Você tem vontade de mudar um cômodo da sua casa por completo sem precisar de muitos recursos e sem gastar muito tempo? Então você precisa conhecer a pintura setorizada. Esse tipo de método, que é uma grande tendência na decoração de interiores já há alguns anos, oferece facilidade nas mudanças de estilos e cores.

Neste artigo, falamos sobre as diversas formas de se fazer uma pintura setorizada. E trazemos também algumas inspirações para você aplicar na sua casa.

+ Leia também:
Pinturas diferentes de parede: dê sua cara à decoração de casa

Navegue pelo conteúdo:

Dicas de especialistas

Para falar sobre pintura setorizada, conversamos com Dayana Sacconi e Brenyze Fonseca, sócias do Studio Elementar Arquitetura, localizado na cidade de São Mateus, no Norte do Espírito Santo. 

Dayana Sacconi e Brenyze Fonseca

Sócias do Studio Elementar Arquitetura

“Aqui no escritório somos suspeitas ao defender a utilização desta técnica. Para nós, a principal vantagem da pintura setorizada é que podemos mudar um ambiente completamente e de forma muito rápida, simples, funcional e com um belo resultado”

Tipos de pintura setorizada

De acordo com Dayana e Brenyze, a pintura setorizada utiliza de técnicas e processos que podem delimitar ou destacar um espaço. E por esses aspectos, é possível aplicar métodos variados, sempre levando em consideração o efeito que se pretende dar ou o que se quer destacar.

Segundo as especialistas, os estilos mais comuns são:

Meia parede

A meia parede pintada é uma forma de pintura setorizada. De acordo com as sócias do Studio Elementar Arquitetura, quando a superfície é dividida na horizontal por cores diferentes, o espaço ganha em amplitude e fica mais longilíneo. 

Foto que ilustra matéria sobre pintura setorizada mostra uma cozinha que tem uma área com mesa de jantar delimitada por uma meia parede com metade para cima branca e azul na parte de baixo.
Cozinha com meia parede azul e branca (Foto: @_felco)

+ Leia também:
Dicas e inspirações de como fazer meia parede pintada

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Pintura de paredes próximas 

É quando a pintura de duas paredes ligadas, e até mesmo do teto e do piso, fazem a delimitação de um espaço dentro de um cômodo, determinado pela cor diferenciada. 

Elementos geométricos, orgânicos e lineares

São as diferentes formas que podem ser pintadas na parede, para dar um toque mais pessoal ainda à decoração.

Mistura de cores e tonalidades

Aqui, vale a pena você ter uma noção de combinação de cores, para não perder a mão na hora de fazer sua pintura setorizada.

Dayana Sacconi e Brenyze Fonseca

Sócias do Studio Elementar Arquitetura

“Mas uma coisa é certa: a utilização da pintura setorizada como elemento de design irá proporcionar um estilo único para seu ambiente, além de ser um método econômico e que pode ser feito por você mesmo”.

+ Leia também:
Combinação de cores: dicas para você não errar na hora de deixar sua casa mais colorida

Decoração e pintura de ambientes 

Entre os benefícios do uso da pintura setorizada como elemento de decoração, por conta das opções e variedades de direcionamentos, é que ela pode seguir o estilo utilizado na decoração. Veja algumas dicas de Dayana e Brenyze:

Estilo minimalista 

Para uma decoração minimalista, é possível utilizar linhas e elementos geométricos mais simples, com poucas cores ou até mesmo com uma única cor.

Naturalista

Se você quer um ambiente com uma pegada mais naturalista, pode utilizar formas mais orgânicas.

Contemporânea

Caso queira apenas dar um toque especial ao ambiente, vale a pena investir na cor que for a tendência do momento. 

Dayana Sacconi e Brenyze Fonseca

Sócias do Studio Elementar Arquitetura

“A pintura setorizada é um método muito versátil, que pode ser utilizado desde pequenos ambientes residenciais, até em espaços corporativos, como elemento importante para a delimitação de espaços e de definição de funções para estes espaços”.

Vantagens da pintura setorizada

As principais vantagens para a utilização da pintura setorizada na decoração são a praticidade, a economia e a estética. De acordo com as sócias do Studio Elementar Arquitetura, trata-se de um elemento super fácil e versátil de ser aplicado.

Dayana Sacconi e Brenyze Fonseca

Sócias do Studio Elementar Arquitetura

“Para aquelas pessoas adeptas do ‘faça você mesma’, pode ser muito divertido aplicar esta técnica. A economia oferecida por este método, quase sempre, é o principal diferencial buscado, já que o material (tinta) é mais acessível, e o tempo de aplicação e a possibilidade de mudanças são rápidos. Além disso, é possível explorar uma gama de tipos e modelos, sempre dentro do perfil dos moradores e do ambiente, conferindo beleza à decoração”.

Pintura setorizada na varanda

Abaixo, nesta varandinha de um apartamento no Jardim Prudência, na Zona Sul de São Paulo, em uma das muitas Histórias de Casa que já contamos aqui no MeuLugar, vemos um arco pintado de laranja sobre uma parede cinza que delimita o espaço de um belo banco de madeira e uma prateleira com plantinhas. 

Foto que ilustra matéria sobre pintura setorizada mostra um arco laranja em uma parede cinza que delimita a área onde é posicionado um banco de madeira.
Pintura setorizada em espaço para receber visitas em uma varanda (Foto: @leila.viegas)

Pintura setorizada em todos os cômodos

Neste outro exemplo, também já publicado aqui no MeuLugar, três amigos decidiram dividir apartamento e encontraram um espaço ideal, mas foi preciso cobrir diversas paredes com pintura setorizada para que eles se sentissem verdadeiramente em casa.

Veja abaixo na galeria:

Inspirações de pinturas setorizadas

Faça uma pintura diferente em sua casa nova

Pintar um cômodo é algo que muda completamente uma casa. E caso esteja no seus planos comprar um imóvel próprio, inspirações como essas de pintura setorizada podem ser de grande valor para quando chegar o momento de decorar. 

E mesmo que o imóvel não seja seu e você esteja apenas alugando, vale a pena fazer esse tipo de mudança, para que o seu lar, mesmo que por locação, tenha a sua cara. Mas tem um detalhe importante: ao final de uma locação, a condição da pintura de cada cômodo é avaliada por meio de um checklist aplicado na vistoria de saída e embasada por fotos, para identificar eventuais problemas.

Uma dica fundamental para os inquilinos é verificar a orientação estabelecida em relação à pintura no seu contrato de aluguel, de acordo com o laudo da vistoria de entrada

Ao alugar um imóvel pelo QuintoAndar, toda e qualquer comunicação entre locador e locatário é facilitada, podendo ser feita diretamente via chat.

© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.