Quem quiser dar um toque a mais na decoração da casa pode apostar na sobreposição de tapetes. Com essa técnica, é possível deixar os ambientes mais bonitos e diferenciados.
Você pode fazer essa sobreposição em vários cômodos da sua casa, como na sala de estar, nos quartos e até na cozinha.
No entanto, é preciso entender como fazer a sobreposição de tapetes de uma forma que não polua o visual do ambiente! Por isso, descubra aqui o que é preciso evitar na hora de combinar essas peças.
Navegue pelo conteúdo:
- Por que usar tapetes na decoração?
- Onde fazer a sobreposição de tapetes?
- Como fazer uma sobreposição de tapetes?
- 1. Considere a decoração do ambiente
- 2. Escolha peças de diferentes tamanhos e formatos
- 3. Use a sobreposição de tapetes para dar destaque a um móvel
- 4. Faça a sobreposição com tapetes com estampas similares
- 5. Combine um tapete liso com outro estampado
- 6. Use a sobreposição de tapetes para delimitar ambientes
- O que não fazer na sobreposição de tapetes?
- Encontre um imóvel para decorar do seu jeito
Por que usar tapetes na decoração?
Além de deixar os ambientes mais bonitos e confortáveis, o tapete também pode contribuir para a manutenção da temperatura interna do cômodo, já que ele diminui as trocas de calor, o que pode ajudar a aquecer a sua casa durante o inverno.
Os tapetes ainda auxiliam no isolamento acústico do espaço. Isso porque eles são capazes de abafar os sons, deixando os ambientes mais silenciosos.
Além disso, essas peças também são ótimas para delimitar diferentes espaços. Sendo assim, se você possui um ambiente que é usado como sala de estar, sala de jantar e sala de televisão, por exemplo, saiba que é possível usar diferentes tapetes para separar cada um desses espaços.
Com a sobreposição de tapetes, além de garantir todos os benefícios que essa peça traz para a casa, você ainda consegue deixar os ambientes mais personalizados.
Leia também: Como limpar tapete em casa em poucos passos
Onde fazer a sobreposição de tapetes?
Essa composição pode ser feita em qualquer cômodo ou espaço. No entanto, a arquiteta Laura Hora, do escritório Mariana Lombardi Arquitetura, dá a dica de fazer a sobreposição em ambientes integrados, como uma sala de TV e estar, que usaria dois tapetes para unificar os ambientes.
No entanto, essa composição pode ser usada em outros cômodos, como nos quartos de crianças, especialmente se forem peças mais coloridas e/ou estampadas.
Dessa forma, é possível deixar o ambiente mais lúdico, confortável e mais seguro para os pequenos, já que ajuda a amortecer eventuais quedas.
Você também pode se interessar: 7 ideias de decoração de quarto infantil para se inspirar
Como fazer uma sobreposição de tapetes?
Uma forma prática e acessível de mudar a decoração da sua casa é fazendo uma sobreposição de tapetes. Somente ao usar essas peças já será possível mudar o estilo do ambiente e deixá-lo mais bonito e diferente do que vemos comumente.
Sendo assim, confira a seguir como fazer uma decoração com sobreposição de tapetes na sua casa, garantindo uma estética visual agradável.
1. Considere a decoração do ambiente

Antes de começar a fazer a sobreposição, será necessário considerar como é o ambiente. Caso o cômodo no qual você queira fazer essa combinação tenha uma decoração mais neutra, com paredes e móveis claros, você pode usar tapetes estampados ou com cores vivas.
No entanto, se as paredes do seu ambiente forem pintadas com tonalidades vibrantes ou se você tiver móveis coloridos, pode ser melhor optar por peças mais claras, para não deixar o ambiente muito cansativo.
Além disso, também é preciso levar em consideração o tamanho do cômodo na hora de escolher os tapetes. Sendo assim, meça o seu ambiente antes de comprar essas peças.
Dessa forma, será possível evitar comprar tapetes grandes ou pequenos demais para o espaço que você tem disponível – mesmo considerando que eles ficarão sobrepostos.
2. Escolha peças de diferentes tamanhos e formatos

Uma boa forma de fazer essa sobreposição é escolhendo tapetes com formatos diferentes, como um quadrado e um redondo.
Dessa forma, será possível brincar com as formas geométricas, o que fará com que o ambiente fique mais interessante.
Você também pode usar tapetes de diferentes tamanhos, como os da foto acima. Essa é uma boa forma de dar mais destaque a um tapete menor, ou então, de usar uma peça que era considerada pequena demais para o seu cômodo, colocando um outro maior embaixo.
3. Use a sobreposição de tapetes para dar destaque a um móvel
Quem quer dar destaque para algum móvel, como uma poltrona com um design diferenciado, ou uma peça que herdou da família, pode usar sobreposição de tapetes para destacar a mobília.
Uma forma de fazer isso é colocando um grande tapete para delimitar um espaço, como a sala de estar, por exemplo, e usar o tapete menor debaixo do móvel que você deseja destacar.
4. Faça a sobreposição com tapetes com estampas similares

Se você gosta de ousar, saiba que é possível fazer sobreposições com tapetes estampados.
Contudo, nesse caso, o ideal é escolher peças que possuem uma estampa similar, para dar uma sensação de equilíbrio e continuidade.
Leia também: Maximalismo: quando a decoração ganha um toque de ousadia e alegria
5. Combine um tapete liso com outro estampado

Uma forma de sobreposição de tapetes que costuma ficar muito bonita é a composição de peças lisas com estampadas, como da foto acima.
Você pode usar um tapete grande, liso e com uma cor neutra por baixo e, em cima dele, colocar uma peça estampada, ou somente com uma cor mais vibrante.
6. Use a sobreposição de tapetes para delimitar ambientes
Se você usa um mesmo cômodo de diferentes maneiras, como quarto e home office, por exemplo, saiba que é possível fazer uma sobreposição de tapetes para delimitar esses espaços.
Uma forma de fazer isso é colocar um grande tapete na área de dormir, e outro menor, que pode ser colocado no final dessa peça, ou em qualquer outro ponto dela, para delimitar a área de trabalho.
O que não fazer na sobreposição de tapetes?
Agora que você já sabe como fazer a sobreposição de tapetes, confira o que é preciso evitar na hora de fazer esse tipo de composição:

Laura Horta
Arquiteta no o escritório Mariana Lombardi Arquitetura
Atenção com a proporção dos tapetes em relação ao tamanho do ambiente e dos móveis – muitos tapetes em ambientes pequenos poluem o ambiente.
- Evite usar peças com um tamanho parecido uma exatamente sobre a outra, para que não pareça que você está usando apenas um tapete. Nesse caso, é preciso sobrepor os tapetes em suas extremidades;
- Não use peças com estampas muito diferentes, pois isso pode atrapalhar a composição estética e poluir o visual do ambiente;
- Evite usar tapetes com a mesma tonalidade ou que tenham cores muito parecidas, já que isso pode fazer com que seja difícil perceber que há mais de uma peça ali.
Encontre um imóvel para decorar do seu jeito
Se você sonha em encontrar um imóvel para decorá-lo do seu jeito, saiba que pode contar com o QuintoAndar!
Aqui você encontra o imóvel perfeito para você alugar ou comprar, em mais de 75 cidades brasileiras. E, com os mais de 70 filtros de busca, sua pesquisa por um novo lar fica muito mais fácil e direcionada.
Além disso, no QuintoAndar, você vê fotos tiradas por fotógrafos profissionais e pode fazer um tour virtual antes de agendar a visita. Tudo para facilitar o processo e tornar sua busca pelo lar ideal o mais simples possível!
