Um dos atrativos de morar no interior paulista é a possibilidade de desbravar o Parque da Cidade Jundiaí.

Essa área verde é uma opção de lazer gratuita para pessoas de todas as idades, principalmente aos fins de semana e feriados, e tornou-se um dos cartões postais da cidade. 

No entanto, o Parque é apenas um dos atrativos de viver na 2ª melhor cidade do país em qualidade de vida, de acordo com dados do Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 2021. 

Que tal conhecer um pouco mais do município e do Parque da Cidade em Jundiaí?

Navegue pelo conteúdo:

Como é viver em Jundiaí

O município está localizado a 48 km de São Paulo e a 39 km de Campinas, as principais cidades do estado. Por isso, atrai uma população interessada em tranquilidade, mas sem deixar de lado a facilidade de locomoção proporcionada pelas rodovias Anhanguera e Bandeirantes.

Com mais de 400 mil habitantes, segundo o IBGE, a cidade está longe de ser sossegada nos quesitos emprego, educação, lazer e cultura. Há muito o que se fazer na área. 

A cidade é sede de uma zona industrial com grandes empresas, como AmbBev, Siemens, BRF e ThyssenKrupp. Também há um crescente mercado ligado a operações logísticas, além de oportunidades necessárias para o funcionamento da cidade, nas áreas do comércio, saúde e educação. 

Falando em educação, o município tem quase 100% de suas crianças e adolescentes escolarizados, de acordo com o IBGE. A formação continua em centros universitários, como Senac, Unip, Anhanguera e a reconhecida Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Na região, não faltam opções de entretenimento. Com shoppings, cinemas, museus, teatros, praças, centro histórico e uma avenida com intensa vida noturna, a Nove de Julho, há sempre algo acontecendo na cidade.

O Parque da Cidade Jundiaí

A fim de incrementar as opções de lazer na cidade, em 2004 foi inaugurado o Parque da Cidade em Jundiaí. Desenvolvido e construído pela DAE (Departamento de Água e Esgoto), o local também teve como objetivo revitalizar o entorno da represa que abastece o município.

O espaço de 500 mil m² recebe 500 pessoas de segunda a sexta, mas se consolidou como opção de lazer aos finais de semana e feriados, quando chega a registrar aproximadamente 5 mil visitantes.

O parque conta com academia ao ar livre, playground, pista para caminhada, corrida e bicicleta, espaço para piqueniques e quadras esportivas, mas o destaque fica por conta das atrações a seguir:

Centro naútico

Como o parque fica localizado às margens da represa, há um espaço para a prática de esportes náuticos, como stand up paddle, vela e caiaque. A procura é alta nos meses de verão.

As experiências são proporcionadas diariamente pela ONG Velas do Japi, e é preciso consultar o preço no local. O projeto também visa a educação ambiental. 

Jardim japonês

jardim japonês, no parque da cidade. Portão vermelho, tradicional da cultura japonesa, no meio da grama, com diversas flores e arbustos em volta

Logo na entrada do espaço, há o Torii, aquele tradicional portão vermelho que pode ser encontrado no paisagismo dos jardins japoneses. O local possui pequenas cachoeiras, lagos, cursos d’água e pontes. É um espaço relaxante e reduto de praticantes de ioga e Tai Chi Chuan.

Pistas de modelismo

São três pistas: uma de aeromodelismo, com hangar coberto, e duas de automodelismo, uma pavimentada e outra off road com obstáculos. 

O parque não fornece o equipamento e, para usar a pista de aeromodelismo, é preciso ter cadastro junto à Cobra (Confederação Brasileira de Aeromodelismo) e na administração do local. 

Aluguel de bicicleta

Quem não tem a própria bike pode alugar uma das opções disponíveis no parque, inclusive bicicletas adaptadas para visitantes PcDs. Basta se dirigir à administração do parque e fazer o pagamento correspondente às horas de utilização.

Mundo das Crianças

criança, de máscara, olha para área conhecida como mundo das crianças, no parque da cidade. No centro, brinquedo colorido em formato de foguete

Inaugurado em 2020, o Mundo das Crianças é um anexo ao Parque. Com 170 mil m², 12 mil mudas de plantas nativas e três pomares, o espaço é totalmente acessível e dedicado aos pequenos — e visa estimular a interação com a natureza, as brincadeiras e a aprendizagem.

O local conta com estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas de descanso, fontes interativas e trilhas. Destacam-se uma sala de aula especial, em cima da árvore, e um foguete de 10m de altura.

Uma ampliação do espaço está prevista para os próximos anos, integrando a área da represa ao local. 

Regras do Parque da Cidade

Para frequentar esse espaço verde privilegiado, é preciso respeitar algumas regras. Veja quais são elas:

  • Não é permitida a entrada de animais de estimação;
  • Não é permitido alimentar os animais que vivem no local;
  • Não é permitido o uso de bexigas, churrasqueiras, som alto e consumo de bebida alcoólica;
  • Não são permitidas manifestações religiosas;
  • Não é permitida a realização de eventos sem autorização.

Parque da Cidade Jundiaí: Funcionamento

Desde agosto de 2021, o Parque da Cidade Jundiaí voltou ao seu horário de funcionamento normal, após um período de restrições imposto pelo enfrentamento à pandemia. 

O Parque está funcionando de segunda a sexta, das 6h30 às 19h e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. A entrada é permitida até uma hora antes do fechamento. 

O endereço do local é Rodovia João Cereser, Km 66 Pinheirinhos, Jundiaí

Procura de imóveis em Jundiaí

Já pensou em morar próximo ao Parque da Cidade e desfrutar de todo esse espaço? O mercado imobiliário está aquecido em Jundiaí e vem se recuperando nesta retomada econômica. 

A cidade é informalmente chamada de “joia do interior”, devido à alta procura nos últimos anos, inclusive durante a pandemia, quando atraiu moradores em busca de imóveis mais amplos e mais qualidade de vida. 

O QuintoAndar está pronto para ajudar você a encontrar a sua próxima casa ou apartamento em Jundiaí – ou em outras 40 cidades brasileiras.  

Aproveite nossos 66 filtros de busca para encontrar um imóvel que atenda a todas as suas necessidades. Explore o local escolhido com o nosso tour virtual ou visita por vídeo antes de fazer uma visita presencial – ainda mais se você mora em outra cidade ou tem pouco tempo livre.

Depois de selecionar o imóvel ideal, nossa equipe de consultores dará continuidade às operações. Eles resolverão todas as questões burocráticas e te acionarão apenas quando necessário!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui