Está pensando em dar uma repaginada na decoração da sua casa? Reformar ou redecorar a casa não é sempre uma tarefa simples e econômica, mas, se você soltar a criatividade, pode usar objetos antigos e transformá-los em peças completamente novas e diferentes para compor os ambientes do seu lar. 

Uma maneira simples e prática para dar um toque especial na decoração é investir em espelhos com molduras modernas. Existem diversas formas de você reformar esse item decorativo e deixá-lo mais estiloso e com a sua cara. 

Por isso, neste artigo, selecionamos 4 dicas de como fazer moldura de espelho para você se inspirar. Separe seu bloco de notas e vamos lá! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Como usar espelho para sala de jantar 

Como fazer moldura para espelho com papelão  

Vamos começar com uma opção sustentável e econômica para transformar a moldura do seu espelho utilizando papelão. A primeira coisa que você deve fazer é escolher o espelho em que deseja fazer a moldura e comprar um pedaço de papelão um pouco maior que o tamanho do seu espelho para colocar a mão na massa. 

Veja o passo a passo a seguir: 

  1. Faça uma moldura no papelão que seja maior do que o tamanho do espelho. Para isso, você vai precisar de uma régua para traçar as medidas do molde;
  1. Em seguida, corte com um estilete o molde de papelão de dentro para fora, para que a moldura fique perfeita – é assim que a moldura vai ficar depois que você tiver cortado o papelão no lado interno e externo do molde que você traçou com a caneta;
  1. Depois, você deve traçar no papelão um novo molde com dimensões menores do que a primeira moldura, de maneira que o espelho possa ficar bem encaixado entre as duas molduras de papelão;
  1. Para montar a moldura, você precisa colocar a moldura maior, depois a moldura menor e finalmente o espelho. Utilize cola quente para fixar uma na outra. 

E pronto, seu espelho com moldura de papelão já pode ser usado. Vale salientar que, para utilizar esse modelo de moldura, o espelho não pode ser muito grande ou pesado. Além disso, você pode pintar, colar adereços ou até mesmo recortar em um formato diferenciado.

Como fazer moldura para espelho com corda

A decoração da sua casa tem um estilo mais rústico? Então essa dica pode ser ideal para você. Para fazer uma moldura com corda, você vai precisar separar alguns materiais: 

  • Corda grossa; 
  • Barbante de sisal fino; 
  • Tesoura e faca; 
  • Cola quente; 
  • Placa de papelão; 
  • Epóxi; 
  • Espelho;
  • Compasso ou régua; 
  • Lápis ou caneta; 
  • Durex transparente grosso e fita crepe.

Veja o passo a passo a seguir: 

  1. Tire as medidas do seu espelho e recorte um pedaço de papelão um pouco maior do que ele. Esse papelão vai servir para fazer a moldura e precisa ser largo o suficiente para comportar duas voltas da corda mais grossa;
  1. Agora, use bastante cola quente para colar o espelho bem no centro do seu papelão e garanta que ele esteja bem preso; 
  1. Em seguida, comece a contornar o espelho com a corda e use uma fita crepe para marcar o ponto onde irá cortar. Passe o epóxi no papelão para colar a corda, mas deixe as pontas soltas por enquanto;
  1. Depois de cobrir todo o papelão com a corda, dê mais uma volta de corda para um melhor acabamento. Para isso, passe o epóxi na lateral da última corda e vá colando aos poucos. Nessa última corda, faça uma espécie de argola para poder pendurar o espelho na parede; 
  1. As pontas você deve prender com um durex mais grosso. E, para finalizar, com o barbante de sisal fino, envolva as pontas e cole o sisal. E seu espelho está pronto para uso! 

Como fazer moldura para espelho com espuma expansiva

Essa técnica ficou famosa na internet por ser fácil e barata de se fazer em casa, e o melhor: proporciona um resultado moderno e estiloso para o seu espelho, além de trazer uma sensação de aconchego para o ambiente.  

Você vai precisar de poucos materiais, além do espelho:

  • 1 lata de espuma expansiva (aquelas que se usa na vedação de janelas e portas)
  • 1 jornal ou lona para proteger o chão
  • 1 luva. 

A aplicação é simples e sem mistério: a forma mais comum é colocar em ziguezague na borda de todo o espelho. Espere secar por, aproximadamente, quatro horas e seu espelho está pronto para uso. 

A espuma expansiva é branca, mas você pode pintar a moldura do seu espelho com uma tinta acrílica ou até mesmo com um spray para pintura de superfícies. 

Como fazer moldura para espelho com tecido 

Os tecidos são extremamente versáteis e podem dar uma cara nova para o seu espelho, além de trazer mais personalidade para o ambiente.

A maneira mais simples de fazer a moldura com tecido, é utilizar um espelho que já tenha uma moldura lisa e cobri-la com o tecido da sua preferência. Para isso, você vai precisar de uma tesoura, cola para tecido e grampeador. 

Invista em um tecido que combine com o estilo de decoração da sua casa e, se for apostar em estampas, prefira aquelas que fiquem em harmonia com o ambiente. 

Leia também: Como limpar espelho: dicas para você deixar suas peças brilhando 

Dicas para você deixar a decoração da casa do seu jeito

E aí, gostou das nossas dicas de como fazer moldura para espelho de forma simples e rápida? Agora que você aprendeu, já imaginou aplicar essa técnica em uma casa nova? Se você sente que está na hora de se mudar para um novo lar, que tenha mais o seu estilo, conte com o QuintoAndar.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.