Você com certeza já precisou escolher entre alguns tipos de chave para fazer pequenos reparos em casa. Seja para consertar uma torneira, montar um móvel novo, resolver uma infiltração ou instalar um suporte de TV, investir em um kit básico de ferramentas é essencial para cuidar da manutenção residencial e otimizar tempo. 

Mas sabemos que sempre surge aquela dúvida na hora de escolher o material ideal para cada serviço

Para te auxiliar nessa missão, selecionamos os principais tipos de chave que não podem faltar na sua caixa de ferramentas. Confira as características e vantagens de cada modelo!

Leia também: Manutenção residencial: tudo o que você precisa saber

Como escolher entre os tipos de chave

Da mesma forma que a chave de um carro não liga uma motocicleta, uma chave manual não aperta ou afrouxa qualquer parafuso. Eles são diferentes em tamanho, formato da cabeça e forma da rosca. 

Por mais que a variedade de opções possa dificultar a escolha, o primeiro passo é observar os detalhes do parafuso para entender qual ferramenta atende aquele serviço específico. Depois, o trabalho fica muito mais rápido e ainda evita dores de cabeça.

1. Chave de fenda

A chave de fenda é um dos tipos de chave mais populares nas casas brasileiras e serve para girar, apertar e afrouxar parafusos de fenda simples.

Ela tem a ponta mais fina, em formato achatado, e pode ser encontrada no mercado em alguns modelos e tamanhos diferentes.

Imagem de uma chave de fenda de cabo vermelho em um fundo branco
A chave de fenda é um item essencial para montar e desmontar móveis

2. Chave de boca

Utilizada para parafusos e porcas sextavados ou de perfil quadrado, a chave de boca tem esse nome porque costuma ter duas garras abertas nas extremidades que lembram um semicírculo, geralmente em tamanhos diferentes.

Imagem de um chave de boca metálica com duas pontas iguais em um fundo branco
Esses tipos de chave também são conhecidas como chave fixa

3. Chave inglesa

A chave inglesa tem aparência e função muito similares à chave de boca. Mas enquanto a chave de boca tem extremidades fixas, a garra em formato de semicírculo da chave inglesa permite a regulagem manual e maior abertura do equipamento.  

Assim, a ferramenta se torna muito mais abrangente para dar conta dos reparos diários da casa.

Imagem de um chave inglesa metálica em um fundo branco
A chave inglesa proporciona facilidade no manuseio para girar parafusos e porcas

Leia também: Troca de piso: como fazer a troca de piso em casa sem muita quebradeira

4. Chave phillips

Outra chave de aperto bem popular nas gavetas dos brasileiros, a chave phillips tem uma ponta fina em formato de cone ideal para lidar com parafusos de fenda cruzada: aqueles em formato de “X” ou cruz.

Imagem de um chave phillips de cabo amarelo em um fundo branco
O nome dessa ferramenta é uma homenagem a Henry F. Phillips

5. Chave allen

Apesar de não ser tão comum nas caixas de ferramentas, esse equipamento é ideal para locais de difícil acesso. Além da ponta hexagonal, o formato diferenciado do corpo, que lembra a letra “L”, funciona como uma alavanca na hora de apertar ou afrouxar parafusos. 

Imagem de um conjunto de chaves allen metálicas de tamanho variados em um fundo branco
A chave allen é muito usada em móveis, consertos de bicicletas e reparos mecânicos

6. Chave estrela

Também muito parecida com a chave de boca, o diferencial da chave estrela são as extremidades fechadas em formato de círculos dentados. Entre os tipos de chave, essa se destaca para apertar e soltar porcas com mais precisão.

Imagem de um conjunto de chaves estrela metálicas de tamanhos diferentes sobre um fundo de madeira
A chave estrela é um dos itens indispensáveis na sua caixa de ferramentas

7. Chave combinada

A chave combinada é um equipamento 2 em 1 que oferece muita praticidade e versatilidade no dia a dia, pois é uma junção das extremidades da chave de boca e da chave estrela. 

Assim, os processos de apertar, afrouxar e retirar parafusos com o apoio de uma chave manual ficam muito mais fáceis e seguros.

Imagem de uma chave combinada metálica em um fundo branco
Ela também é conhecida como chave dupla

Leia também: Aprenda como fazer mesa de madeira simples

8. Chave teste

Apesar de ser a única ferramenta dessa lista que não serve para apertar e afrouxar parafusos, esse equipamento também é indispensável na sua caixa de ferramentas! 

A chave teste é utilizada para identificar a existência de corrente elétrica e diferenciar o fio fase (positivo) do fio neutro (negativo) no seu sistema elétrico.

Imagem de um dispositivo elétrico com interruptores em um fundo branco e uma chave de teste com cabo laranja próximo a eles
Essa ferramenta deve ser utilizada para identificar se um fio está conduzindo corrente elétrica

Seu lar com tudo o que você precisa

Anotou as dicas? Agora ficou muito mais fácil investir nos principais tipos de chave para montar sua caixa de ferramentas! Com um material completo, é possível resolver os desafios de conserto e montagem em casa sem precisar da ajuda de terceiros. 

E o melhor: com a vantagem extra de economizar nos reparos.

Aqui no MeuLugar você encontra muitas outras dicas de cuidados com o lar e ideias de decoração para deixar seu cantinho do seu jeito. Que tal continuar navegando para encontrar outras sugestões de organização para a sua casa? 

E se você está procurando um novo espaço para chamar de seu, o QuintoAndar pode te ajudar. São mais de 70 filtros de pesquisa em nosso site ou app para encontrar o imóvel que você sempre quis. Você pode fazer um tour virtual e agendar sua visita em apenas um clique. 

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.