O ambiente mais acolhedor e mais visitado de uma casa é, certamente, a cozinha. Por isso, a decoração desse espaço deve ser pensada com cuidado e atenção. E, um dos estilos mais interessantes para se trabalhar, é o escandinavo. 

Simples, prática, funcional e minimalista, a cozinha escandinava se encaixa tanto em ambientes pequenos, como em locais mais amplos.

Se você quer mudar sua decoração, mas não sabe por onde começar, continue conosco e veja as melhores inspirações para sua cozinha escandinava!

Navegue pelo conteúdo

O que é um estilo escandinavo?

mesa com vários itens decorativos em estilo escandinavo

Estilo escandinavo é composto por elementos de uma decoração minimalista e clean. As cores neutras, como branco e cinza, compõem todo o ambiente. Os espaços são simples, com poucos móveis, feitos para serem práticos e funcionais para o dia a dia. 

A história desse estilo vem de países como Suécia, Dinamarca, Finlândia, Islândia e Noruega, lugares que possuem um clima sempre nublado e dias mais curtos. 

Já que a noite é mais presente no cotidiano das pessoas, as cores mais neutras, como o branco, trazem mais iluminação para os ambientes.

Aliás, as cores claras são os fatores mais importantes do estilo escandinavo, já que possuem a função de conferir uma sensação de maior amplitude aos ambientes da casa em qualquer época e em qualquer clima.

O que é uma cozinha escandinava?

imagem de uma cozinha escandinava clara e com móveis brancos de madeira

A cozinha escandinava é formada por cores neutras e mobília simples. Nela, estão presentes paredes lisas, cores mais claras e detalhes de madeira. 

A mobília da cozinha escandinava é minimalista e simples, mas isso não significa que o espaço não possa ter charme e aconchego, pelo contrário! Ao combinar móveis antigos com novos, você traz um diferencial à cozinha. 

Se você tem uma mesa de madeira antiga, mas em bom estado de uso, não tenha medo de combinar com cadeiras mais modernas em tons neutros.

São pequenos detalhes como esse que transformam o ambiente em uma cozinha escandinava e minimalista. 

Saiba mais: Estilos de decoração: conheça diferentes opções e veja qual tem a sua cara

9 passos para montar a sua cozinha escandinava

Mudar dá mesmo um frio na barriga, a gente entende. Por isso, separamos algumas inspirações para você montar a sua cozinha escandinava e aproveitar melhor esse cantinho tão especial!

1. Opte pelas superfícies abertas

cozinha escandinava com superfícies abertas

Na parede da cozinha opte pela decoração com linhas simples para dar a sensação de amplitude para o lugar. 

Mas o que são linhas simples? Na decoração, são linhas retas na parede ou objetos retos no ambiente. Eles dão a impressão de que a superfície é simples e, ao mesmo tempo, ampla.

2. Combine mobília antiga com objetos novos

cozinha escandinava com mobília antiga

Aquela mesa de madeira antiga, ou aquela cadeira mais rústica, podem ser combinadas com objetos mais modernos. Para que a decoração funcione, basta unir os tons amadeirados com as cores neutras dos outros móveis.

Também é possível combinar a mobília com eletrônicos de última geração, como as famosas fritadeiras e panelas de aço inox.

Aliás, essa decoração faz parte das cozinhas modernas, que possuem pendentes em tons como o rosé gold.

3. Conecte a natureza com a cozinha escandinava

imagem de uma parede de tijolos em cozinha escandinava com plantas e natureza

Para dar um toque especial e aconchegante para a sua cozinha escandinava, apostar em plantas é uma opção ideal.

Além de trazer vida para o ambiente da sua casa, os elementos da natureza combinam com a simplicidade da decoração.

Você pode colocar pequenos vasos sobre mesas, bancos ou armários. 

4. Aposte na iluminação do ambiente

ambiente com fogão pia e armários bem iluminado

Você já sabe que as cores neutras são a parte mais importante desse tipo de ambiente. 

As cores mais iluminadas estão presentes tanto na cozinha escandinava industrial quanto na cozinha americana escandinava.  

Embora esse tipo de decoração combine o branco com o cinza e preto, a iluminação correta do ambiente é o foco principal da decoração.

Por isso, não esqueça que as cores claras predominam nesse tipo de ambiente. Você pode fazer a decoração conforme a sua personalidade, mas lembre-se de evitar tons mais fortes.

5. Escolha armários em tons claros

Os armários são móveis essenciais de qualquer cozinha. Na hora de montar a sua cozinha escandinava, não esqueça de escolher a cor ideal para esse estilo.

Armários brancos ou em tons neutros são os mais indicados. Você pode apostar em modelos de armários com puxadores na cor dourada, por exemplo. Esses detalhes se destacam e combinam com a simplicidade do ambiente. 

6. Use prateleiras

As prateleiras servem tanto para um espaço menor, como para cozinhas mais amplas. Se a sua ideia é montar uma cozinha escandinava pequena, aposte nelas para ajudar a organizar o ambiente e, também, para apoiar objetos de decoração.

7. Cadeiras modernas ou antigas

As cadeiras podem ter o estilo antigo ou moderno. A cozinha escandinava, embora tenha o estilo simples, exige uma mobília feita com materiais de alta qualidade. 

Você pode escolher cadeiras mais retas e em tons amadeirados, apostar no cinza ou preto para trazer modernidade ao ambiente. O importante é evidenciar a iluminação do espaço e ter móveis com alta durabilidade no seu lar. 

8. Tenha janelas amplas

cozinha clara com janelas amplas

A luminosidade é a principal característica do estilo escandinavo. Apostar em amplas janelas para a sua cozinha traz a luz natural para o ambiente.

Além disso, você pode adotar detalhes em madeira nas esquadrias para compor a decoração.

Encontre o seu lar perfeito no QuintoAndar

Não importa a região ou a realidade, ter o nosso cantinho e decorar do nosso jeito é um sonho. E, se você está com vontade de mudar de casa, conte com o QuintoAndar

Os nossos mais de 70 filtros de buscas permitem que você encontre a casa ou apartamento dos seus sonhos, para alugar ou comprar, em mais de 50 cidades brasileiras. 

Aproveite para ver o interior dos ambientes com as fotos profissionais e faça um tour virtual pelo imóvel. Assim, já dá para começar a planejar a sua cozinha escandinava no seu próximo lar!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.