A sala de TV é um dos cômodos da casa que tem que ser aconchegante, harmônico, relaxante e equilibrado. Até porque, é ali que você vai curtir um filme no final de semana e receber os amigos ou amigas para assistir um jogo de futebol no outro.

E, se na sua casa ou apartamento a sala de TV é pequena, dá sim para criar essa ideia de aconchego e conforto. É só investir no tipo de decoração certa. Ou seja, decorar uma sala de TV pequena é um desafio, mas não é impossível.

Basta seguir algumas dicas básicas de decoração que fica fácil criar uma sala completa e ainda ter espaço de sobra para a circulação de pessoas.

Dessa forma, para te ajudar nessa missão, abaixo separamos 9 ideias para você se inspirar e decorar sua pequena sala de TV.

Navegue pelo conteúdo:

Como montar uma sala de TV pequena?

É comum apartamentos e casas mais compactas terem a sala de TV menores ou conjugada com a cozinha. Mas, como falamos acima, é possível construir uma decoração sofisticada, moderna e bem aconchegante para este espaço.

Esse tipo de cômodo é um ambiente multifuncional, ou seja, ele serve tanto para o conforto, para o pertencimento, como também para o entretenimento.

Assim, é preciso investir em móveis práticos, seguir a ideia de verticalização e deixar os itens personalizados para os detalhes.

Abaixo separamos algumas ideias para você, confira!

1. Invista apenas em móveis essenciais para o funcionamento da sala de TV

televisão acima de um rack de madeira

Para começar sua decoração, é preciso elencar quais são os móveis essenciais para a sala de TV. São eles: TV, painel ou rack, sofá, cortina, tapete e objetos decorativos.

Feito isso, fica mais fácil manter o foco. Entretanto, caso sobre algum espaço, você pode completar com puffs, poltronas, um bar e por aí vai.

Com essa lista você sabe por onde começar e pode planejar como ficará a mobília no espaço, levando em consideração a circulação, sem dificuldade, das pessoas.

2. Escolha um sofá do tamanho certo

sofá em sala de tv, com mesa de centro e televisão em cima de um rack

Pode parecer errado, mas no caso de uma sala de TV pequena é importante que o sofá seja grande. Isso porque você não terá lugar para colocar dois sofás. 

Desse modo, para otimizar o espaço, escolha um que retrátil. Esse estilo de sofá é excelente para salas pequenas, pois você pode abrir para ter mais conforto e fechar quando não estiver usando ou recebendo uma visita.

Além disso, opte por um modelo mais minimalista, sem muitos exageros. E lembre-se de sempre deixar cerca de 60 cm de espaço para circulação entre o sofá e a TV. 

3. Opte por colocar a TV em um painel, na parede ou em um rack pequeno

tv em painel na parede sobre um rack pequeno branco

Além de ser uma tendência no mundo decorativo, os painéis para TV são ótimos itens para decoração. Eles são simples, básicos, dão um toque moderno e ainda sustentam a TV sem precisar de um apoio.

Desse modo, para dar mais espaço a sua sala, prefira colocar a TV em um painel ou fixá-la diretamente na parede. E, para completar essa parede, invista em um rack do mesmo material e cor.

Assim, o rack pode servir como item de decoração e ser suporte para livros, plantas, porta-retratos e afins. Só não se esqueça de medir o espaço certo e comprar um rack que deixe espaço.

Uma dica é fazer esse móvel planejado, assim, dá para planejar espaços específicos como um local para colocar o videogame, por exemplo.  

Leia também: Ideias de rack para sala: 9 inspirações para usar

4. Aposte nas cores claras

televisão na parede com móvel abaixo dela, e poltronas brancas de frente

As cores claras passam a ideia de amplitude. Ou seja, elas são perfeitas para ambientes pequenos.

Além disso, elas transmitem leveza, tranquilidade e aconchego. Dessa forma, aposte em paredes brancas ou em tons claros e tente setorizar alguns itens com cores mais fortes para dar a ideia de profundidade.

Por exemplo, a parede da TV pode ser feita de madeira ou ter um papel de parede com formas geométricas ou linhas retas. O rack pode ter portas com cores primárias e as almofadas podem ter estampas geométricas. 

Ou seja, a ideia é sempre colocar um ponto de cor. Só não vale colocar vários pontos, pois aí vira bagunça!  

5. Invista em cortinas

Sala de TV com Sofá em L , televisão, tapete central e cortinas escuras contrastando com o tom claro das paredes

Como nos apartamentos a sala de TV, geralmente, fica próxima a sacada e nas casas pode ter uma janela ampla próxima, o ideal é investir em cortinas.

A iluminação natural que vem desses espaços é essencial para dar a ideia de amplitude à sala. Assim, para, ou escurecer o ambiente na hora de assistir TV, ou dar um toque delicado e de leveza ao cômodo, as cortinas são itens perfeitos.

Desse modo, prefira tecidos leves e em cores claras.

6. Um tapete pode ser uma boa opção

sala de tv pequena com tapete no centro do sofá e da televisão, que está no alto, circulada por armários embutidos

“Mas um tapete não vai encher a sala?”. Não necessariamente! 

No quesito decoração, um tapete, além de deixar o espaço mais aconchegante, pode acomodar algumas pessoas quando o sofá estiver ocupado.

Ou seja, é uma forma de oferecer mais assentos na sala. Por isso, escolha um tapete macio e de preferência felpudo. 

7. Use nichos e prateleiras

televisão em cima de rack com prateleiras ao lado

A premissa de decorar um cômodo pequeno gira em torno da verticalização do espaço. Ou seja, utilizar as paredes de forma vertical. 

Assim, dá para ganhar mais espaço e colocar itens decorativos personalizados na sala. 

Ou seja, com nichos e prateleiras, é possível colocar aquela foto da família à vista, os troféus dos filhos, plantas, itens religiosos, livros e objetos que mostram a personalidade de quem mora ali. 

8. Não se esqueça dos espelhos

sala de tv com cortina clara, janela aberta, claridade entrando, e espelho acima do sofá. Na frente tem uma mesa de centro e um móvel, com uma tv de tela plana na parede.

Os espelhos são ótimos objetos para locais pequenos, pois eles também dão a impressão de amplitude.

Pode ser um painel espelhado, as portas do rack serem de espelho ou até mesmo colocar vários espelhos grandes e quadrados em uma das paredes. Além de ficar sofisticado, fica leve, iluminado e deixa sua sala mais ampla. 

9. Escolha com cuidado as poltronas

poltronas escuras em uma sala de TV com televisão acima de um móvel de madeira

Como a sala é pequena, o melhor é investir em um sofá maior e em puffs. Mas, se você é apaixonado por poltronas e não vive sem, é possível encontrar um local para ela!

Desse modo, escolha uma poltrona macia e de tamanho médio. Prefira uma cor neutra e coloque-a próxima ao sofá, para ficar os 60 cm longe da TV.

Que tal transformar a sala de TV no seu cômodo favorito?

Se você ama passar o tempo na sala de TV da sua casa, mas ela não está decorada como você quer, saiba que investir nesse cômodo não é bobeira.

O QuintoAndar realizou um Censo, em que 26% dos entrevistados disseram que a sala de estar é o cômodo favorito deles.

Ou seja, ter a sala dos seus sonhos é um investimento e o QuintoAndar pode te ajudar! Com os mais de 70 filtros de busca, dá para você filtrar um imóvel (para alugar ou comprar) com uma sala ideal em que você possa decorar do jeito que você sempre imaginou – inclusive montar a sua sala de TV.

Aproveite também para ver as fotos profissionais e até fazer um tour virtual pelo imóvel. E, se o imóvel escolhido tiver uma sala pequena, agora você já sabe como transformar esse lugar com as dicas acima!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar