Sol nascente, sol poente ou os dois? Tanto o sol da manhã quanto o da tarde levam a luz solar para o apartamento, tão necessária para iluminar, aquecer e alegrar o ambiente. Portanto, escolher a orientação adequada do sol fará a diferença para os moradores no dia a dia. 

E você sabia que a incidência de luz natural, quando distribuída corretamente pelo apartamento, também pode influenciar na valorização de um imóvel?

Para descobrir qual é a luz natural ideal para o seu lar e como identificar este detalhe antes de comprar ou alugar aquele imóvel que você está de olho, continue a leitura deste artigo e saiba tudo sobre sol da manhã ou da tarde.

Navegue pelo conteúdo:

Posição do sol: nascente e poente

Quem não se lembra das aulas da escola, que nos ensinaram que o sol nasce no leste e se põe a oeste? Este movimento diário, que ocorre graças à rotação do planeta Terra, determina onde vai bater o sol no seu apartamento, dependendo da localização em que ele está. 

Como se chama o lado que o sol nasce?

O sol nascente é um fenômeno que acontece ao leste. Durante o verão, podemos observar o amanhecer mais ao sul, e, no inverno, ele acontece um pouco mais ao norte. Por vezes, este lado é chamado de oriente. 

Como se chama o lado que o sol se põe?

O sol se põe ao oeste, lado que também recebe o nome de ocidente. Dependendo da época do ano, o fenômeno acontece um pouco mais para o norte ou para o sul – sempre, é claro, do lado oposto em que nasce. 

O que significa que um imóvel pega o sol da manhã?

Quando dizemos que um apartamento ou casa pega o sol da manhã, quer dizer que entre o horário em que o astro nasce e o meio dia, pelo menos em uma parte desse tempo, haverá incidência de raios solares do lado do imóvel que fica com a face mais à leste. 

Agora, se a casa ou apartamento receber o sol da tarde, os raios solares vão adentrar o lar por volta das 16h, até o horário em que o sol se pôr. 

Imóveis em que o sol incide durante a maior parte do dia são os privilegiados voltados para a face norte. Geralmente, essa posição permite receber sol em todo o ambiente durante o ano inteiro.

Já aqueles voltados para o sul costumam ser mais frios e escuros, pois a incidência solar é menor, o que pode ser uma vantagem em imóveis localizados nas regiões Norte e Nordeste, onde é mais quente, mas uma desvantagem no Sul do país, que é mais frio. 

Por que o sol da manhã é melhor?

Você já deve ter ouvido dizer que a incidência do sol da manhã no apartamento é melhor. Isso é verdade? Depende.

Pela manhã, os raios solares são menos intensos. Isso garante uma sensação térmica agradável durante todo o dia e permite arejar o ambiente

Neste horário, a luz do sol também pode ajudar você a acordar mais cedo, a regular o seu relógio biológico e a te deixar mais disposto durante o dia, especialmente se a iluminação atinge o quarto e a sala – ambientes em que passamos mais tempo. 

No entanto, essa pode ser uma desvantagem se você trabalha à noite e usa as manhãs para colocar o sono em dia. Neste caso, a instalação de uma cortina blecaute pode oferecer mais conforto.

Pela manhã, também é possível tomar um sol na varanda ou quintal, pois os raios solares são mais brandos para a nossa pele. Porém, ainda assim é preciso usar filtro solar! 

E se você tiver plantas que precisam de sol, este é o horário ideal para que elas recebam a iluminação natural. 

Imóvel com sol da tarde é ruim?

Nem sempre o apartamento ou casa em que o sol poente predomina é ruim. Na verdade, há muitos benefícios em morar em um imóvel como este.

Você pode desfrutar de uma bela vista do pôr do sol e ter, diariamente, aquela golden hour (ou hora mágica: aquele período logo antes do sol se pôr) incrível! Já pensou em chamar os amigos para tomar uma boa taça de vinho na varanda ou uma cerveja no quintal enquanto assistem a esse espetáculo? Não esqueça de tirar fotos!

Além disso, quem vive em locais muito frios terá um maior conforto térmico no fim do dia. Isso porque o imóvel conserva o calor recebido durante a tarde e deixa a temperatura interna durante as noites mais elevada em comparação com o exterior, sem precisar ligar um aquecedor, conhecido por gastar muita energia

Por outro lado, em regiões quentes, essa característica poderá deixar o local com aquela sensação de estufa, ou seja, quente demais para suportar. Nesse tipo de situação, arejar a casa, instalar um ar condicionado e ter um ventilador podem ajudar a amenizar as altas temperaturas na hora de dormir. 

O ideal é que o sol da tarde incida na varanda ou no quintal, para aproveitar a vista, e na área de serviço – local que costuma ser úmido, para que os raios solares ajudem na secagem natural de roupas que estão no varal. 

Como saber qual lado pega sol no apartamento ou na casa?

Agora que você já sabe o que significa pegar sol da manhã ou da tarde, é hora de aprender como saber se o imóvel é de um jeito ou de outro. E é bem simples de descobrir: basta fazer duas visitas ao imóvel, uma no início do dia e outra no fim da tarde. Assim você verá com os seus próprios olhos se, quando e onde essa luz incide. 

Se não for possível realizar duas visitas, procure conversar com vizinhos, porteiros ou até com o próprio dono do apartamento ou da casa para entender em qual horário o local será banhado pelo astro. 

Vale lembrar que, além do posicionamento do imóvel, a incidência do sol vai depender dos arredores. Afinal, prédios altos podem fazer sombra no seu apartamento ou casa, impedindo a passagem dos raios solares. 

E fica aqui a dica: se um imóvel toma pouco ou nenhum sol, maior é a chance de aparecer fungos e ácaros causadores de alergias e problemas respiratórios.

Tome cuidado, ainda, com casas e apartamentos que tomam sol da manhã e da tarde. A cozinha, por exemplo, é um local que não é ideal ter incidência solar, porque pode prejudicar seus eletrodomésticos. E, em alguns casos, o sol dificulta a visualização de telas, como a TV na sala e o computador no home office

Procurando por um imóvel com sol da manhã?

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

No QuintoAndar, o sol é para todos. A imobiliária 100% digital conta com um filtro especial de bem estar para que você encontre um apartamento ou casa em que há sol da manhã ou da tarde. 

Esse é apenas um pequeno exemplo do que o QuintoAndar pode fazer por você. Temos mais de 70 filtros de busca para ajudar na pesquisa de um imóvel para alugar ou comprar exatamente como você sempre sonhou. 

Que tal começar a procurar agora pelo seu novo cantinho que pega o sol que mais combina com o seu estilo de vida?