Você já se perguntou como é morar em Santa Catarina? Pois se você está buscando um lugar para chamar de lar na Região Sul do país, o estado que fica entre o Paraná e o Rio Grande do Sul é repleto de cidades que são verdadeiras referências em qualidade de vida, entre elas a capital Florianópolis, primeira colocada no ranking de cidades inteligentes no Brasil.

O estado oferece uma diversidade impressionante de paisagens e oportunidades que atrai moradores e visitantes, seja no litoral ou no interior catarinense.

A seguir, vamos explorar o que Santa Catarina tem a oferecer em termos de infraestrutura, qualidade de vida e outras informações essenciais para quem deseja encontrar um novo lar na região catarinense.

Por que morar em Santa Catarina?

Morar em Santa Catarina é poder desfrutar de uma qualidade de vida excepcional e ter acesso a uma variedade de recursos que tornam o dia a dia mais fácil e agradável.

A região tem o 3° melhor índice de desenvolvimento humano do país, de 0,792,  segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), oferecendo uma infraestrutura de qualidade, cenários de paisagens deslumbrantes e uma atmosfera acolhedora que atrai moradores e turistas de todo o Brasil e do mundo.

Economia

Santa Catarina é um dos principais pólos econômicos do Brasil, com uma diversidade de setores que impulsionam seu desenvolvimento.

A indústria têxtil, agroindustrial, de cerâmica e de máquinas e equipamentos são apenas alguns exemplos da força econômica do estado.

Grandes empresas, como BRF, BMW, Busscar, Tigre, Bunge e Aurora, têm unidades ou estão sediadas em solo catarinense, contribuindo para a geração de empregos e o crescimento econômico da região.

Além disso, o turismo desempenha um papel fundamental na economia de Santa Catarina, com suas praias deslumbrantes, natureza exuberante e uma variedade de opções de lazer.

Assim, o estado atrai turistas de todo o mundo, gerando receita e oportunidades de negócios para a comunidade local.

Qualidade de vida

Santa Catarina orgulha-se de seus índices sociais elevados e de sua preocupação com o bem-estar de seus habitantes.

Com a menor taxa de desigualdade econômica do país, o estado promove uma distribuição equitativa de recursos e oportunidades.

Além disso, possui o índice de expectativa de vida mais alto do Brasil e a terceira menor taxa de mortalidade infantil, refletindo o compromisso com a saúde e o bem-estar de sua população.

A educação também é uma prioridade em Santa Catarina, que conta com a terceira menor taxa de analfabetismo do país.

Infraestrutura

Além de sua forte economia e qualidade de vida excepcional, Santa Catarina é reconhecida por suas cidades que oferecem um ambiente propício para uma vida plena.

De acordo com o ranking Connected Smart Cities 2023, diversas cidades catarinenses destacam-se em diferentes aspectos:

  • Joaçaba e Rio do Sul figuram entre as melhores cidades pequenas para se viver no Brasil, oferecendo um ambiente tranquilo e acolhedor para seus habitantes.
  • Florianópolis é líder em infraestrutura, garantindo serviços de qualidade e uma excelente experiência urbana para seus moradores.
  • Na área da saúde, Florianópolis, Balneário Camboriú e Jaraguá do Sul se destacam como algumas das melhores cidades para se viver, oferecendo acesso a serviços médicos de alto padrão.
  • Quando se trata de economia, cidades como Itajaí, Navegantes, Camboriú, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul e Joinville estão entre as 10 melhores do país, impulsionando o crescimento econômico regional.
  • O transporte público também é uma prioridade em Santa Catarina, com cidades como Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Itajaí e Blumenau oferecendo sistemas eficientes e acessíveis.
  • Para os aposentados em busca de tranquilidade, Florianópolis e Balneário Camboriú estão entre as melhores cidades, oferecendo uma atmosfera relaxante e infraestrutura adaptada às necessidades dos idosos.
  • Os estudantes também encontram em Santa Catarina um ambiente propício ao aprendizado, com Florianópolis sendo reconhecida como uma das melhores cidades para estudar no Brasil. Veja algumas opções de escolas particulares e faculdades em Floripa;
  • E quando se trata de segurança, Jaraguá do Sul e Brusque são apontadas como algumas das cidades mais seguras do país, proporcionando tranquilidade e paz de espírito para seus habitantes.

Mas se até aqui você ainda tem dúvidas, listamos outros motivos pelos quais Santa Catarina também pode ser considerada um ótimo lugar para se chamar de lar:

  • Diversidade: Santa Catarina combina diversas culturas que enriquecem a vida cotidiana. Com festivais, gastronomia típica e manifestações artísticas, você terá a oportunidade de mergulhar em diferentes tradições e sabores;
  • Gastronomia: Dos frutos do mar frescos da costa à deliciosa culinária alemã das cidades do interior, Santa Catarina oferece uma ampla variedade de sabores para satisfazer todos os paladares, como os pratos tradicionais do famoso “barreado” ou as irresistíveis cuca e linguiça de Blumenau;
  • Lazer: Ao longo do ano, Santa Catarina oferece uma agenda repleta de eventos culturais, festivais de música, exposições e atividades recreativas para todas as idades. Seja no Carnaval de Florianópolis, no Festival de Dança de Joinville ou na Oktoberfest de Blumenau, sempre há algo pulsante em SC.
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

O que saber antes de morar em Santa Catarina?

Antes de fazer de Santa Catarina o seu lar, é importante entender alguns aspectos essenciais que podem influenciar a sua experiência e qualidade de vida.

Embora o estado seja conhecido por sua beleza natural e qualidade de vida, há alguns pontos importantes a serem considerados:

  • Clima variado: Santa Catarina possui uma diversidade climática significativa, que pode variar do calor à neve, de acordo com a região. Enquanto o litoral tende a ter um clima mais quente e úmido, as áreas serranas podem ser mais frias, especialmente durante o inverno. Por isso, é importante considerar suas preferências climáticas ao escolher o local para morar;
  • Custo de vida: Embora ofereça uma excelente qualidade de vida, o custo de vida em Santa Catarina pode variar dependendo da cidade e do estilo de vida desejado. As áreas mais turísticas e desenvolvidas tendem a ter um custo de vida mais elevado, enquanto cidades menores e do interior podem ser mais acessíveis;
  • Trânsito e infraestrutura: Algumas cidades catarinenses, especialmente as mais populosas, podem enfrentar problemas de trânsito durante horários de pico, como em outras regiões. Além disso, a infraestrutura pode variar de cidade para cidade, com algumas áreas tendo mais acesso a serviços públicos e comodidades do que outras;
  • Segurança: Embora SC seja geralmente considerada um estado seguro, é sempre importante pesquisar sobre a segurança da região específica em que você pretende morar. Para te ajudar a fazer uma pesquisa detalhada antes de tomar uma decisão, vale conferir as cidades consideradas mais seguras da região;
  • Moradias: Santa Catarina oferece uma ampla variedade de opções de moradia, desde apartamentos no centro das cidades até casas em bairros residenciais e propriedades rurais. Então, é importante considerar suas preferências de estilo de vida e necessidades individuais ao escolher o local e o tipo de moradia;
  • Oportunidades de emprego e educação: Antes de se mudar para SC, é fundamental avaliar as oportunidades de emprego e o sistema educacional disponível na região. Embora o estado ofereça uma economia diversificada e uma boa oferta de escolas e universidades, pode ser útil pesquisar sobre o mercado de trabalho desejado e as instituições educacionais locais.

Quais são as vantagens de morar em Santa Catarina?

Santa Catarina se destaca como uma excelente opção para moradia, oferecendo alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), uma economia robusta e diversificada, além de belezas naturais.

Como falamos até aqui, se trata de um estado que proporciona boa qualidade de vida, impulsionada por sua forte economia, puxada por setores como o agronegócio, indústria, comércio e turismo.

No entanto, por se tratar de uma região valorizada, o custo de vida tende a ser um pouco mais caro do que em outros estados brasileiros.

Melhores cidades de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina oferece uma ampla variedade de cidades com diferenciais atrativos para quem busca um novo lugar para chamar de lar.

A seguir, listamos algumas cidades catarinenses que você pode explorar para conhecer mais sobre a região:

Florianópolis

Capital de Santa Catarina, Florianópolis é reconhecida como uma das melhores cidades para se viver no país, com mais de 530 mil habitantes e o 3° melhor índice de desenvolvimento humano entre todos os municípios do Brasil.

Com suas praias deslumbrantes, clima ameno e qualidade de vida excepcional, Florianópolis atrai moradores em busca de uma vida equilibrada entre trabalho e lazer.

Além das belezas naturais, a cidade oferece uma infraestrutura completa, liderando o Ranking Geral do Connected Smart Cities 2023, das cidades inteligentes no Brasil, com serviços de saúde, educação e lazer de alta qualidade.

Na região, o mercado de trabalho é diversificado e está em constante crescimento, sendo ideal para profissionais de diversas áreas, principalmente no segmento tecnológico, já que é conhecida também como a Ilha do Silício.

Então, para quem busca morar próximo às praias da Ilha da Magia ou em outros bairros com infraestrutura continental, Florianópolis oferece opções para diferentes estilos de vida.

More em Florianópolis

Que tal morar em algum dos melhores bairros da Capital Catarinense? Clique aqui para conferir a oferta de imóveis para alugar no Centro de Florianópolis ou veja algumas opções selecionadas abaixo.

São José

Na região metropolitana de Florianópolis, a cidade de São José tem mais de 250 mil habitantes e combina o encanto do litoral catarinense com a praticidade de uma cidade moderna.

Para quem busca a cidade como nova morada, vale saber que sua economia está em crescimento, enquanto a infraestrutura desenvolvida oferece oportunidades de emprego e qualidade de vida para seus moradores.

Com uma ampla oferta de serviços, escolas e opções de lazer, São José pode ser uma escolha para famílias e profissionais em busca de equilíbrio entre trabalho e bem-estar.

Além disso, a cidade oferece uma variedade de bairros com comércios, serviços e praias a poucas distâncias para lazer, contribuindo para uma vida equilibrada e satisfatória.

Com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) elevado, de  0,809, São José destaca-se como uma das 30 melhores cidades para se viver em Santa Catarina e no país.

Palhoça

Próxima à São José, Palhoça garante uma infraestrutura completa para mais de 220 mil habitantes, inclusive em proximidade a praias paradisíacas, como a famosa Guarda do Embaú.

Distando apenas 20 km do centro de Florianópolis, pelas vias BR-282 e BR-101, Palhoça é uma cidade em ascensão, com investimentos em serviços públicos, educação e áreas de lazer.

Além disso, a cidade possui uma série de bairros com infraestrutura e cena cultural com variedade de opções, como restaurantes, bares e eventos locais, proporcionando momentos de lazer para todos os gostos.

Palhoça tem uma economia diversificada e em crescimento, com destaque para os setores comercial, de serviços, indústria e turismo, proporcionando empregos e oportunidades de negócios para seus moradores.

Blumenau

Conhecida como a “Pequena Alemanha”, Blumenau é considerada uma das melhores cidades de Santa Catarina.

A cidade é lar de mais de 360 mil habitantes e se destaca pelos índices de qualidade de vida, alcançando um IDH muito elevado, de 0,806.

A economia local prospera principalmente nos setores têxtil, metalúrgico, mecânico e de informática, enquanto oferece uma infraestrutura completa, com hospitais, instituições de ensino, parques e comércios.

Ícone da cidade, a Vila Germânica é um complexo cultural e turístico que celebra as tradições da imigração alemã, com festivais tradicionais, gastronomia típica e cervejas artesanais, como o Oktoberfest.

Joinville

Joinville é a maior cidade de Santa Catarina, lar de cerca de 600 mil habitantes, despontando também entre os índices de qualidade de vida mais elevados do país, de 0,809.

Oferecendo uma infraestrutura completa em saúde, educação e lazer, a cidade proporciona oportunidades de emprego e crescimento profissional em diversos setores, principalmente industrial, tecnológico e têxtil.

Localizada na região norte do estado, próxima ao litoral catarinense, oferece acesso às praias de São Francisco do Sul, o Parque Natural Municipal da Caieira se destaca como um dos pontos de encontros de moradores para atividades de lazer ao ar livre e contemplação da natureza local.

Descubra o lugar perfeito para chamar de lar em Santa Catarina com o QuintoAndar

Está pensando em sair de onde vive atualmente, agora que você já sabe como é morar em Santa Catarina? Pois além de artigos como este, que trazem informações sobre o que o estado e suas cidades oferecem, o QuintoAndar também ajuda você a encontrar um novo lar na região!

Veja só como é simples: ao acessar nossa plataforma de moradia, pelo site ou app do QuintoAndar, você encontra casas e apartamentos com facilidade para alugar em Santa Catarina.

E para sua pesquisa ficar ainda mais assertiva, aproveite nossos mais de 75 filtros de busca e encontre o lar que é mais a sua cara!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.