Ter uma cozinha no quintal é uma forma de levar alegria, aconchego e a dinamicidade para a área externa da sua casa. 

Tendência no mundo décor, construir uma cozinha no jardim é uma maneira de explorar novos espaços do seu lar, usar e abusar de decorações complementares e ainda poder se divertir sem sujar a parte interna.

Ou seja, ter esse tipo de cozinha é combinar o interno e o externo. No entanto, a parte externa pode ter um toque especial, seja um forno de pizza, um fogão a lenha ou uma decoração relaxante. 

Assim, uma cozinha externa serve para você e sua família aproveitar o quintal da sua casa, chamar os amigos para um churrasco, almoço ou jantar e ainda poder cozinhar sem ficar longe de todos.

Gostou da ideia? Então confira 8 dicas de como fazer uma cozinha no quintal e 8 modelos para se inspirar. 

Como fazer uma cozinha no quintal?

Veja, a seguir, os principais pontos na hora de planejar uma cozinha externa.

Planeje o espaço da nova cozinha

O primeiro passo para construir sua cozinha externa é olhar para o seu quintal e escolher qual a melhor localização para o novo espaço. Considere entrada de ar, iluminação e meça o local escolhido. 

Dessa forma, se seu quintal é grande, planeje algo mais completo com churrasqueira ou um fogão a lenha, quem sabe? Agora, se o quintal for pequeno, invista em um espaço compacto com as medidas necessárias para um fogão e uma pia, pelo menos.

Para isso, você pode contar com a ajuda de um arquiteto, um engenheiro ou um designer de interiores, caso caiba no orçamento. Mostre aos profissionais a planta do ambiente e deixe com eles as partes burocráticas.

Vale lembrar que uma cozinha externa tem que ser acompanhada de um local para as refeições. Ou seja: quando for escolher o local, planeje também um espaço para uma mesa única ou várias separadas para as pessoas se sentarem e fazerem as refeições. 

Pense no formato da sua cozinha externa

Existem dois formatos que são tendências: em L e em quadrado. As cozinhas em L são as mais usadas, pois esse formato não ocupa muito espaço e permite que quem esteja cozinhando consiga interagir com as outras pessoas.

Já a quadrada também permite a interação, mas ela é menos ampla e precisa de detalhes para compor o todo, como uma bela bancada para “fechar” o espaço. 

Atenção ao orçamento

De nada adianta investir em móveis caros que não são usuais. Desse modo, faça uma pesquisa antes de comprar os materiais da sua cozinha externa. 

Aposte em móveis que irão funcionar a longo prazo e são preparados para mudanças de clima. 

Por mais que você faça uma cobertura no seu quintal, a luz é direta e as intempéries também. Então, tenha atenção ao orçamento e compre apenas os itens que servem para áreas externas.

Invista em móveis de metal ou madeira

A madeira impermeabilizada e o metal são ótimos materiais para móveis que vão ficar fora. Pois, eles se deterioram menos com o tempo e você pode ficar tranquilo que o investimento vai durar um bom período.

Dessa forma, evite a todo custo móveis em couro legítimo, sintético e emborrachados e opte por dobradiças de aço ou alumínio nos armários.

No quesito decoração, se você escolher os móveis de madeira que trazem a ideia do rústico, aposte em uma decoração com tons marrons ou escuros.

Agora, se o metal ou aço forem escolhidos, a decoração pode ser mais sóbria e moderna ou colorida e alegre.

Leia também: 4 ideias de decoração da área externa para se inspirar

Invista em uma cobertura

Sim! Para ter uma cozinha externa é preciso que seu quintal esteja coberto. 

Aposte em coberturas retráteis, que abram e fechem de forma automática e que permitam que a luz natural entre, mas que também proteja da chuva.

Também existem as coberturas com abertura e fechamento automático. Elas são resistentes e permitem que a luz entre. 

Outra opção são os pergolados, que são uma cobertura natural feita de madeira e pode ser coberta com plantas, bambu, sapé e outros.

Na maioria das vezes, as cozinhas externas ficam na parte já coberta do quintal, mas, se na sua casa não tem, considere seu espaço e aposte em uma decoração criativa.

Leia também: Cobertura para quintal: 5 principais tipos

Improvise uma cozinha no quintal

Outra opção para quem não quer gastar muito, é realmente aproveitar o quintal da casa e construir uma cozinha ao ar livre, do lado de fora da casa. Ou seja, você vai usar a estrutura que o seu quintal já tem.

Você vai precisar de móveis que sejam duráveis, um balcão para a pia, um forno elétrico ou a gás e uma mesa para as refeições.

Assim, é possível aproveitar o vento no rosto e curtir um almoço ou jantar com a família de forma improvisada, porém funcional e divertida.

8 inspirações de cozinha ao ar livre

Abaixo, separamos modelos desde os mais simples, até os mais criativos para você se inspirar e construir sua nova cozinha ao ar livre. Confira! 

Cozinha pequena funcional

Cozinha pequena funcional

Se seu quintal é pequeno e não dá para você construir uma mega cozinha, não desista do projeto! Um modelo de cozinha no quintal simples pode ganhar seu coração.

Como fazer uma cozinha pequena funcional

Nesse sentido, opte por construir apenas um balcão com pia e bancada para preparar os alimentos. Coloque um forno elétrico ou um micro-ondas em um suporte em uma das paredes.

Se o orçamento estiver bom, compensa colocar um cooktop com forno embutido no balcão também. Pois, assim, sua cozinha estará completa, porém, compacta.

Feito isso, aposte em uma decoração mais alegre e chamativa. Coloque azulejos nas paredes ou aposte no estilo cimento queimado. Para o balcão, faça um sob medida no preto ou no branco e deixe as cores para os detalhes, como panelas de cobre e puxadores.

Cozinha rústica no quintal

Cozinha rústica no quintal

Estilo rústico e quintal combinam bastante! Por isso, acima citamos que, se você preferir móveis de madeira, o mais indicado é apostar na decoração rústica, já que um completa o outro.

Desse modo, além dos móveis de madeira, invista também em cadeiras de ferro. Coloque uma rede de descanso no espaço do quintal, compre umas luminárias modernas e faça uma parede de tijolos.

Lembrando que os tijolos dão um destaque único na cozinha rústica. Então, se não der para fazer uma parede com eles, aposte em um papel de parede 3D de tijolinhos ou faça o revestimento do balcão nesse material.

Além disso, a decoração rústica cabe tanto para uma cozinha externa menor quanto maior. 

Cozinha gourmet

Cozinha gourmet

Quem quer uma cozinha gourmet no quintal deve ter em mente que esse modelo serve para integrar ambientes. Ou seja: a cozinha e o quintal vão virar um só. 

Para quem tem um quintal grande, é possível fazer a sinergia entre o quintal, o jardim, a piscina e a cozinha. Assim, pense em uma decoração que caiba para todos esses ambientes, como móveis com revestimento em pedra e paredes de vidro, por exemplo.

Agora, para quem tem pouco espaço, integrar os ambientes e fazer uma cozinha e lavanderia no quintal pode gerar a sensação de amplitude. Desse modo, o ideal é apostar em uma decoração minimalista bem moderna, onde cada detalhe é essencial e especial.  

Veja também como otimizar espaço e construir uma área gourmet com lavanderia.

Com forno de pizza, churrasqueira ou fogão a lenha

Cozinha com forno de pizza, churrasqueira ou fogão a lenha

A ideia de se ter uma cozinha externa é fazer coisas diferentes do que se faz na interna. Por isso, apostar em um forno de pizza, churrasqueira ou em um fogão a lenha pode ser uma boa opção.

Assim, converse com a sua família e decida o que vocês preferem: uma cozinha com churrasqueira no quintal, noites de pizza ou um almoço bem tradicional no domingo. 

Com piscina ou ofurô

Cozinha com piscina ou ofurô

Para completar a diversão, construir uma piscina ou um ofurô no quintal junto à cozinha é o combo perfeito para relaxar! Dá para fazer um jantar e depois tomar um vinho na borda da piscina ou dentro do ofurô, por exemplo.

Em cozinhas gourmets, a piscina e o ofurô combinam bastante, pois um ambiente dá continuidade ao outro. 

Desse modo, faça o planejamento do seu quintal com cozinha e, se tiver espaço, coloque um desses dois itens que você não vai se arrepender. 

Leia também: 6 ideias de como decorar quintal com piscina

Com jardim

Cozinha com jardim

Móveis brancos e detalhes de madeira: uma cozinha ao ar livre com uma decoração bem retrô fica mais perfeita se tiver vista para um jardim.

Ou seja, se você gosta da natureza e de plantas, ter uma cozinha externa no seu quintal que, provavelmente, já tem um jardim é a melhor opção. Assim, aposte em uma cozinha mais simples, com móveis mais antigos de madeira.

Além disso, construir uma hortinha no jardim e usar os alimentos que você plantou na cozinha, com certeza será um momento especial. 

Cozinha americana

Cozinha americana

Por último e não menos importante, a cozinha americana no quintal é uma boa maneira de improvisar uma cozinha na área externa. 

Como o principal objetivo do estilo americano é dividir o espaço com outros ambientes, você pode construir uma bancada entre o quintal e a cozinha. E, ainda dá para usar essa bancada de mesa para refeição. Ou seja, 2 em 1! 

Para a decoração, invista em azulejos nas paredes. No balcão, cadeiras de metal e itens de decoração modernos e chamativos, como luminárias coloridas, por exemplo.

E o 3º lugar vai para: cozinha!

Você sabia que a cozinha é o terceiro local da casa que os brasileiros mais gostam? Sim! Segundo o Censo QuintoAndar, a cozinha é o terceiro cômodo favorito dos brasileiros.

Ou seja, se você quer ter duas cozinhas na sua casa, você está no caminho certo! Mas, se você ainda não mora em um imóvel com quintal, o QuintoAndar pode te ajudar. 

Com os mais de 70 filtros de busca, dá para você filtrar um imóvel (para alugar ou comprar) com um quintal com espaço para construir uma cozinha, plantar uma árvore, colocar uma piscina e por aí vai.

No nosso site ou app dá para ver as fotos profissionais e até fazer um tour virtual pelo imóvel. Assim, fica mais fácil já visualizar sua cozinha no quintal! 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar