Montar o quarto do bebê é um dos marcos na chegada de um novo integrante à família, e é nesse momento que começamos a planejar como será a rotina e o dia a dia da criança.

Por isso, decorar esse quarto não é fácil. São muitas opções no mercado e deve-se levar em consideração que ali será o espaço em que o bebê vai descansar e a mãe vai passar algumas horas amamentando. 

Desse modo, muitos pais escolhem o estilo minimalista, pois a premissa de “menos é mais”, a simplicidade, organização e aquele ambiente clean que essa decoração proporciona, parece ser ideal para o quarto do bebê.

Pensando nisso, abaixo separamos as principais ideias de como decorar um quarto de bebê minimalista. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

Como usar decoração minimalista em quartos infantis?

Quarto de bebê com decoração e cores minimalistas.
Quarto de bebê com decoração e cores minimalistas, em tons pastel.

O primeiro passo para decorar um ambiente infantil é levar em consideração a idade da criança. Isso porque a decoração não é apenas um elemento visual, ela pode ajudar também no desenvolvimento dos pequenos.

Dessa forma, para decorar quartos de bebês, é necessário construir um ambiente cheio de estímulos, como: desenhos, ursinhos, móbile, papel de parede geométrico e até mesmo detalhes em cores fortes e com brilho.

Em contrapartida, é necessário lembrar que os quartos de bebês não devem ser abarrotados de móveis, pois eles podem atrapalhar a circulação e devem ter um ar clean, ser iluminado, fresco e confortável. 

Ou seja, o estilo minimalista cabe certinho nestes pré-requisitos! O minimalismo não tem excessos, os móveis são funcionais, a estética é impecável e tudo tem seu devido lugar, sem bagunça.

Além disso, o contraste de cores claras e escuras são predominantes no minimalismo e as cores fortes são usadas nos detalhes. Os papéis de parede e pinturas abstratas, coloridas e geométricas também fazem parte do décor e, como tudo é planejado, tem espaço de sobra para a criança brincar, começar a engatinhar e os pais trocarem os móveis de bebê por de um quarto de criança.

7 ideias de como decorar um quarto de bebê minimalista

Para te ajudar a montar o quarto do seu bebê no estilo minimalista, separamos as principais dicas. Confira!

1. Móveis

Quarto de bebê com móveis de madeira em cor branca e decoração minimalista.
Quarto de bebê com móveis de madeira, em cor branca, e decoração minimalista.

Pensar nos móveis que o bebê precisa, em primeiro lugar, é o mais importante, pois assim se dá o tom do quarto minimalista. Você pode contratar uma empresa para fazer um projeto de móveis planejados ou ir comprando aos poucos.

A dica aqui é procurar modelos simples, com revestimentos delicados e duráveis. Assim, aposte em móveis na cor branca, como na imagem acima, ou em madeira natural clara, bordas retas, e poucos detalhes. 

Júlia Burrel

Arquiteta na Burrel Arquitetura

Para a escolha dos móveis, fuja de marcenarias coloridas que tendem a ser mais cansativas e datadas. Lembre-se que aqui o objetivo é que esse móvel possa ser utilizado ao longo de muitos anos, mesmo que em outros contextos.

Escolha um berço multifuncional, que vai se adaptando ao crescimento da criança e aposte em modelos de acabamento simples e pés altos. Invista também em um guarda-roupa pequeno e simples, com detalhes nos puxadores e, de preferência, da mesma cor do berço. 

Também será preciso contar com uma cômoda com trocador e uma poltrona de amamentação confortável. 

Para terminar, aposte em uma prateleira do mesmo material de todos os móveis e coloque os brinquedos, que posteriormente podem ser substituídos por livros.

Seguindo esse padrão, o quarto vai ganhando o estilo minimalista e você vai percebendo como cada móvel tem seu lugar. 

Procure móveis multifuncionais

Sim, outra premissa básica do minimalismo são os móveis multifuncionais e no caso do quarto do bebê, é melhor ainda. As crianças crescem rápido e você não irá querer perder toda a decoração.

Desse modo, os móveis funcionais funcionam com por causa dessa necessidade de espaço por demanda. Além disso, como eles são sempre dois em um, você não precisa comprar vários móveis. 

O trocador de fraldas, por exemplo, pode ser um gabinete com gavetas ou armários na parte de baixo. Já o berço pode ser regulável, para se tornar uma cama montessoriana quando o bebê crescer.

Leia Também: O que é o quarto montessoriano e como montar um para as crianças?

2. Aposte nas cores branco, preto e cinza

Quarto de bebê com cores em tons de cinza, com uma aparência mais sóbria e minimalista.
Quarto de bebê com cores em tons de cinza, com uma aparência mais moderna e minimalista.

Uma forma de trazer essa ideia de organização, simplicidade, sofisticação e clean do minimalismo vem muito da mistura dessas cores. Por serem tons neutros, o branco, preto e cinza dão amplitude ao local e ainda trazem a ideia de moderno, como vemos na foto acima.

Contudo, por ser um quarto de bebê, não se pode deixar as outras cores de lado, por isso, aposte em detalhes coloridos. 

Deixe os móveis e as paredes nessas cores e use e abuse de tons pastéis ou cores fortes como verde, laranja e amarelo, nos ursinhos, no móbile, nas maçanetas e por aí vai.

Júlia Burrel

Arquiteta na Burrel Arquitetura

Ao escolher a paleta de cores do quarto, aposte em tons neutros ou pastéis. Essas tonalidades além de mais discretas e atemporais, trazem maior aconchego ao espaço. Para as estampas e texturas, recomendamos essa mesma tendência, apostando no uso de listras, poá ou tramas naturais, que nunca saem de moda.

3. Paredes

Paredes neutras em quarto de bebê com decoração minimalista.
Paredes neutras em quarto de bebê com decoração minimalista.

A arquiteta Júlia Burrel, da Burrel Arquitetura, frisa a importância da escolha de cores neutras, para garantir a tranquilidade do bebê: “Opte por paredes neutras, evitando papéis de parede com excessos de estampas, cores e elementos. Além da aparência mais clean, a criança também ficará mais tranquila com menos estímulos no quarto”.

Assim, deixe as paredes brancas e use revestimentos de cor natural de madeira ou cinza claro nos móveis. 

Se optar por colocar um papel de parede, ou fazer uma pintura lúdica onde fica o berço, escolha imagens de natureza, fundo do mar, fazendinha, animais – assim como mostra a foto acima.

Contrate um profissional para fazer a pintura e escolha bem o desenho e as cores. Além disso, faça esse passo com antecedência, para não correr o risco do bebê ter algum tipo de alergia ao cheiro de tinta recém passada. 

Vale lembrar que, tanto na pintura quanto no papel de parede, os desenhos devem ser delicados e simples. 

4. Iluminação

Iluminação minimalista para quarto de bebê.
Iluminação minimalista para quarto de bebê.

A iluminação do quarto do bebê é algo que os pais devem prestar atenção. Como os pequenos precisam aprender a diferenciar o dia da noite, é necessário que de dia o quarto seja bem iluminado e a noite mais escuro e tranquilo.

Desse modo, o quarto do bebê deve ter uma janela onde entra luz natural de dia. Assim, invista em cortinas brancas e leves para mediar a luz solar. Agora, ao escolher a iluminação do período da noite, opte por uma luz branca geral e em um abajur de luz amarela próximo ao berço. 

Assim, quando a mãe for amamentar à noite, é só acender o abajur para não despertar o bebê.

Se você não tem uma mesa de centro para colocar o abajur, pode ser uma luminária de chão ou pendentes do teto. Outra ideia é colocar um cordão de luzes amarelas no quarto para trazer aconchego na hora de dormir, como mostra a foto acima.

5. Kit Berço

Kit berço em tons claros de rosa.
Kit berço em tons claros de rosa.

O Kit berço, parte do enxoval, também faz parte da decoração do quarto de bebê minimalista. Desse modo, escolha um kit que combine com o berço e que orne com o restante do quarto também.

Prefira um modelo delicado, pode ser branco ou em cores pastéis e claras, e escolha um que tenha pequenos e singelos detalhes, como nós nas extremidades, bordados de ponto cruz ou o nome do bebê escrito. 

Para os pais que amam uma estampa, elas podem ser usadas sim. Você pode optar, por exemplo, por estampas geométricas de máximo 3 cores (sendo duas neutras e uma colorida) ou com desenhos lúdicos como nuvens, cactos e afins. 

6. Itens decorativos

Quarto de bebê minimalista com brinquedos e objetos de decoração em tons claros.
Quarto de bebê minimalista com brinquedos e objetos de decoração em tons claros.

Os elementos decorativos no estilo minimalista são os que dão personalidade ao quarto. Sendo assim, aposte em tapetes, prateleiras de brinquedos, quadro de fotos, nichos e bordados de paredes.

Se o quarto for grande, vale a pena investir em uma prateleira de brinquedos, livros educativos e presentes. Agora, se o quarto for pequeno, ao invés da prateleira, aposte em um baú da mesma cor e revestimento dos outros móveis e guarde os brinquedos ali, para eles não ficarem espalhados.

Já o tapete, aposte em um de pelo fofinho e redondo que fique próximo ao berço e a poltrona de amamentação ou um de pêlo curto e quadrado no mesmo local. Para esse item, você pode escolher cores claras ou escuras.

Por exemplo, se o quarto tem tons de madeira e rosa bebê, aposte em um tapete rosa seco. Agora se o quarto é branco, cinza e rosa, opte por um tapete preto.

Outra dica importante é guardar todos os itens pessoais dentro da comôda, comprar um lixo que não deixe sair odores para colocar do lado do trocador de fraldas e, se tiver itens que precisam ficar a mostra, colocá-los em pequenas bandejas douradas, pratas ou rose gold em cima da cômoda ou mesa de centro.

7. Organização

Para evitar excessos, nada melhor do que organização. Assim, a arquiteta Júlia recomenda que a marcenaria seja projetada de forma estratégica, visando locais para armazenar os brinquedos com facilidade e de fácil acesso às crianças. 

Além disso, caixas organizadoras facilitarão muito a organização do quarto quando as brincadeiras com o pequeno acabarem. Como benefício, elas podem ser guardadas em armários fechados para que ninguém as veja.

Leia também: Dicas práticas de como organizar brinquedos em casa

A família está crescendo e você precisa de um imóvel maior?

Tem um bebê a caminho e na sua casa não tem espaço? O QuintoAndar pode te ajudar!

Aqui você pesquisa casas e apartamentos de todos os tamanhos (para alugar ou comprar), em mais de 75 cidades brasileiras.

Com os mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você ainda pode fazer um tour virtual para ter certeza de que o imóvel atende às necessidades da sua família antes mesmo de agendar uma visita. 

E, com as fotos dos nossos fotógrafos profissionais, você já pode começar a planejar toda a decoração do quarto de bebê minimalista!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.