Minimalista, elegante e funcional. Este é o estilo Japandi, uma nova onda de decoração que veio à tona durante a pandemia e que pode ser o toque que faltava para renovar o seu lar. 

O estilo reúne dois universos completamente diferentes, mas que se complementam: a decoração escandinava com o design japonês. A união cria um ambiente agradável, especialmente para salas, quartos e aqueles cantinhos pouco usados da casa. 

E a tendência não ficou restrita aos tempos de isolamento social. Com a retomada, é hora de deixar os ambientes ainda mais bonitos para receber a família e amigos em casa, e vamos te ajudar a fazer isso com esse novo estilo que está com tudo!

Navegue pelo conteúdo:

Estilos de decoração

Os estilos de decoração são como guias usados no design de interiores para orientar a decoração de um ambiente. 

Com esta referência, é possível escolher a paleta de cores, os móveis, enfeites e, se for o caso, fazer reformas estruturais. Assim, você terá mais harmonia no ambiente e se sentirá mais confortável quando estiver nele.

Entre os estilos mais vistos na decoração de ambientes atualmente, destacam-se:

  • Industrial;
  • Vintage;
  • Colonial;
  • Minimalista;
  • Clássico;
  • Boho;
  • Contemporâneo;
  • High tech;
  • Escandinavo;
  • Design japonês.

A mistura destes dois últimos é justamente o que forma o Japandi. 

O que é uma decoração Japandi?

A decoração Japandi é uma união inteligente entre elementos presentes no estilo escandinavo e no design japonês, como já mencionamos no início do artigo. O resultado é um ambiente delicado, elegante e que passa aquela sensação de aconchego. 

Não é à toa que a tendência explodiu durante o isolamento social. Todos nos voltamos ao nosso lar neste período, e entendemos como é importante estar confortável em nossas casas. 

As marcas registradas da tendência Japandi são:

  • Minimalismo;
  • Tons claros e/ou sóbrios;
  • Simplicidade nas linhas e formas;
  • Materiais naturais rústicos;
  • Irregularidades e imperfeições.

O que é o estilo escandinavo?

O estilo escandinavo está associado a um conceito presente no estilo de vida dos países nórdicos, como Dinamarca, Finlândia e Noruega. Trata-se do “Hygge”, que busca valorizar o aconchego e os prazeres da vida indoor, como estar confortável dentro do próprio lar.

sofá e mesa com decoração acima dela

Design japonês

Já o design japonês tem a ver com a filosofia “Wabi Sabi”. A palavra “wabi” quer dizer simplicidade, rústico, e “sabi” se refere à beleza do passar do tempo. Ou seja, é uma filosofia que vê beleza nas imperfeições e valoriza a transitoriedade da vida. 

cama e cadeiras viradas para uma janela de um quarto japonês

O que é uma decoração minimalista?

À primeira vista, o minimalismo pode ser confundido com o Japandi. Eles até estão conectados, mas são conceitos distintos. 

No estilo minimal, vale a máxima “menos é mais”. A ideia é reduzir os excessos e decorar com apenas aquilo que é essencial, funcional e versátil. Cores neutras e organização também fazem parte do minimalismo. 

O Japandi se vale do minimalismo como um de seus pilares, e adiciona outros elementos para criar ambientes mais acolhedores e contemporâneos. 

banheira, pia e espelho de um banheiro amplo e minimalista

Leia também: 7 livros sobre organização pra você manter a casa sempre em ordem

5 dicas para aderir ao estilo Japandi

Se identificou com essa opção de decoração de ambientes? Quer ter uma casa estilo Japandi? Então saiba por onde começar essa transformação!

1. Conheça as cores do estilo Japandi

parede azul, espelho pendurado nela. Abaixo uma cômoda com itens decorativos e, ao lado da cômoda, uma cadeira

Os tons predominantes deste conceito são os claros, típicos da decoração escandinava, como branco, esbranquiçado, bege e cinza claro, mas com a adição de cores suaves e mais escuras. Os tons terrosos e os verdes e azuis fechados são os favoritos. 

De forma geral, usa-se uma base clara e a ela se acrescentam os tons escuros. Você pode investir em um papel de parede em tons de azul, em almofadas na cor ocre ou em plantas, por exemplo. 

2. Use materiais naturais

cortinha de palha, sofá de dois lugares e pés de palito, mesa de cabeceira ao lado do sofá e decoração de palha na parede

O estilo prioriza o uso de materiais naturais. É por isso que a madeira, fibras naturais como o bambu, vime, rattan, e elementos feitos em terracota, cerâmica ou metais estão tão presentes nos cômodos.

Uma madeira mais escura, como o carvalho ou a nogueira, remetem à influência japonesa, e eles podem se misturar com um móvel de madeira clara de estilo escandinavo. Essa é só uma das ideias para unir as matérias-primas naturais dos dois universos. 

3. Aposte em texturas 

O mix de texturas proporciona imediatamente na decoração de ambientes uma sensação de conforto e aconchego, principalmente quando temos texturas mais macias se contrapondo com elementos mais sólidos. 

Procure investir em peças e acessórios de crochê, tricô, linho e algodão. Você pode usá-los em estofados de sofás, poltronas e cadeiras, em almofadas, tapetes e até mesmo na toalha da mesa de jantar. 

4. Experimente o Kintsugi

jarra decorada em estilo kintsugi

Você sabe o que é Kintsugi? Trata-se de uma arte japonesa que significa “emenda de ouro”.  A técnica restaura cerâmicas e porcelanas partidas, unindo suas partes com laca ou cola misturadas com pó de ouro, prata ou platina.

À primeira vista, pode parecer estranho, mas o restauro cria um efeito único em objetos como bowls, pratos e vasos, que combina perfeitamente com os ambientes com decoração Japandi, pois são elegantes e discretos. 

5. Procure itens autênticos

cama e mesa de madeira autêntica com vaso de vidro nela

O conceito Japandi tem muito a ver com uma perfeição imperfeita. Por isso, nos espaços decorados desta maneira, cabem itens que apresentam algumas irregularidades, como uma mesa lascada ou um vaso trincado. 

É muito importante que esses itens tenham significado para você e sejam cheios de história para contar. Por isso, peças artesanais, de família ou garimpados em antiquários marcam presença no décor. 

Um lar todinho em Japandi

Se você gostou dessa tendência de decoração e está pensando em se mudar, saiba que você pode aplicá-la em todos os ambientes do seu novo lar, pois ela se adapta a qualquer lugar.

O QuintoAndar é a maior imobiliária digital da América Latina e pode ajudar você a buscar um imóvel onde a decoração Japandi fará a diferença. Para isso, comece acessando o nosso site ou app. 

Você pode pesquisar imóveis de todos os tipos nas mais de 40 cidades em que estamos presentes

Para facilitar a sua busca, use nossas ferramentas online. Temos mais de 70 filtros, tour virtual, possibilidade de agendar visita e uma equipe pronta para dar suporte do começo ao fim do processo de aluguel!