O espaço nas grandes cidades está cada vez mais disputado e os imóveis estão se tornando mais compactos para atender a essa necessidade. Com isso, é comum encontrar cômodos compartilhados ou que possuem duas ou mais funções. 

Dois desses ambientes que frequentemente dividem o mesmo espaço são a área gourmet com lavanderia, já que ambos possuem usos esporádicos, por isso podem conviver bem, lado a lado. 

Mas isso não quer dizer bagunça e desorganização. Ao contrário!

É perfeitamente possível conciliar essas duas funcionalidades com muito estilo e personalidade. Para saber como fazer isso, continue lendo nosso conteúdo até o final. 

O que é uma área gourmet?

Os projetos imobiliários têm apresentado esse novo tipo de espaço residencial que já ganhou a preferência das pessoas. Mas você sabe o que é a área gourmet e qual é a finalidade dela? 

A palavra gourmet é francesa e está relacionada ao prazer de cozinhar e desfrutar dos alimentos com as pessoas amadas. Portanto, a área gourmet, diferente da cozinha, é um ambiente que dispõe de tudo necessário para ter esses momentos agradáveis entre família e amigos. 

Geralmente ela está localizada em um espaço aberto ou ao ar livre, como uma varanda ou quintal. Ela pode ter forno e fogão a lenha, churrasqueira, além de espaço para diversão com jogos ou piscina. 

Leia também: Área gourmet em apartamentos: os diferenciais e custos

E a lavanderia?

Já a lavanderia tem uma função específica e pode ser simples, já que está relacionada apenas à limpeza de roupas, acessórios e utensílios. Não é um espaço que as pessoas costumam permanecer longos períodos. 

Em geral, ela precisa de uma máquina de lavar, varal e armários para guardar materiais usados na limpeza da casa. E tudo isso pode ser adaptado (e escondido!) para compartilhar o espaço com outros ambientes da casa. 

Para conseguir uma área gourmet com lavanderia linda e funcional é preciso planejamento e organização, além de saber aproveitar os espaços livres e utilizar os materiais adequados. Tendo um projeto, tudo fica bem fácil – e nós vamos te ajudar nisso! 

Como fazer uma área gourmet com lavanderia?

Na hora de receber os amigos, não é legal ter um monte de roupas no varal, não é mesmo? Ou até pior, um cesto de roupas sujas que deverão ser lavadas. 

Para não passar por essas situações bem desagradáveis na área gourmet com lavanderia, o segredo é ter revestimentos e móveis práticos e adequados, com espaço definido para cada coisa. Dessa forma, até mesmo uma área gourmet pequena com lavanderia pode ser bem aconchegante e funcional. 

Com isso em mente, veja algumas dicas práticas para te ajudar.

1. Escolha o estilo da sua área gourmet

Escolha o estilo da sua área gourmet

O primeiro passo é idealizar o ambiente, pensar em que tipo de espaço você deseja criar e imaginar quais itens são essenciais no local. 

Em seguida tire do ambiente tudo o que não fará parte. Assim você consegue identificar o espaço disponível e poderá perceber o tamanho que cada item deverá ter. 

Essa é a hora também de pensar nos revestimentos e pisos. Lembre-se de escolher pisos antiderrapantes e fáceis de limpar. Hoje existem porcelanatos para áreas externas que oferecem beleza e praticidade ao ambiente. 

Para as paredes, o ideal é que eles ajudem a criar o estilo desejado. Se a ideia for criar um ambiente rústico, um revestimento de tijolinhos ou um azulejo hidráulico são excelentes opções. 

Leia também: Casas rústicas: aconchego e estilo do campo à cidade grande

2. Instale a iluminação adequada

Instale a iluminação adequada

Considere o tamanho do espaço para criar uma iluminação adequada. Se o ambiente tiver plantas, podem ser usados spots de luz para dar destaque a elas também. 

Utilizar lustres e pendentes é uma ótima ideia para aumentar o clima de descontração da área gourmet com lavanderia. 

3. Dê atenção para a cobertura

Se o espaço escolhido já for coberto, ótimo. Mas se não for, é importante investir em uma, que pode ser um toldo retrátil, uma cobertura de acrílico ou vidro, ou até mesmo um telhado convencional. Só tenha atenção para manter a ventilação do espaço.

Leia também: Cobertura para quintal: 5 principais tipos

4. Inclua uma bancada e assentos no projeto

O ideal é que uma área gourmet seja integrada e que a pessoa que esteja preparando as comidas e bebidas possa interagir também com os convidados. Para isso, incluir uma bancada, que funciona como mesa ou aparador, é importante.

Não se esqueça de instalar uma pia e, quem sabe, também um fogão, caso o espaço permita. 

5. Organize os móveis para tornar a área gourmet com lavanderia funcional

Organize os móveis para tornar a área gourmet com lavanderia funcional

Ter um ambiente prático e funcional é importante para utilizar a área gourmet com os amigos e familiares sempre que quiser. Por isso, é importante utilizar móveis que ajudem a aproveitar ao máximo o ambiente e a deixar tudo à mão. 

Móveis planejados são uma boa opção para criar esse espaço aconchegante, pois eles aproveitam cada espaço, tornam o ambiente mais amplo e ainda ajudam a esconder a lavanderia na área gourmet dentro dos armários. 

Dessa maneira, quando você quiser usar a máquina de lavar, por exemplo, basta abrir as portas do armário e ligar. Depois que terminar, é só fechar o armário e a área gourmet com lavanderia estará novamente linda e organizada. 

Mesmo quem não pode contratar um serviço de móveis planejados, também pode adaptar a ideia. Crie um nicho embaixo de uma das bancadas, com um armário ao lado. Se o espaço permitir, crie separações imaginárias, colocando a lavanderia em um lado e a área de alimentação do outro

Investir em uma máquina que lava e seca roupas também é bastante útil, reduzindo a quantidade de roupas que precisam ser estendidas no varal. Um varal de chão também ajuda bastante a manter o ambiente organizado. Depois de usar, é só fechar e guardar em um cantinho da área gourmet com lavanderia.

Contar com uma mesa grande, com muitos assentos e feita de material resistente ao tempo, como madeira tratada, também é importante. 

Se tiver espaço, pode colocar um sofá grande e aconchegante para que as pessoas possam se reunir para conversar. Puffs também ajudam a compor o ambiente, deixando tudo mais divertido. E, por que não, fazer o seu próprio sofá de palete para o local?

Leia também: Sofá de palete: principais modelos e como fazer

6. Decore o ambiente

Decore o ambiente

A decoração é importante para tornar sua área gourmet com lavanderia um ambiente especial. Invista em quadros, almofadas, jogos e plantas que trazem vida ao espaço. Samambaias e Espada de São Jorge são boas opções por não precisarem de muitos cuidados.  

Em alguns imóveis, a área gourmet tem lavanderia e banheiro de apoio, o que é uma ótima opção, especialmente quando o espaço inclui piscina. Dessa forma, seus convidados não precisam entrar na casa para usar o toilete. 

A ideia precisa ser a de integração entre os ambientes. Decore o banheiro com elementos semelhantes aos usados na área gourmet e na lavanderia, para manter a harmonia.

Como fazer a separação de lavanderia e churrasqueira?

Se você tiver um espaço maior e quiser separar a lavanderia da área da churrasqueira, existem 3 opções – e, para escolher, será preciso considerar os custos e o layout do ambiente. 

A primeira, já falamos, é esconder a lavanderia em uma marcenaria planejada. Assim, quando estiver usando a área gourmet com os amigos, ninguém nem saberá que também existe uma lavanderia ali.   

A segunda é construir uma parede de alvenaria, que pode ser inteira até o teto (ou uma altura razoável, caso seja um espaço aberto) ou apenas uma mureta. O material também pode ser decorativo, como os elementos vazados, conhecidos como cobogós. 

Por último, você pode escolher instalar uma divisória de vidro jateado, que mantém o ambiente neutro, porém separado.

Como decorar uma área gourmet com lavanderia simples?

Em ambientes com mais de uma funcionalidade, é importante ter em mente que a decoração e os móveis precisam atender bem todas as necessidades. Como se trata de uma área gourmet com lavanderia, é preciso pensar na decoração do espaço, de maneira que talvez não fosse feito em um espaço dedicado apenas para a lavagem das roupas. 

Por isso, como a parte da lavanderia permanecerá mais tempo escondida, invista em decoração com quadros, plantas e enfeites que tornem a área de convivência aconchegante. 

Uma dica bem interessante é usar revestimentos adesivos no espaço da área gourmet com lavanderia, já que eles podem trazer um toque especial de cor e charme ao ambiente. 

Se o ambiente for pequeno, o desafio é maior. Como já citamos, a melhor solução é contar com móveis planejados, que ajudam a aproveitar cada cantinho com armários e gavetas. 

Além disso, usar cores claras nas paredes e nos móveis maiores ajuda a dar a sensação de que o espaço é mais amplo. Deixe as cores fortes e vibrantes  para os objetos de decoração.

Encontre o lar com o espaço perfeito para uma área gourmet com lavanderia

Não consegue encontrar um bom espaço em casa para estruturar uma área gourmet com lavanderia? O QuintoAndar te ajuda! Busque pelo lar dos seus sonhos que permita acomodar essa estrutura, seja um apartamento ou casa que já tenha a área gourmet e a lavanderia prontas.

Com nossos filtros de pesquisa, você consegue escolher visualizar apenas imóveis com área gourmet e lavanderia e, ainda, aproveitar as fotos profissionais para visualizar com precisão o local!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar