Não é de hoje que as plantas possuem um papel de destaque na decoração de um lar, não é mesmo? Seja na sala de jantar, na cozinha, no quarto ou na varanda, as plantinhas se destacam e deixam o ambiente ainda mais aconchegante. Se você está com a ideia de deixar a sua casa com mais vida, nós vamos te ensinar como plantar suculentas – a melhor escolha para quem deseja começar no mundo da jardinagem!

Navegue pelo conteúdo:

Por que você deve apostar em suculentas?

Imagem de plantas suculentas em um vaso com listras coloridas e outro vaso vermelho.

Perfeitas para quem já possui um jardim e ótima escolha se você vai começar a plantar, as suculentas são plantas exóticas e atraentes para embelezar qualquer ambiente, seja para criar um jardim de pedras, um arranjo de recipiente para colocar em cima da mesa ou até mesmo uma verdadeira obra de arte para pendurar em um jardim vertical externo.E não para por aí: se a sua rotina é corrida, mas você sente vontade de começar a cultivar um pequeno jardim, elas são uma ótima opção, pois necessitam de poucos cuidados e pouca rega. É isso mesmo, você só precisa regar 1 vez na semana. “Você só deve regar as suculentas quando o solo estiver completamente seco. Se o substrato ainda estiver úmido, não regue. A melhor forma de medir a umidade é colocando o dedo na terra, mas você pode simplesmente observar o aspecto seco ou úmido”, afirma Gabriel Pollo, técnico de paisagismo do Mercado das Flores, em São Paulo. 

Com sua versatilidade, resiliência e aparência atemporal, as suculentas estão se tornando um tipo de planta cada vez mais popular para ambientes internos e jardinagem ao ar livre. Elas podem ser plantadas em vasos individuais ou diretamente no solo para uma colocação permanente.

Leia também: Plantas de sombras: quais as espécies mais indicadas para dentro do apartamento ou da casa

Comece escolhendo as espécies de suculentas

Quer escolher a suculenta perfeita para a sua casa? Olha nossas indicações:

E aí, se encantou com a ideia? Vai investir? Então chegou a hora de aprender como plantar suculentas e torná-las parte da decoração do seu lugar preferido.

Como plantar suculentas em casa?

Para te ajudar nessa incrível missão de plantar suculentas em casa, separamos algumas dicas importantes e também um passo para você colocar a mão na massa. Vamos conferir?

1. Defina o local para plantar

Antes de começar a plantar suas suculentas você deve considerar onde deseja que elas cresçam. Se você mora em um clima quente, deve procurar uma área que receba sol e sombra parcial.

Ao contrário da crença popular, se as suculentas recebem luz solar direta em temperaturas quentes o dia todo, elas ficam manchadas e queimadas pelo sol. Portanto, mesmo sendo plantas resistentes à climas quentes, aposte em locais que recebam luz solar, mas que também tenham momentos de sombra, ok? 

2. Escolha o tamanho dos vasos

Imagem de uma planta babosa em uma sala de estar, plantada em uma vaso cinza em cima de uma revista de arte.

O tamanho do vaso importa? Sim! As suculentas têm raízes rasas e não requerem vasos muito profundos com muito solo para crescer. 

Na verdade, as suculentas preferem um vaso um pouco raso, ou solo suficiente para estimular as raízes e a planta conseguir se desenvolver – é por isso que encontramos diversas opções de suculentas em pequenos vasinhos decorativos. 

Ah, e é importante também que você invista em vasos com furos no fundo, para drenar a água.

3. Prepare o solo para receber as plantas

Depois de escolher o vaso para plantar sua suculenta, o próximo passo é garantir que você tenha os materiais certos para deixar o solo perfeito para o plantio. 

Para acomodar as necessidades exclusivas do solo das suculentas, você pode comprar o substrato de solo especificamente para suculentas ou é possível colocar a mão na massa e preparar tudo sozinho. 

Para isso, é necessário basicamente dois ingredientes: uma boa terra vegetal e areia. Misturando ambos em proporções iguais você terá uma terra excelente para começar a cultivar suas suculentas.

Importante: As suculentas não gostam de ficar muito tempo em solo úmido, portanto, precisam de um solo bem drenado. O melhor solo para suculentas permite a troca rápida de ar e água. 

4. Que tal plantar diretamente no solo?

Se você deseja que suas suculentas cresçam ao ar livre, você pode plantá-las diretamente no solo. Ao plantar suas suculentas no chão, certifique-se de fornecer a elas de seis a oito polegadas de solo específico para suculentas. Isso permitirá que as raízes tenham bastante espaço para crescer, sem serem atoladas pela umidade. 

Passo a passo para plantar suculentas no vaso

Foto que ilustra matéria sobre como plantar suculentas mostra três vasos de suculentas em primeiro plano em cima de uma mesa branca, com um sofá cinza ao fundo e almofadas estampadas

Depois de toda a preparação que passamos aqui em cima, é hora de colocar a mão na massa e, de fato, aprender como plantar suculentas em um vaso. Confira:

1. Use a mistura de envasamento

Ao plantar ou replantar suculentas, encha uma tigela de sua escolha com mistura de envasamento. Você pode usar uma mistura de solo especial para suculentas que você encontra pronta nas casas de jardinagem ou preparar a sua própria misturando terra para vasos com areia, para torná-la mais porosa. 

2. Coloque as plantas no vaso de sua escolha

Após preparar a terra, escolha o seu vaso de acordo com as mudas de suculentas escolhidas. É importante que o vaso tenha furos de drenagem para a água. Remova a planta do vaso do viveiro, virando-a de cabeça para baixo na mão e puxando o vaso. 

Em seguida, coloque a planta no centro do seu vaso ou no recipiente de sua escolha. Algumas suculentas têm bordas afiadas, então use luvas. Para criar um arranjo suculento, comece com uma única planta – geralmente a maior ou mais colorida.

3. Organize as plantas no vaso

Caso você queira fazer um arranjo ainda mais colorido e cheio de vida, é possível plantar no mesmo vaso várias espécies de suculentas – já que essas plantas conseguem se desenvolver juntas.

Organize suas plantas no vaso escolhido, normalmente colocamos as plantas maiores atrás e as menores à frente.

4. Finalize o arranjo e coloque o solo

Preencha todos os espaços internos com a mistura do solo, compactando levemente. Termine com uma cobertura de cascalho, pedras de aquário ou algum outro material ornamental. Fica um charme!

5. Hora da rega!

Use um regador com um bico estreito para que você possa direcionar o fluxo para o solo e não para a folhagem. Isso é importante, regue o solo e não as folhas das suculentas! Os sistemas radiculares das suculentas são muito bons em fornecer umidade para as plantas, portanto, tome cuidado para não regar demais. 

Plante a sua suculenta no cantinho mais especial do seu lar

Paz, leveza, aconchego e uma decoração ainda mais apaixonante. Com certeza, apostar no plantio de suculentas vai permitir que você tenha um ambiente especial para curtir seus momentos ou receber seus amigos e familiares.

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Por isso, ter um cantinho com a sua cara, com seu perfil e revelando suas principais características é super importante! E nós do Quinto Andar acreditamos que a casa pode influenciar profundamente a sua vida. Sendo assim, não tenha medo de mudar, começar de novo, inovar! 

Aproveite os mais de 70 filtros disponíveis para encontrar um lar do jeitinho que você sempre sonhou e deixa a parte burocrática com a gente.