Está na dúvida de qual lampada comprar para os cômodos da sua casa? É comum surgir esta incerteza, pois a variedade de tipos de lâmpadas atualmente no mercado é bem grande. Isso vale para quem está finalizando uma construção, criando uma nova decoração e também para quem apenas vai trocar uma lâmpada queimada e pode aproveitar para fazer melhorias na hora da escolha. 

Para te ajudar a entender as vantagens e desvantagens dos modelos e auxiliar você a fazer sempre a melhor escolha, reunimos diversas dicas neste post. Então, separe seu bloco de notas e confira as diferenças de cada uma. 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Luz fria ou quente: saiba qual escolher

Lâmpadas Incandescentes 

Esse modelo é o mais antigo e seu funcionamento se dá, pois a energia passa através de um fio de metal chamado filamento, aquecendo-o e fazendo com que a luz surja por meio da incandescência.

Por ter uma tecnologia mais antiga, ela proporciona uma iluminação mais amarelada e também se espalha pelo ambiente. Além disso, outro ponto de atenção é que ela acaba superaquecendo com facilidade — o que diminui a sua durabilidade e também gasta mais energia. Por isso, apesar de ser mais barata muita vezes, ela não é o melhor custo-benefício.

Lâmpadas Fluorescentes 

Diferente das lâmpadas incandescentes, o modelo fluorescente não geram calor e, por isso, tem um custo-benefício melhor em relação a custo e durabilidade. O funcionamento se dá por um filamento que contém gases que acendem junto à corrente elétrica da sua casa.

No entanto, você deve prestar atenção em relação ao seu descarte por conta dos gases tóxicos. Elas precisam ser colocadas em locais especializados. Alguns mercados podem oferecer um espaço para descarte, mas algumas cidades não disponibilizam este tipo de serviço. Então, verifique essa informação antes de escolher por esse tipo de lâmpada.

Leia também: Coleta seletiva de lixo e reciclagem: mude seus hábitos

Lâmpadas Halógenas 

Esse tipo de lâmpada é o meio do caminho para quem busca um modelo entre o incandescente e o fluorescente. Isso porque ela possui um fio de tungstênio que aquece e gera o seu acendimento. Porém, oferece uma iluminação melhor do que a incandescente mas não como a fluorescente bem como maior durabilidade. Por conta do seu preço e vida útil, é bastante utilizada na área automotiva, ao invés de ambientes internos e de moradia.

Lâmpadas de LED

Em termos de economia, eficiência e capacidade de iluminar, o modelo de LED é a melhor opção entre os tipos de lâmpadas. O grande diferencial é que este tipo de lâmpada é sustentável, já que não possui gases poluentes e ainda são recicláveis.

Com alta durabilidade, o LED é uma ótima opção para quem quer um melhor o custo-benefício e também uma variedade de modelos, já que há opção em fitas, em plafons, spots e muito mais. 

Lâmpada de descarga (HID)

Também conhecida como Xenon, a lâmpada de descarga é a queridinha quando falamos em alta durabilidade e iluminação. Seu nome se dá por conta do funcionamento, pois a luz é gerada direta ou indiretamente pela passagem de corrente elétrica juntamente com um gás (ou vapores).

Assim como o modelo fluorescente, seu descarte precisa de atenção, já que a mistura de gases é tóxica e pode fazer mal para pessoas e animais. Então, procure a forma correta de fazê-lo.

O que levar em consideração na hora de escolher a lâmpada

Agora que você já sabe como funciona cada tipo de lâmpada, é hora de conferir as nossas dicas para escolher a ideal para cada ambiente.

  • Cor e luminosidade: defina se precisa de uma luz fria ou quente e se é direta ou indireta. Isso porque você pode querer dar destaque para algum objeto ou precisa iluminar um ambiente que precisa de muito foco e atenção ou, por outro lado, um espaço mais relaxante ou de descanso.
  • Consumo de energia: as potências são medidas em Watts (W), que é a grandeza que mostra a quantidade de energia que a lâmpada vai consumir. O ideal é sempre comparar entre lâmpadas do mesmo tipo, ou seja, fluorescente com fluorescente etc. Como falamos, as de LED acabam sendo a opção com melhor custo-benefício, sem falar que é mais amiga do meio ambiente.
  • Tipos de lâmpadas por ambiente
  1. Quartos: prefira lâmpadas de LED e com luz quente, pois elas possuem uma boa iluminação, mas ao mesmo tempo criam um ambiente acolhedor sem atrapalhar o sono;
  2. Sala: assim como os quartos, o modelo de LED é uma ótima opção para salas e ambiente em que você deseja criar um ambiente mais confortável visualmente e aconchegante;
  3. Cozinha: já na cozinha o ideal são luzes frias (de LED ou fluorescentes), pois elas te proporcionam mais clareza do ambiente e também vão te deixar mais ativo;
  4. Banheiro: também precisa as lâmpadas de LED ou fluorescentes, pois vão oferecer mais luminosidade.

Seu novo lar com a iluminação adequada 

Esperamos que as nossas dicas te ajudem a entender melhor sobre os tipos de lâmpadas que você pode usar na sua casa. Agora, se você estiver procurando um imóvel com a sua cara, aproveite para navegar pelo site ou app do QuintoAndar.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Nós podemos te ajudar a encontrar um novo lar de forma simples e rápida. Basta usar os mais de 70 filtros de pesquisa do app ou do site. Você ainda consegue visualizar fotos profissionais e fazer um tour virtual para imaginar como ficaria sua nova casa com o tipo de fechadura que você mais gosta.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.