Montar um quarto de casal boho é tão fácil quanto cantar aquela música do Lulu Santos: “abra suas asas, solte suas feras, caia na gandaia, entre nessa festa”. Afinal, a decoração boho é marcada tanto pela liberdade (“abrir as asas”), como pela conexão com a natureza (“soltar as feras”). A parte da gandaia e da festa em um quarto de casal a gente deixa para você entender por aí mesmo.

Na decoração de um quarto de casal boho “vale tudo, vale ser alguém como eu, como você”. Aqui diferentes estilos podem se encontrar para formar um ambiente confortável, despojado e, principalmente, com muita personalidade. 

Antes de cair na gandaia e montar seu quarto de casal boho, confira as dicas a seguir para facilitar as suas escolhas.

Navegue pelo conteúdo:

O que é decoração boho?

Foto de quarto casal boho composto por cama, plantas e muitos itens de artesanato.
Exemplo de um quarto de casal boho com elementos de artesanato e conexão com a natureza.

Antes das dicas de como montar um quarto de casal boho, vamos te contar como é esse estilo de decoração. 

A decoração boho vem da expressão inglesa Bohemian, que em tradução literal significa boêmio – mas que aqui não tem nada a ver com pessoas que andam de bar em bar, de mesa em mesa. Mas sim com um estilo de vida que preza pela liberdade, leveza, por se sentir confortável e por ter uma conexão com as artes. Dessa forma, o estilo de decoração boho busca transmitir justamente esse jeito de levar a vida. 

Na prática, a decoração boho é uma mistura de cores, texturas e estilos diferentes em um mesmo ambiente. É trazer toda a liberdade, criatividade e alegria para um cômodo de forma que haja um equilíbrio dentro dessa pluralidade toda. Já adiantamos, inclusive, que essa harmonia é justamente o charme mas também o desafio de montar um quarto de casal no estilo boho.

Assim, o segredo para uma decoração boho é fazer uma combinação na medida certa de peças que montam uma atmosfera meio vintage, meio hippie, mas acima de tudo muito elegante. Uma dica é beber da fonte da decoração rústica, da vintage e também do estilo maximalista. Ainda que essas sejam as tendências que mais se mesclam com o boho, elementos de outros estilos também são bem-vindos, afinal, a liberdade aqui é levada a sério – mesmo que de forma bem despojada. 

Leia também: Boho: como usar esse estilo de decoração na sua casa

3 dicas de decoração para montar um quarto de casal boho

Ao entrar em um quarto de casal boho, você logo percebe dois elementos principais: a personalidade e o conforto. Ou seja, é um ambiente que é único, com muitos itens pessoais, mas que ao mesmo tempo agrega aquela vontade de entrar e ficar – típica de ambientes que emanam aconchego. 

A seguir, separamos 3 dicas para montar um quarto de casal boho com muita autenticidade.

1. Cores para quarto casal boho

 Foto de quarto casal boho composto por cama, mesa de cabeceira em madeira, tapete e piso em madeira.
Exemplo de um quarto de casal boho com diferentes tons de cores vibrantes que harmonizam entre si.

A decoração boho vem para quebrar alguns paradigmas. Por isso, a ideia aqui é pensar as paredes como extensão e expressão da principal característica do estilo: a liberdade. Desse modo, pare para refletir: quais cores e paisagens você associa à liberdade?

Se já tiver uma pessoa que vai compartilhar o quarto com você, chame ela para fazer a listinha em conjunto – sempre pensando nas cores e paisagens favoritas de vocês. Essa lista será o ponto de partida para a decoração do quarto de casal boho. 

Feito isso, é hora de ver o que combina entre vocês. E também quais cores irão para a parede e quais irão para outros elementos decorativos do quarto de casal.

Lembre-se de pensar fora da caixa, ou seja, de ser livre para usar técnicas como pintura setorizada, pátina, estampas étnicas ou florais e papéis de parede – este último, inclusive, é ideal para remeter a paisagens naturais como praia, cachoeira, florestas e bosques. Por isso a importância de entender antes o seu gosto pessoal: há quem se sinta livre na praia e outras pessoas no mato ou em outros lugares.

Em vias práticas, uma paleta de cores vivas e alegres como vermelho, amarelo, laranja, azul, magenta e verde são muito utilizadas em um quarto de casal boho. Outra ideia é aproveitar os tons terrosos, que agregam todo um charme ao ambiente. 

Leia também: 9 ideias de cores para quarto

2. Móveis para quarto casal boho

Para montar um quarto de casal boho a escolha dos móveis é bem simples: prefira as mobílias feitas em madeira e fuja peças que sejam muito rígidas. Com esses dois critérios principais, você dá um passo adiante para montar uma decoração boho. 

Um móvel que é a cara de um quarto de casal boho são as camas baixas (também conhecida como cama japonesa), pois agregam um ar despojado ao ambiente. Aproveite especialmente as opções feitas em paletes – que você mesmo pode fazer, ou em outro tipo de madeira. 

Outra dica que tem tudo a ver com o estilo boho é substituir o guarda-roupas tradicional por um mais descontraído, como são as araras e cabideiros que deixam as roupas à mostra. Além de super práticos, as próprias roupas agregam à decoração do quarto com um toque a mais de personalidade.

Explore os variados tipos de madeiras – como palha, vime, rattan e outros – para fazer uma mesclagem bem ao estilo boho tanto nos móveis, como em objetos pequenos ou até mesmo no piso, com auxílio de tapetes. Assim, você irá montar um quarto de casal com uma atmosfera bem leve, conectada à vibe meio hippie típica do estilo. 

3. Itens decorativos para quarto casal boho

Foto de quarto casal boho composto em tons de bege e marrom, repleto de itens como filtro dos sonhos, quadros e outros artesanatos ao redor.
A foto mostra um exemplo de um quarto de casal boho que usa peças artesanais na decoração.

Ao montar um quarto de casal boho, aproveite para reunir objetos de valor emocional, artesanatos únicos, itens adquiridos em viagens ou até mesmo em brechós. É com eles que você vai dar o toque final de personalidade e conexão com a natureza que a decoração boho tanto valoriza. 

Para facilitar, trouxemos uma lista de itens para você montar um quarto de casal boho:

  • Tapetes: de diferentes tamanhos, estampas e tecidos eles são a cara da decoração boho.
  • Almofadas: na cama de casal ou no tapete, agregam muito conforto ao quarto de casal.
  • Plantas e flores: além de lindas, elas trazem a natureza, literalmente, para dentro do cômodo – e nada mais boho do que isso. 
  • Itens artesanais: filtro dos sonhos, manta de crochê, macramê, coberta de patchwork e outras decorações feitas à mão reforçam a característica rústica do quarto de casal boho. 

Leia também: 9 ideias para você se inspirar na hora de montar uma decoração de quarto de casal

Descubra um novo lar para o seu quarto de casal boho

A decoração boho nos aproxima de quem somos, da liberdade de ser e de se conectar à natureza. Na hora de encontrar um novo lar, escolha uma plataforma de moradia que te proporcione tudo isso. 

O QuintoAndar veio para facilitar o acesso de quem procura por um lar para ter seu quarto de casal boho. Na plataforma você conta com mais de 70 filtros diferentes que facilitam a busca para que você escolha se prefere um lugar com janelas grandes e/ou vista livre, por exemplo. 

E não é só isso: as fotos dos ambientes são feitas por profissionais. Assim, de forma rápida e totalmente online, você identifica se o quarto de casal é do jeito que você busca para fazer sua decoração boho.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar