É possível criar um ambiente confortável, funcional, e principalmente, que reflita a sua personalidade sem muito investimento financeiro. Confira, a seguir,alguns truques de como decorar o quarto gastando pouco.

Navegue pelo conteúdo:

Como decorar o quarto gastando pouco

A decoradora e designer de interiores Patrícia Pires, dona de um escritório de consultoria e design em Belo Horizonte (MG), traz dicas importantes sobre o que é fundamental na hora de se pensar a decoração de um quarto.

Patrícia Pires

Decoradora e designer de interiores

“O importante é dimensionar o mobiliário de acordo com o espaço que se tem. Muitas vezes acontece de um quarto ser pequeno e o cliente querer móveis que não cabem no local. Por exemplo: o cômodo mal tem espaço para uma cama de casal padrão e a pessoa quer uma cama king size. Isso deixa a circulação lateral super complicada. E dificulta todo o restante da decoração no entorno”

De acordo com Patrícia, uma boa decoração tem que partir sempre de um bom layout, para fazer um quarto ficar gostoso e confortável.

Patrícia Pires

Decoradora e designer de interiores

“Outra coisa que influencia muito, no caso da cama, é o posicionamento dela. Muitas vezes o quarto é mais estreito ou é muito largo. Por isso, às vezes, é preciso posicioná-la abaixo da janela e tem cliente que não gosta, mas essa seria a melhor opção para que a pessoa tenha uma cama maior ou uma circulação melhor dentro do quarto”.

Tapetes, cortinas, papel de parede e cabeceiras são elementos que, de acordo com Patrícia, ajudam a dar um maior aconchego ao quarto. E apesar de muitas pessoas temerem alergias no cômodo de dormir, a especialista aponta que hoje em dia há muitos materiais que podem ser usados e lavados com facilidade em casa, e que não são prejudiciais para alérgicos. 

Patrícia destaca a importância de uma consultoria na hora de decorar, mesmo que seja apenas para pensar o layout do quarto, com o posicionamento dos móveis. Segundo a designer de interiores, o olhar experiente de um profissional pode trazer soluções que, inclusive, otimizam os custos na hora de comprar mobília ou itens de decoração. 

Patrícia Pires

Decoradora e designer de interiores

“Hoje temos várias lojas pela internet e possibilidades em que a gente consegue comprar coisas com custo bom. E tem o faça você mesmo. Se a pessoa tiver um pouco de jeito, ela consegue até fazer sozinha uma cabeceira, por exemplo. Outra coisa que é muito importante: a iluminação. Um abajur com uma luz mais calmante, que ajuda na hora de dormir, por exemplo, faz toda a diferença”.

10 dicas para decorar o quarto gastando pouco

Usando a criatividade e alguns truques é possível deixar seu quarto lindo e funcional sem gastar “rios de dinheiro”. Veja o nosso top 10 dicas de decoração e economia.

1. Descubra qual é o seu estilo

Comprar ou reformar um móvel e depois descartá-lo porque não combina é o maior desperdício de dinheiro. Por isso, antes de sair comprando, saiba qual estilo de decoração você gosta e quer colocar no quarto.

Tendo clareza de qual é o seu estilo, fica mais fácil fazer uma decoração de impacto usando poucos elementos e gastando menos.

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

2. Ilumine o ambiente

Abajures novos e lanternas dão um outro ar a qualquer cômodo e não costumam ser caros. Além disso, o uso de luzes indiretas deixa o ambiente mais aconchegante e até ajuda a ter uma boa noite de sono. Afinal, fica mais difícil sentir o sono chegar com uma luz forte e branca em cima da gente, não é mesmo?

Um outro elemento baratinho que dá outro tom ao ambiente são aquelas luzinhas de led. Você pode colocá-las na cabeceira da cama, acompanhando o desenho das prateleiras ou onde a sua imaginação desejar.

No exemplo abaixo, há um varal de luzes adaptado na parede da cabeceira da cama, criando um efeito com luzes indiretas e amarelas que dão um toque confortável e aconchegante ao quarto.

Foto que ilustra matéria sobre como decorar o quarto gastando pouco mostra uma cama com sua cabeceira encostada em uma parede de tijolos onde há um varal de luzes pendurado e iluminando o ambiente
Cama com varal de luzes (Foto: Shutterstock)

Neste outro exemplo, luminárias pendentes iluminam as duas mesinhas laterais, enquanto uma luz de led dá um efeito diferente na parede ao ser posicionada atrás da cabeceira da cama. 

Foto que ilustra matéria sobre como decorar o quarto gastando pouco mostra uma cama com duas mesas laterais com luminárias pendentes e uma cabeceira com luz indireta atrás
Luminárias e luzes indiretas (Foto: Shutterstock)

3. Use paletes e caixas na decoração

Dá para fazer uma infinidade de coisas usando madeira de segunda mão. Por exemplo, o  palete, aquele estrado de madeira usado no transporte de cargas, pode virar uma cabeceira ou base da cama.

Já os caixotes de madeira, desses de feira, podem virar mesinhas de cabeceira, estantes, e/ou prateleiras. É só lixar, passar verniz ou tinta e está pronto!

Esses materiais são tão versáteis que até o seu pet pode ganhar mobília nova: veja como fazer cama de madeira para cachorro usando palete. 

+ Leia também:
Ideias de cabeceira: como dar destaque para a cama no seu quarto
Sofá de palete: principais modelos e como fazer

4. Evite exageros

Uma das regras básicas para decorar o quarto gastando pouco é usar poucos elementos. Na hora de comprar, invista o dinheiro em bons móveis funcionais ao invés de ter muitas coisas, que nem sempre são eficientes.

Uma decoração cheia de elementos aleatórios custa caro e é mais trabalhosa de limpar. Um quarto minimalista é charmoso e pode custar menos, use esse estilo ao seu favor!

5. Decore usando objetos de valor sentimental 

O quarto é o cômodo mais íntimo da casa, então aproveite para expor objetos que tenham a ver com a sua história. Vale usar um souvenir de uma viagem especial, um livro que você gosta muito na cabeceira ou um desenho que você fez quando criança – ou que seus filhos fizeram na escola.

Mas lembre-se da dica 4: evite exageros. Não vale amontoar todas as referências e deixar o quarto parecendo uma vintage shop. Escolha alguns poucos itens, os que têm mais a ver com você e com o estilo de decoração que você quer imprimir no ambiente.

6. Use fotos na decoração

Fotos são um elemento coringa para decorar o quarto gastando pouco. Montar um pequeno painel de fotografias ou colocar algumas imagens pelo cômodo não custa caro e fazem muita diferença na decoração. 

Além da estética, as fotos deixam o ambiente mais aconchegante. Afinal, não é gostoso acordar e ver o sorriso do filho, uma lembrança daquela viagem inesquecível ou o nosso pet ainda filhotinho?

Se você pretende fazer um mural, uma boa ideia é misturar fotos com outros itens de valor sentimental: recadinhos de seus amigos, cartões postais, bilhetes de shows, entre outras coisas.

7. Coloque um espelho

Se o seu quarto ainda não tem um espelho, esse é um bom item para adquirir já. Se for um espelho de corpo inteiro, melhor ainda. 

O espelho dá a impressão gera sensação de amplitude e é um must have na decoração de quartos pequenos. Em espaços maiores, ele deixa o ambiente mais charmoso e mais iluminado.

8. Compre objetos de segunda mão

Comprar móveis usados pode ser uma saída para quem quer decorar o quarto gastando pouco. Na internet ou em lojas físicas é possível encontrar mobília em bom estado de conservação e com preços inferiores ao de um item novo.

Se você não gosta muito da ideia de usar um móvel que já foi usado por outras pessoas, pode aproveitar essa dica nos objetos de decoração. Espelho, abajur, vasos de planta, porta-retratos… Tudo isso e outros itens podem ser encontrados a preços módicos em lojas de revenda ou em sites especializados.

9. Pinte uma parede com uma cor mais marcante

Essa dica serve para quartos e também para decorar a sala gastando pouco. Mudar a cor de uma das paredes faz muita diferença na decoração e não custa muito.

Para ambientes de decoração minimalista, uma parede com uma cor mais marcante deixa o ambiente com mais vida e personalidade.
É o caso dessa parede roxa que você vê abaixo, com cabeceira de cama amarela e mesinha vermelha do quarto do casal Augusto Paz e Tomás Jatobá, que contaram para nossa série “Histórias de Casa” como decoraram o apartamento que sempre sonharam ter no Edifício Saint Honoré, no bairro Jardim Paulista, na Zona Oeste de São Paulo (SP).

Foto que ilustra matéria sobre como decorar o quarto gastando pouco mostra uma parte de uma cama, com destaque para a cabeceira amarela, a parede roxa e a mesinha de cabeceira de madeira com gaveta vermelha
Quarto com combinação arrojada de cores (Foto: @_felco)

Leia também: Veja dicas de como escolher cores para quarto e criar a paleta perfeita para o seu sono

10. Invista em novas roupas de cama

A cama é o centro das atenções do quarto e qualquer mudança nela deixa o ambiente com visual renovado. Roupas de cama novas, mais alinhadas à nova decoração, vão ajudar a deixar seu quarto com outra cara.

Acrescentar também travesseiros e almofadas deixa a sua cama mais confortável e dá mais charme ao visual. Que tal ousar um pouco nesse item comprando almofadas de formatos inusitados,  ou com frases bem-humoradas e texturas diferentes?

Decore o quarto da sua casa nova

Viu como é fácil ter o quarto dos seus sonhos sem gastar muito? Mas, se o que tira seu sono não é a decoração do quarto, mas sim a vontade de morar em uma casa nova, conte com a ajuda do QuintoAndar!

Os mais de 70 filtros de busca ajudam você a encontrar o lugar ideal sem perder tempo. Os imóveis têm fotos dos nossos fotógrafos profissionais, você já pode começar a planejar toda a decoração do seu novo quarto!

O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.