Vila Buarque é um bairro de São Paulo, SP, formado por pessoas como Tom Vieira – que nos apresenta esse cantinho tão especial da cidade. Natural de Brasília, mas goiano por consideração, o artista visual Tom Vieira já rodou o Brasil em seus 31 anos de vida. Passou por diversas cidades de Santa Catarina e em Salvador, na Bahia, antes de se fixar – mas nem tanto – na Capital Paulista.

Em seus cinco anos em São Paulo (SP), Tom já morou no Bixiga, Higienópolis, Santa Cecília e Barra Funda. Hoje, mora na Vila Buarque, onde divide um apê com um diretor, uma atriz e o sonoplasta do grupo teatral “A Motosserra Perfumada”. Ele diz com todas as letras que “lugar melhor pra se morar não há”, ao se referir à região central da cidade que engloba esses bairros.

Navegue pelo conteúdo:

Outros bairros da região

Depois de morar no Bixiga, em Higienópolis e em Santa Cecília, Tom já estava totalmente familiarizado com a região ao se mudar para a Barra Funda. E foi por lá que, ao morar numa casa, teve a oportunidade de vivenciar um ambiente quase de cidade do interior dentro da cidade grande.

“Na Barra Funda, morei próximo ao Teatro São Pedro, numa casa onde eu e os vizinhos éramos todos amigos, conversávamos pela janela, essa coisa de bairro que é linda. E só quem experiencia isso é quem mora no lugar. Quem está de fora não sabe. Essa coisa de você encontrar um vizinho e trocar ideia de manhã. Uma relação legal e prazerosa. As pessoas se conheciam, se encontravam na calçada e ficavam conversando na rua”, lembra Tom.

Veja dicas de imóveis pra alugar na região pelo QuintoAndar:

Mudança para Vila Buarque

Depois da Barra Funda, a mudança mais recente de Tom foi pra Vila Buarque, onde está hoje. 

“A gente chega na Santa Cecília e não sabe onde vira Vila Buarque, onde vira Higienópolis, onde vira Bixiga. Tem uma mistura na região. Que, no meu entendimento desses bairros, acaba criando uma unidade e faz com que a vizinhança ajude a acolher novos moradores”, avalia o artista visual.

Até a década de 40, o bairro era composto por casarões de famílias abastadas que vinham das regiões adjacentes do centro da cidade. Nas décadas seguintes, a região passou por um processo de modernização, abrigando prédios residenciais e comerciais, restaurantes, cafés e bares.

Atualmente, o local é reduto de arquitetos e designers, e muitos possuem seus escritórios próximos às ruas General Jardim e Major Sertório. Não é à toa que a região abriga a Escola da Cidade, referência em arquitetura e urbanismo, e o edifício do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que está em processo de restauração.

Onde fica Vila Buarque

Localizado no centro, o bairro faz divisa com Santa Cecília, Higienópolis, Consolação, República e Arouche. 

Apesar de ter sido dividida ao meio pelo antigo elevado Costa e Silva, hoje elevado Presidente João Goulart, ou simplesmente Minhocão, que corta a Avenida Amaral Gurgel, a região tem se recuperado da degradação e abrigado novos empreendimentos imobiliários.  

A proximidade com as estações do Metrô República, Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília também tem atraído para o bairro novos moradores que estão em busca da vida noturna agitada e a ótima programação cultural do centro da cidade.  

Apesar do ponto forte da região ser o transporte público, quem prefere o carro consegue circular facilmente pelas principais vias da cidade, como a Rua da Consolação, Rua Nove de Julho e Avenida São João. Também é possível chegar com tranquilidade à região da Barra Funda utilizando o Minhocão. 

O elevado ainda é uma alternativa de lazer aos fins de semana, pois é fechado para que a população possa transitar livremente pela via, praticar exercícios físicos, entre outras atividades.

Dica: se você procura pelo CEP da Vila Buarque, referente a algum endereço da região, encontre-o facilmente aqui no site do Correios.

Vantagens da Vila Buarque

Uma das principais vantagens de se viver no bairro é a ampla gama de serviços e comércios, universidades bem avaliadas e hospitais.  

O lazer fica por conta de restaurantes, teatros, bibliotecas, cinemas, bares e cafés para um momento de diversão e relaxamento com amigos e a família. 

Além disso, outro benefício de morar no centro é poder se deparar com a arquitetura antiga e prédios históricos de São Paulo, como o Terraço Itália e o Copan. 

Hospitais

O bairro abriga a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, um dos principais hospitais da cidade, que possui uma arquitetura clássica e fica na Rua Dr. Cesário Mota Junior. Além disso, na região também está localizado o Hospital Sancta Maggiore Higienópolis, na Rua Jaguaribe. 

Universidades

A região ainda é próxima de universidades bem conceituadas, como é o caso da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada na Rua Maria Antônia, e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que possui um campus na Rua Marquês de Paranaguá.

Teatros

Para os amantes do teatro, viver na Vila Buarque é poder desfrutar de boas peças no Teatro Aliança Francesa, localizado na Rua General Jardim, próximo ao Terraço Itália; no Teatro Folha, localizado no bairro Higienópolis e no Teatro da Universidade de São Paulo – TUSP, que fica na Rua Maria Antônia.  

Bibliotecas

Quem mora na região pode ainda usufruir das bibliotecas Monteiro Lobato, localizada dentro da Praça Rotary, e Mário de Andrade, localizada na República, bairro vizinho.A última é considerada a principal biblioteca de São Paulo e conta com 53 mil exemplares disponíveis em seu acervo. 

SESC Consolação

Um dos mais importantes centros culturais da cidade, o SESC Consolação oferece uma gama de atividades culturais e de recreação, peças de teatro, shows e aulas com preços acessíveis para a população. 

Praças, parques e feiras

Uma das poucas áreas verdes do bairro, a Praça Rotary, que fica na Rua General Jardim, é ponto de encontro para prática de esportes, convívio, leitura e recreação para as crianças. Próxima à região, entre a Consolação e a Augusta, fica a Praça Franklin Roosevelt, que reúne skatistas e outros frequentadores dos pontos culturais do centro. 

Para quem não é do bairro, vale uma visita ao Parque Minhocão, que fica aberto para o fluxo de pedestres nos fins de semana. No local é possível praticar atividades físicas ou ter seu momento de lazer no elevado. 

A Vila Buarque também abriga o Instituto Feira Livre, na Rua Major Sertório, ideal para quem quer fazer uma feira orgânica com produtos de qualidade. 

Bares, cafés e restaurantes na Vila Buarque

A Vila Buarque também é casa de restaurantes badalados, como o Hot Pork, que fica na Rua Bento Freitas; o Bia Hoi, especializado em comida vietnamita e localizado na Rua Rego Freitas; e o Mandioca Cozinha, que traz a mandioca como protagonista do cardápio e está na Rua Dr. Cesário Mota Júnior. 

O bairro também conta com ótimas opções de bares. Os amantes de Jazz podem visitar o JazzB, que fica na General Jardim e traz grandes intérpretes do gênero e possui um cardápio que serve cafés e almoço. Outro bar que faz muito sucesso na região é o Buraco, na Rua Doutor Cesário Mota Júnior, que apesar de ter uma fachada discreta, é um dos bares mais visitados e conta com drinks deliciosos. 

Já para quem prefere um bom café, o Modernista Coffee Stories e o Beluga Café são ótimas opções por reunirem um público variado e um menu de dar água na boca. O primeiro fica na Rua Major Sertório e o segundo na Cesário Mota Júnior.

Agora que você já conhece um pouco da região central, veja algumas dicas do Tom sobre seus lugares favoritos dos bairros onde morou em São Paulo.

Banca Curva

Banca bem legal que só vende publicações de artistas e autores independentes. Uma boa forma de conhecer coisas que estão fora dos grandes circuitos.

Foto do Tom Vieira sentado em uma mesa de madeira na Banca Curva
Banca Curva é uma dica de lugar para conhecer na Vila Buarque (São Paulo, SP)

Por um punhado de dólares

A cafeteria que une pessoas de estilos mais diferentes dentre todas as cafeterias descoladas. E isso se deve à galera que nos recebe. Vá e viva você mesmo.

Foto do Tom Vieira que está em pé e de sorriso aberto na cafeteria Por Um Punhado de Dólares
Para quem busca por uma boa cafeteria, a dica é Por Um Punhado de Dólares.

Praça Rotary

Pracinha pequena com quadra de futebol e parquinho de criança. É um ponto de encontro para pessoas de todas as idades e estilos se divertirem ao ar livre. Querendo ler ou conhecer autores infanto-juvenis? Dê um pulo na biblioteca da praça. Tem um bom acervo por lá.

Tom Vieira está em pé e de braços abertos na Praça Rotary
Uma boa opção de lazer ao ar livre em São Paulo (SP) é a Praça Rotary.

Venha para a Vila Buarque com o QuintoAndar

Se você se interessou pela região central de São Paulo e pensa em se mudar para lá, o QuintoAndar pode te ajudar. Acesse o nosso site e confira as nossas diversas opções de imóveis para comprar, vender e locar no centro da capital. Aproveite para navegar pelo mapa do bairro e encontrar o seu próximo lar perto de onde você deseja!

Além de encontrar o imóvel ideal no QuintoAndar, você também tem acesso às melhores soluções na hora de comprar ou locar seu imóvel, sem precisar de fiador e com as opções da Fiança Garantida ou Caução QuintoAndar

Confira dicas do bairro vizinho, Santa Cecília, e como é morar lá. Aproveite também para conhecer um pouco mais da capital paulista, com nossa lista com os melhores bairros de São Paulo.

+Leia Também:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui