Ao longo das últimas décadas, os espaços das moradias nas grandes metrópoles foram ficando cada vez menores, especialmente nos apartamentos mais novos ou kitnets. E tornar esses ambientes funcionais e, ao mesmo tempo, belos e aconchegantes passou a ser um dos grandes desafios não só de arquitetos e designers de interiores, como também de quem está querendo montar uma decoração de sala pequena por conta própria. 

Neste artigo, vamos dar dicas de como decorar uma sala pequena, justamente o cômodo onde passamos boa parte do tempo em que estamos em casa e, principalmente, onde recebemos nossas visitas. 

Navegue pelo conteúdo:

Tire medidas do seu espaço

Ao se mudar para um apartamento de proporções menores, a melhor forma de começar uma decoração de sala pequena é usar uma trena. Ao tirar medidas de tudo, você vai começar a ter noção do que irá precisar para popular o ambiente com itens que serão decorativos e funcionais ao mesmo tempo. Afinal de contas, em um espaço reduzido, você precisa otimizar ao máximo os esforços.

Com as medidas em mãos, você terá ideia do tipo e tamanho dos móveis que irá comprar para montar sua sala, além de considerar a possibilidade de encomendar móveis planejados, que ajudam a aproveitar melhor ainda o seu espaço. 

Pense na estrutura de uma sala pequena

Em uma decoração de sala pequena, é muito comum que você tenha apenas duas paredes para usar no posicionamento de itens como sofá, estantes e TV. Isso acontece porque esses espaços dificilmente são fechados e geralmente estão integrados a uma cozinha americana ou a um pequeno corredor que leva aos quartos, o que impossibilita a existência de uma quarta parede que possa ser usada como suporte para outros móveis ou itens de decoração. Além disso, o que poderia ser uma terceira parede, geralmente, será o espaço onde fica a janela.

Em uma sala de estar pequena, os itens básicos costumam ser:

• Sofá 

• TV e rack

• Cortina

Com isso, geralmente, o sofá fica de frente para a TV em cima do rack, já que a parede onde fica a janela não permite, por exemplo, a instalação de estantes ou de outros móveis, pois precisa ficar livre. Por isso, o recurso da cortina é o mais usado para dar o seu toque pessoal ali. 

Encontre o seu estilo de decoração

Em uma decoração de sala pequena, você pode apostar em diversos estilos, como:

  • Vintage
  • Rústico
  • Industrial
  • Moderno
  • Clássico
  • Minimalista

O importante, em qualquer caso, é respeitar o espaço disponível e o que você vai deixar para circulação, evitando o acúmulo de informações e elementos – pois isso pode causar a impressão do ambiente ser menor do que realmente é.

Conheça a maior imobiliária digital do país: simples, prática e segura! Conhecer

Use as cores a seu favor

As cores que você vai usar em uma decoração de sala pequena são determinantes para o resultado que pretende alcançar. E uma regra muito básica se aplica aqui: quanto mais claras forem as cores, mais amplitude você dará ao seu ambiente. 

A regra se aplica tanto à pintura das paredes quanto à escolha de uma cortina, por exemplo. 

Se você gosta de cores, procure adicioná-las aos objetos de decoração, como em uma almofadas para sofá ou mesmo em móveis pontuais. 

Escolha os móveis para decoração de sala pequena

Já listamos acima os itens básicos. Mas como escolhê-los? A primeira coisa que você precisa ter em mente é que os móveis para decoração de sala pequena não podem ter muita profundidade. Pois é preciso sempre levar em consideração o espaço de circulação. 

TV e rack

O ideal é que a TV fique presa na parede ou, pelo menos, em um painel com pouca profundidade. 

Veja abaixo como a arquiteta e designer de interiores Carolina Mendonça aproveitou o espaço para a instalação da TV com um painel sob medida que ainda garantiu ao ambiente armários e estantes.

Neste outro exemplo, a decoração de estilo industrial assinada pelo escritório Gelke Ribeiro Arquitetura, o pequeno espaço dedicado à TV se integrou ao corredor por meio de um painel de madeira. Abaixo do aparelho, um rack estreito feito sob medida e acima uma estante também integrada com a virada para o corredor. 

(Foto: Gelke Ribeiro Arquitetura)

Sofá

Dois fatores estão entre os mais importantes na escolha do sofá: o conforto e o tamanho, especialmente em uma decoração de sala pequena. Além de acomodar o máximo de pessoas no espaço no qual ele ficará, também é preciso que o móvel deixe um espaço para circulação. 

Um sofá em L, como nessa decoração de sala pequena da Ambienta Arquitetura, é uma boa forma de garantir alguns lugares a mais no cômodo. 

Neste outro exemplo, em uma sala mais estreita, assinado pela arquiteta Daniela Momoi, a opção foi por um sofá com pouca profundidade, porém que ocupasse boa parte da extensão do cômodo, dando espaço para que quatro a cinco pessoas se sentem confortavelmente.

Cortinas e persianas

Em comum em muitos casos de salas pequenas de apartamentos que a parede frontal do cômodo tenha uma porta de vidro que dê para uma pequena varanda. Tanto nesses casos quanto em outros em que há apenas uma janela, optar por uma cortina ou uma persiana que vá do chão ao teto é a melhor forma de decorar o ambiente e deixá-lo aconchegante. 

De preferência por tecidos que permitam a entrada de algum nível de luminosidade. E procure fazer com que a cortina ocupe toda a extensão da parede. Tanto casos de portas de vidro que dão para varandas quanto em paredes com janela. Diferentemente do quarto, onde a cortina ou a persiana também precisam bloquear totalmente a luminosidade, em uma sala a sua função é mais de decoração do que qualquer outra coisa.

Importante: deixe para escolher a cortina ou a persiana por último. E opte por uma cor que converse com as outras cores da sua sala. Ela dará o toque final na sua decoração. 

Neste projeto da Alvorada Arquitetos, a janela ocupa toda a parede frontal da sala. E a opção, neste caso, foi por aproveitar o espaço inferior com um rack com objetos de decoração e espaços para armazenamento. E na janela, persianas que vão até o limite da abertura, compondo com o móvel abaixo. 

Em mais esse projeto de Carolina Mendonça, a cortina ocupa toda a parede da porta de vidro e deixa passar luminosidade nessa pequena sala. 

Sala pequena com ambientes integrados

Muitas vezes, em uma decoração de sala pequena é preciso trabalhar com ambientes integrados. Geralmente são cozinhas americanas, com bancadas que podem ser usadas como espaço para refeições, com bancos altos. Ou com um pequeno hall de entrada que, dependendo do espaço, pode ser usado para a instalação de uma pequena mesa de jantar. 

No mesmo apartamento mostrado acima, da Gelke Ribeiro Arquitetura, vemos na foto abaixo as duas situações no mesmo ambiente: a pequena mesa de jantar no hall de entrada de frente para a cozinha integrada – ambos ao lado da pequena sala de estar com sofá e TV. 

Escolha um apartamento do tamanho que desejar no QuintoAndar

Maior imobiliária digital da América Latina, o QuintoAndar está presente em mais de 40 cidades de 16 estados nas cinco regiões do país. 

Em sua plataforma digital repleta de anúncios de casas e apartamentos para aluguel e compra, além de fotos feitas por fotógrafos profissionais, o QuintoAndar oferece mais de 60 filtros de pesquisa, para você buscar imóveis da forma mais assertiva possível. 

Em um desses filtros, inclusive, você pode limitar o tamanho do imóvel que deseja adquirir (veja abaixo), seja para alugar ou comprar. 

Dessa forma, e com base nas imagens dos anúncios, você já consegue prever se irá precisar de uma decoração de sala pequena e pode colocar o que você aprendeu aqui em prática!