarto maior para fazer a decoração dos sonhos?

Se você passa dias pensando em maneiras de decorar seu quarto, mas seu atual imóvel não tem espaço para colocar essas ideias em prática, nós temos uma solução para você!

Aqui no QuintoAndar você pode pesquisar casas e apartamentos de todos os tamanhos, para alugar ou comprar, em mais de 75 cidades brasileiras. 

Com os mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você procura por um imóvel que atenda exatamente às suas necessidades. 

E, com as fotos dos nossos fotógrafos profissionais, você já pode começar a planejar a decoração do seu novo quarto com direito a uma mesa de cabeceira diferente!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.