A lavanderia costuma ser um cômodo pequeno e pouco valorizado em uma casa. Por isso, é comum que as pessoas tenham dificuldade em organizar esse ambiente. Contudo, é possível decorar uma lavanderia simples e transformá-la em um ambiente muito bem decorado.

Mesmo que você tenha uma lavanderia pequena e simples ou não disponha de muito dinheiro para decorar, saiba que é possível deixar esse cômodo organizado e bonito gastando pouco e sem ter que guardar os materiais da lavanderia em outros ambientes da casa. 

Continue lendo este texto para descobrir como decorar uma lavanderia simples e também confira algumas dicas de como arrumar esse ambiente sem ter que gastar muito dinheiro!

Navegue pelo conteúdo

7 dicas de como fazer um projeto de decoração de lavanderia simples

A lavanderia é um cômodo muito importante, já que é nesse local que você cuida das suas roupas, separa o lixo e guarda os produtos de limpeza. Sendo assim, esse ambiente precisa ser funcional, para que você possa executar as suas atividades da melhor forma possível. 

Contudo, também é importante cuidar da decoração desse espaço, pois, dessa maneira, você vai poder fazer as suas atividades domésticas em um ambiente mais bonito e agradável, o que até pode contribuir para melhorar a sua produtividade. 

Sendo assim, confira, a seguir, sete dicas para decorar uma lavanderia simples!

1. Deixe a sua lavanderia mais colorida

Uma forma prática de deixar a sua lavanderia mais bonita é pintando o espaço. Dessa forma, você terá um ambiente mais estiloso, além de também poder combinar a sua lavanderia simples com os outros cômodos da casa.

Porém, caso você não queira pintar as paredes da sua lavanderia, você também pode aplicar um papel de parede, que tem algumas vantagens em relação à pintura, como:

  • É fácil de instalar;
  • Você não precisa lixar a parede para colar o papel de parede;
  • É fácil de limpar;
  • Não deixa cheiro;
  • Pode durar até 12 anos. 

2. Aposte em prateleiras e armários

mulher na lavanderia olhando para a máquina de lavar e para o quadro na parede, que também tem prateleiras e armários

Para deixar a sua lavanderia mais bonita e organizada, o ideal é investir em prateleiras e armários. Dessa forma, você terá espaço o suficiente para armazenar todos os seus produtos de limpeza de uma forma prática e organizada. 

Você pode aproveitar todos os espaços livres desse cômodo para instalar armários ou prateleiras, como embaixo e em cima do tanque ou, em cima dos eletrodomésticos. 

Caso a sua máquina de lavar roupa tenha uma abertura frontal, você pode fazer armários maiores ou instalar mais prateleiras, já que você não vai ter que deixar um espaço acima da máquina para abrir a tampa desse eletrodoméstico.

Se você quiser investir mais na decoração da sua lavanderia, você pode fazer móveis sob medida. Dessa forma, você conseguirá aproveitar todos os espaços do ambiente.

Contudo, se quiser uma solução mais simples, você também pode comprar prateleiras em lojas de móveis ou em casas de materiais de construção e instalá-las na sua lavanderia. 

Somente com a instalação de algumas prateleiras você já conseguirá arrumar melhor o seu espaço e deixá-lo mais bonito e funcional. 

3. Aposte em caixas e cestos organizadores

lavanderia simples com máquina de lavar, caixas e cestos organizadores e armários de madeira

As caixas organizadoras podem te ajudar muito a deixar a sua lavanderia simples mais organizada, principalmente se você não tem armários nesse cômodo. Com esses acessórios, você poderá armazenar melhor os seus produtos de limpeza e deixá-los sempre em um local acessível.

Além disso, também vale a pena investir em cestos para guardar as suas roupas. O ideal é ter mais de um cesto, pois, dessa forma, você terá um local específico para armazenar suas peças sujas e as suas roupas lavadas que você precisa passar. 

Se você for deixar as suas caixas e cestos organizadores em um local visível, vale a pena investir em modelos bonitos e que combinem com a decoração da sua lavanderia.

4. Use ganchos para organizar a lavanderia

Outra forma de deixar uma lavanderia mais organizada é instalando alguns ganchos na parede. 

Você pode usar essas peças para pendurar as próprias roupas recém-lavadas, ou otimizar o espaço organizando itens como vassouras, baldes e rodos. 

5. Use plantas para decorar o ambiente

As plantas são ótimas opções para quem quer decorar a lavanderia sem gastar muito dinheiro. Você pode pendurar em ganchos ou colocar alguns vasos nas prateleiras que instalar.

Além de deixarem o cômodo mais bonito e colorido, as plantas também trazem mais leveza e ainda ajudam a renovar o ar do ambiente. 

6. Instale um varal retrátil

varal retrátil com várias roupas coloridas penduradas

Quem tem uma lavanderia pequena e simples pode aproveitar bem um varal retrátil. Esse tipo de varal consiste em uma caixa com um sistema de roldanas e cordas que podem ser estendidas e guardadas sempre que for necessário.

Dessa forma, você só terá que puxar a corda do varal quando precisar secar as suas roupas. Quando não tiver roupa para secar, você poderá deixar as cordas guardadas dentro da caixa. Isso fará com que a sua lavanderia fique mais arrumada e espaçosa. 

Além disso, com ele, você não precisará destinar uma parte da sua área externa só para secar roupa, já que, ao guardar a corda do varal, você poderá usar esse ambiente para fazer outras coisas.

7. Instale uma porta

lavanderia com duas máquinas de lavar e porta em tom escuro

Caso seja possível, também vale a pena instalar uma porta na sua área de serviço para separar esse ambiente dos outros cômodos da casa. Essa é uma boa forma de delimitar os cômodos.

Além disso, dependendo do tipo de porta que você escolher, você pode deixar a sua lavanderia simples ainda mais bonita e agradável. Uma boa opção de porta para esse cômodo é a porta francesa, que permite maior entrada de luz e ainda é muito charmosa e funcional.

Se você quer ter uma lavanderia maior, que tal procurar uma casa nova?

Agora que você já conhece algumas dicas práticas para deixar a sua lavanderia simples mais charmosa e funcional, você já pode começar a planejar a decoração desse cômodo da sua casa e, assim, deixar as suas atividades domésticas mais práticas!

Se você acha que a sua lavanderia é muito pequena, e quer se mudar para um lugar maior, saiba que o QuintoAndar é a solução perfeita para quem está em busca de um imóvel para comprar ou alugar.

Na plataforma de moradia, você pode encontrar o apartamento ou a casa perfeita para a sua família, usando os mais de 70 filtros de busca que te ajudarão a achar o lar que você procura. 

Além disso, você pode conferir todas as fotos do imóvel antes de fazer a visita, o que te ajuda a economizar tempo e dinheiro!

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar