Não há nada pior que não conseguir ter uma boa noite de sono por conta de ruídos externos, não é mesmo? Seja sons da rua, do vizinho ou até mesmo da própria casa quando uma festa acaba indo até mais tarde. 

Por isso, neste artigo vamos te ensinar alguns truques de como isolar barulho do quarto e conseguir dormir sem nenhum problema. Então, aproveite nossas dicas e anote todas elas em um bloco de notas para colocar a mão na massa depois, ok? Vamos lá! 

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Dicas de como ter uma boa noite de sono

1. Vede as janelas e portas

Uma das formas para melhorar isolamento de barulho do quarto é evitar qualquer fresta nas portas ou janelas. Uma dica é recorrer para um veda porta em tecido, daqueles que parecem uma cobrinha. Além disso, você também pode utilizar um um selante ou fita acústica nas rachaduras. Caso queira investir para deixar os cômodos mais silenciosos, você pode instalar janelas com vidro de camada dupla ou tripla.

2. Use plantas

Utilizar plantas no quarto é outra alternativa para conseguir diminuir os ruídos no cômodo e ter uma boa noite de sono. Isso porque os caules, folhas, galhos e madeiras absorvem os barulhos e conseguem deixar o quarto mais silencioso. 

As plantas alteram a acústica e “quebram” as ondas, por isso, espalhe algumas em localizações estratégicas por todo o cômodo. Uma boa opção também, são os jardins verticais que, além de criar um volume contra a fonte do barulho, absorvem o som impedindo-o de refletir.

Leia também: Como Fazer um Jardim Vertical: Guia em 4 Passos

3. Aposte no piso vinílico

O piso vinílico é o tipo de piso mais indicado para quem busca conforto acústico, principalmente para quartos e salas. Eles são fabricados com alta tecnologia e todos têm a capacidade de diminuir a propagação do som, além de ser uma boa forma de isolar o som para quem mora em apartamento.

Além de ter um ótimo custo-benefício, é um modelo fácil de aplicar e também é possível instalar em cima do piso de cerâmica, caso não queira fazer uma reforma tão grande. Outro ponto positivo, é que já existem diversos estilos e cores para combinar com a decoração da casa. 

4. Abuse dos materiais fibrosos

Os ecos e barulhos que surgem dentro de casa também é um problema para quem quer dormir. Isso acontece, principalmente em cômodos vazios ou espaços com superfícies que potencializam a propagação do som, como porcelanatos e vidros. 

Nesses casos, você pode investir em materiais que têm a propriedade de absorver o som. Veja alguns exemplos:

5. Pinte com tinta para redução de ruído

Atualmente, existe uma tinta que ajuda a reduzir o barulho dos cômodos. Ela é feita à base de água e, por isso, atende ao mercado de construções sustentáveis sem agredir o meio ambiente. O composto pode ser aplicado em qualquer ambiente em que se deseja eliminar reverberações provenientes de sons internos.

6. Tenha uma cabeceira acolchoada

Se o problema for barulhos do apartamento do seu vizinho, a cabeceira de tecido pode ajudar a barrar os sons externos, principalmente aqueles mais próximos. Além, é claro, de trazer mais aconchego e conforto para o ambiente. 

Leia também: Como fazer cabeceira estofada? Confira agora!

7. Invista em painéis de drywall nas paredes e teto

Apesar de ser um investimento mais alto, as placas de gesso laminado, chamadas de “drywall” conseguem barrar até 30 decibéis. Além disso, outra dica para potencializar o isolamento é inserir outros materiais isolantes entre as chapas. 

Tenha uma boa noite de sono com nossas dicas de isolamento acústico

Esperamos que as nossas dicas de como isolar barulho do quarto te ajude a ter mais conforto na hora de dormir. E se precisar de mais inspirações para a manutenção do seu lar, além de organização e decoração, continue navegando aqui no MeuLugar.

E caso você esteja pensando em se mudar para um novo espaço do seu jeitinho, conte com o QuintoAndar. Você pode utilizar mais de 70 filtros de pesquisa para refinar e personalizar a sua procura pelo lar dos sonhos. As fotos dos imóveis são tiradas por fotógrafos profissionais e você consegue ver todos os detalhes do espaço por meio do tour virtual, antes mesmo de agendar uma visita – que pode ser feita em poucos cliques.

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.