Se você está pensando em reformar a sua casa e dar uma cara nova a ela, sem dúvidas o revestimento é um material que faz total diferença em um imóvel. Com o tempo, é normal que o seu piso fique com riscos, manchas ou com falta de brilho. Por isso, é importante manter uma boa manutenção ou fazer a troca de piso

Para te ajudar nesse processo, separamos uma lista de alternativas para que você possa substituir seu piso antigo sem precisar de muita obra ou quebradeira. Então, acompanhe a leitura deste conteúdo e anote todas as nossas dicas. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo: 

Cimento queimado

Com certeza você já deve ter ouvido falar do efeito de cimento queimado nas paredes, não é mesmo? Mas, ele ficou conhecido por conta dos revestimentos de chão e cada vez mais ganha espaço no mercado pela versatilidade e bom preço. Se você não quiser fazer uma reforma, é possível aplicá-los diretamente sobre o porcelanato evitando obra e também muita sujeira.

A instalação leva, aproximadamente, três dias e você encontra esse tipo de piso em alguns tons de branco, cinza e bege. Além disso, também há diferentes acabamentos como fosco, brilhante ou acetinado. Porém, atente-se aos cuidados e manutenção, isso porque é um material mais rústico que com o tempo pode criar fissuras ou rachaduras.

Piso vinílico 

Quando se trata de praticidade e fácil instalação, os pisos vinílicos são os preferidos e mais utilizados em ambientes internos. Eles podem ser aplicados com adesivos líquidos, cola de contato ou por meio de um sistema de clique. Assim como o cimento queimado, eles também podem ser aplicados por cima de outros tipos de superfície como cerâmicas e porcelanatos.

Além disso, ele possui um ótimo desempenho termoacústico, ou seja, equilibra bem a temperatura de acordo com as estações, bem como ajuda a minimizar o barulho. Apesar de não ser recomendado para as áreas molhadas como cozinha e banheiro, ele é mais resistente a água, manchas e riscos do que o modelo laminado que vamos falar a seguir.

Piso laminado

Muito semelhante ao piso vinílico, os laminados também são fáceis de instalar e podem ser aplicados sobre diversas superfícies. No entanto, são menos resistentes a água e também são mais grossos, o que pode exigir que as portas sejam cortadas para que não encostem no piso.

Outro ponto positivo é que existem modelos hipoalergênico o que é ótimo para quem tem alguma alergia ou doença respiratória. Fora isso, é um modelo que possui alta durabilidade, desde que evitados em áreas molhadas.

Leia também: Como limpar piso laminado em 5 passos

Piso PVC

Os modelos de PVC possuem um design bonito, são impermeáveis, não tem perigo de você escorregar e ainda são silenciosos. Porém, como nem tudo são flores, o seu principal problema é que estragam com facilidade e são sensíveis a arranhões. No entanto, se você fizer uma boa manutenção residencial, esse tipo de piso pode oferecer um excelente custo-benefício, já que possui um bom preço, instalação e praticidade.

Cerâmicas ou porcelanatos

As cerâmicas e os porcelanatos ainda são os tipos de pisos mais comuns de encontrar em casas e apartamentos. Apesar da instalação exigir um pouco mais, a grande vantagem é a sua infinita variedade de cores, tamanhos, texturas e estampas. Os dois modelos são parecidos, porém a qualidade é diferente. Quando falamos do porcelanato, sua durabilidade e resistência é melhor em comparação a cerâmica.

Pintura com tinta epóxi

A pintura é outra forma de mudar o piso sem precisar remover o revestimento antigo. Mas, não é qualquer tinta que você pode usar. O tipo epóxi é o único recomendado e apropriado para aplicação e, além disso, há diferença para pinturas do chão das as paredes. Então, fique atento às instruções da lata e procure por uma que seja indicada para pisos.

Além disso, essa alternativa deve ser usada somente em ambientes que não possuem tanto atrito como móveis, circulação de pessoas e, claro, evitar áreas molhadas.

Seu novo lar com o piso dos seus sonhos 

Esperamos que as nossas dicas te deem mais segurança na hora de fazer a troca de piso da sua casa.  Porém, se você não quer ter preocupações com o revestimento, talvez a melhor alternativa seja se mudar para um novo lar. Acesse o app ou site do QuintoAndar e aproveite os mais de 70 filtros da nossa plataforma de moradia para buscar pelo imóvel ideal para você!

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.